4 melhores práticas na construção de dashboards em people analytics

People Analytics: Entenda as melhores práticas para a construção de dashboards, de forma simples e funcional para acompanhar os resultados do seu time.

O People Analytics é o processo de coleta, estruturação e análise dos dados relacionados ao desempenho dos colaboradores. Para obter ainda mais resultados nesse processo, é importante apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva.

Nesse sentido, o dashboard ganha grande relevância. Ele é um painel de controle onde se pode destacar de forma visual as informações desejadas. Desse modo, é possível ter mais organização, o que facilita a tomada de decisões estratégicas.

Sabemos da importância desse assunto e por isso criamos um post para você. Continue lendo e veja como criar um dashboard em People Analytics. Boa leitura!

1. Condense as informações de modo simples

O principal benefício do dashboard é a facilidade de condensar as informações em um único lugar, proporcionando visão mais holística e simplificando a apresentação dos dados estratégicos.

Por isso, é importante que você mantenha essa linha de pensamento. Seja simples na hora de construir o seu dashboard, optando sempre pelos dados mais relevantes e evitando a poluição visual. Caso contrário, poderá se distrair com informações desnecessárias.

2. Defina os dados que serão usados

Outra dica muito importante é definir quais dados serão usados. Para isso, você deve utilizar métricas ou indicadores-chave de desempenho que realmente tenham alguma utilidade para a organização. Elimine qualquer métrica de vaidade.

Você pode utilizar dados relacionados à produtividade dos funcionários (metas alcançadas, número de horas trabalhadas etc.), satisfação interna, número de faltas, nível de rotatividade e outros importantes indicadores.

People Analytics- entenda tudo sobre esta tendência

Para obter esses dados, é importante realizar uma boa análise do ambiente interno, fazendo pesquisas com os funcionários e verificando informações nos arquivos da empresa. Além disso, é necessário que utilize a tecnologia a seu favor, contando com um bom software de RH.

3. Utilize as cores de forma estratégica

As cores também possuem grande influência sobre a apresentação dos resultados obtidos. Por isso é importante que entenda um pouco da função das cores e como elas podem ser aplicadas para otimizar o seu painel de controle.

Você deve usar as cores para organizar, classificar e destacar as informações desejadas. Para organizar, utilize cores mais claras e harmônicas. Para destacar, cores mais fortes e que fujam um pouco do padrão preestabelecido.

Também é importante que utilize poucas cores, para que não haja confusão na hora de interpretar as informações. Para isso você deve escolher uma paleta de cores. Alguns sites, como o Adobe Color, podem ajudar nessa tarefa.

4. Implemente diferentes tipos de gráficos

Usar diferentes tipos de gráficos é algo que pode contribuir para representar melhor os seus dados. Alguns gráficos são usados para comparação, outros para representar volumes positivos e negativos. Escola o que melhor se adequar à sua necessidade.

Os gráficos mais comuns são em forma de coluna, barra, áreas, rosca e linha. Ao utilizá-los, você consegue facilitar a compreensão das informações apresentadas no dashboard.

Aplicando essas dicas, você certamente conseguirá criar um dashboard funcional para analisar o desempenho do seu time de trabalho. Além disso, manterá todas as informações do seu departamento muito mais organizadas.

Agora que está por dentro do assunto e conhece nossas dicas de como criar um dashboard em People Analytics, aproveite para multiplicar esse conhecimento. Compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais ou veja mais textos a este respeito em nosso Blog!

Compartilhar este Artigo

Go to Top