3 passos para aumentar a organização e a análise de dados na sua loja

Fazer a organização e análise dos dados de sua loja podem te ajudar a melhorar seus resultados de vendas. Quer saber como? Então acompanhe esse artigo.

Realizar a gestão de sua loja com eficiência, certamente, é um dos seus maiores desafios né? Isso porque, para ser de fato eficiente, essa gestão precisa levar em consideração diversos fatores.

Desde o desempenho de cada vendedor, controle de estoque, organização da loja, ações de marketing. Cada informação é primordial para garantir que a tomada de decisão seja assertiva e eleve os resultados do negócio.

Dessa forma, a organização e a análise de dados para o varejo são, sem dúvidas, de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio. No entanto, apenas os dados coletados não exercem funções estratégicas para as empresas.

Para que esses dados tenham relevância no planejamento estratégico do negócio, é preciso transformá-los em informações que se tornem conhecimento de negócio e tenham impacto direto nos processos que possuem valor para a organização.

Só para exemplificar, definições de metas, valores faturados, números de vendas realizadas por funcionários, entre diversos outros.

Ter os dados organizados para fácil acesso ajuda com que determinadas iniciativas possam ser tomadas pela empresa, já que fica mais simples a identificação de problemas e outras diferentes questões.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para aumentar a organização de dados nas lojas. Dessa forma é possível desenvolver, cada vez mais, seu negócio. Continue lendo!

A importância da organização e análise de dados

Quando falamos em organização de dados, logo se imagina uma série de planilhas e relatórios extensos, realizados manualmente. Dá preguiça só de pensar né?

No entanto, considerando que todas as informações geradas são de grande relevância, daí vem a importância de manter a organização e a análise de dados.

Tendo em vista o setor altamente competitivo e dinâmico que é o varejo, se faz necessário para ter um panorama geral da empresa, melhorar as vendas, o faturamento e a produtividade dos funcionários e líderes. Além de que, a tomada de decisões baseada em informações confiáveis vindas desses dados diminui a chance de erros e de riscos.

Cada informação gerada a partir da organização e análise de dados do seu negócio, irão apoiar as estratégias de marketing, de compra de insumos, treinamentos da equipe e iniciativas de atração e fidelização de clientes.

Fazer escolhas no escuro, sem entender de fato o comportamento do seu cliente e o desempenho da sua loja, pode se tornar um risco.

Portanto, mesmo que pareça trabalhoso, ou você não saiba por onde começar, vale a pena se atentar para cada uma das dicas abaixo. Certamente, elas irão te ajudar a fazer a escolha mais eficiente, para elevar as vendas da sua loja.

Organize seus dados em um só lugar

Você já sabe que processos manuais estão mais sujeitos a erros. Logo, automatizar atividades por meio de tecnologias garantem mais confiabilidade e exatidão na hora de organizar e analisar dados.

Mas a verdade é que é possível contar com o apoio da tecnologia, para garantir que todas as informações a respeito da sua loja sejam armazenadas em um mesmo local.

Pensando nisso, nós temos uma dica para você.

A Solução Casting é um software de gestão de desempenho de vendas que permite o acompanhamento de cada etapa do seu negócio. Com ela você pode analisar dados de resultados de vendas e desempenho de cada vendedor de forma simples e fácil. Com o apoio do app da Solução Casting, o varejista consegue ter em poucos minutos, diversas informações da sua loja.

E o melhor: a Solução Casting conta com versão móbile, disponibilizando toda a informação que pode ser acessada através de smartphones a qualquer hora. Basta baixar o app em seu smartphone e você terá uma visão estratégica de sua loja, que conta com gráficos de performance de cada vendedor, indicadores de desempenho de vendas, e muito mais, na palma da mão.

Quer saber mais? Entra em contato com nossa equipe e descubra como é fácil realizar a gestão do seu negócio!

E vamos as próximas dicas.

Mantenha o espaço físico organizado

Antes de mais nada, separar os setores administrativos dos espaços para a exposição dos produtos para os clientes é muito importante.

Isso porque, enquanto o cliente precisa de um espaço que tenha clareza e arrumação na disposição dos produtos, a área administrativa tem de conter fichas  com dados de funcionários, líderes, compras, vendas, controle de estoque, pagamentos e muito mais, tudo isso bem organizado e atualizado.

