As 3 melhores práticas de Gestão de Desempenho para a sua empresa

Como inovar a relação do RH de uma empresa com seus colaboradores? Como criar uma gestão de desempenho de sucesso, em que seja possível ser imparcial, cumprir prazos e enxergar possibilidades para então, tomar decisões estratégicas? Conheça mais sobre o assunto, siga as práticas a seguir e colha resultados concretos.

A gestão de desempenho é responsável por acompanhar principalmente estas três frentes: a busca pela melhoria contínua, a definição e o alcance de objetivos e o desenvolvimento de perfil de competências.

Buscando melhoria contínua

Criar uma cultura de melhoria contínua e ter um núcleo de gestão de pessoas funcional são fundamentais para uma empresa que queira fazer a diferença no mercado, manter seus colaboradores motivados e entregando resultados e diminuir ao mínimo a rotatividade. Sendo assim, a preocupação deve centrar-se no indivíduo, muito mais do que na empresa e nos negócios.

Alcançando objetivos

Os objetivos estão sempre atrelados a um desafio. É crucial que os objetivos sejam claros e divididos entre todos os envolvidos. Trabalhando desse modo, compartilhado e unificado, não há espaço para a concorrência, as justificativas vazias e a competição negativa. Quando todos sabem onde estão, onde se encaixam e quais são as metas individuais e do grupo, o trabalho tende a fluir e o clima organizacional tende a melhorar.

Em termos práticos, a técnica americana S.M.A.R.T. (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-based), por exemplo, dá fundamento para a criação de metas, que devem ser sempre: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Gestão de Desempenho

Desenvolvendo perfil de competências

Para avaliar o perfil de competência, é necessário estar sintonizado com todos os níveis hierárquicos da companhia. Assim, poder contar com feedbacks relevantes de gestores e de funcionários em cargos intermediários ou operacionais é chave para analisar com justiça se a equipe está preparada para atingir as metas estabelecidas. Por esse motivo, na contratação de todos os cargos, deve-se enfatizar que o novo colaborador compartilhe da mesma visão de valor da empresa, esteja imbuído da mesma missão. Afinal, competência técnica se aprende e treina à excelência, mas caráter, não.

Como inovar na gestão de desempenho?

Com tantas frentes para se avaliar e tantos pontos para se ter atenção, a gestão de desempenho parece um trabalho sem fim. Isso sem contar que quem cuida de todo o gerenciamento, o RH, ainda tem inúmeras outras responsabilidades que exigem, mais que tudo, tempo! Hoje empresas oferecem recursos para deixar a vida do profissional de RH mais simplificada: a solução SER Desempenho é um software desenvolvido especificamente para atender a demanda de gestão de desempenho, portanto, que reúne em um só lugar dados de metas, competências e PDI.

Com a premissa SMILE, ele simplifica, mede, identifica, lidera e evolui o modo com a gestão de desempenho se realiza. É a solução indicada para resolver os principais nós da gestão de desempenho.

A tecnologia é excelente aliada na integração de informações e processos e, para garantir eficiência na sua gestão, tome os seguintes cuidados:

  • a informação deve chegar a todos os envolvidos do mesmo modo;
  • não discrimine e garanta a uniformidade nas práticas de gestão;
  • cumpra sempre com o prometido e
  • escute o que os colaboradores têm a dizer.

Desse modo, você se sentirá mais confiante para utilizar os dados com segurança e enxergar as metas de forma ainda mais clara. Não deixe de conferir outros produtos e soluções para o dia a dia de gestão de pessoas oferecidos pela SER.

Compartilhar este Artigo

Go to Top