Manter os dados impressos ainda é bastante comum, mesmo com o avanço da tecnologia.  A verdade é que ter um software que concentre todos os dados e relatórios, torna mais fácil visualizar os resultados do seu negócio.

Mas quando se trata da sua loja, é preciso respeitar sua cultura e o perfil dos seus vendedores. Muitas pessoas confiam mais em suas próprias anotações, porém, anotações e cálculos feitos a mão estão sujeitos a mais erros e precisam de uma maior atenção e dedicação.

Deixar as fichas de informações separadas por categorias é um meio de simplificar o trabalho de quem vai as analisar. Assim, facilita encontrar o que se está procurando e ter mais exemplos do mesmo grupo para possíveis paralelos.

Separe os dados em grupos 

Todo negócio possui uma grande quantidade de dados. Visto que há informações relacionadas as vendas, as compras, o estoque, os pagamentos, entre outros, a melhor opção para organizá-los é separá-los em grupos.

A partir de cada arquivo, você pode selecionar quais informações contribuem para cada objetivo. Os objetivos só conseguem se sustentar e serem cumpridos se, em sua base, houver dados concretos e exatos. Por isso, se houver dois ou mais objetivos diferentes, separar os dados de acordo com o que cada objetivo pede é a melhor opção para boas tomadas de decisões e melhores resultados.

Em suma, essa separação também será importante para priorizar dados que são mais importantes para determinados momentos e descartar aqueles que não são necessários.

Já o modo a ser feito pode variar, podendo ser, por exemplo, por meio de uma planilha com linhas, colunas e abas bem construídas para que a leitura seja realizada com mais facilidade.

Use a tecnologia a seu favor

Sabendo que dados incorretos levam a análises incorretas e informações comprometidas, utilizar-se das novas tecnologias pode proporcionar um impacto mais eficaz na gestão da sua loja.

Desde a realização do negócio, organização e, posteriormente, nas análises dos dados coletados na empresa.

Sendo assim, a tecnologia conhecida como Big Data são soluções que cruzam, calculam e otimizam informações do varejo. Por isso, são muito importantes antes de adotar qualquer tipo de ferramenta. A Big Data fará com que as informações fiquem claras e precisas para compreender desde o comportamento do cliente até os valores obtidos em determinado período.

Quando há uma grande quantidade de dados, como dados de mais de uma loja, analisa-los para transformá-los em informações relevantes para o negócio se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Outra importante ferramenta tecnológica que pode apoiar a análise de dados da sua loja é o Power BI. O Power BI permite a coleta e análise de dados que podem fornecer diversas informações da sua loja. Só para exemplificar, é possível entender a preferência dos seus clientes.

Essas informações podem contribuir para a personalização das suas vendas, gerando satisfação e fidelização dos seus clientes. Além disso, é possível ainda entender o desempenho de vendas e saber quais treinamentos são necessários para criar uma equipe com alta performance em vendas.

Ou seja, a tecnologia amplia as possibilidades do seu negócio através das informações geradas pelo seu próprio negócio.

Concluindo

Viu a importância da organização e a análise de dados?

Pode parecer que não, mas todos os dias, sua loja e suas vendas fornecem dados importantíssimos. São informações que podem te ajudar a entender quais os pontos críticos e fortes do seu negócio.

Dessa forma, colocando cada uma dessas dicas em prática, você aumenta as chances de ter um negócio competitivo e lucrativo no mercado.

Portanto, mão na massa! Agora que você tem dicas de como aumentar a organização e a análise de dados em sua loja, escolha alguma e aplique-a em seu negócio! Fazendo isso, suas estratégias tendem a serem mais bem elaboradas, suas metas alcançadas e o seu desempenho ampliado.

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar sempre atualizado com nossas novidades e compartilhe nossos artigos para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

E se você quer receber os melhores conteúdos sobre gestão de desempenho em vendas, para alavancar o negócio da sua loja, aproveite para assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos fantásticos aqui no blog, e você recebe todos eles em primeira mão, direto na sua caixa de e-mails.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.