os-4-maiores-desafios-do-engajamento-de-funcionarios.jpeg

Como a gestão de desempenho diminui o turnover das empresas

O turnover é um termo utilizado para definir o movimento de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Também chamado de rotatividade de pessoal, e indica a quantidade de pessoas que são admitidas e desligadas de uma organização.

A rotatividade é um movimento comum em todas as empresas e é normal que pessoas entrem e saiam delas, em um movimento de transformação. Porém, um elevado índice de turnover pode indicar um problema que deve ser enfrentado.  

Vale lembrar que existem diversas causas para uma alta taxa de rotatividade. Entre elas podemos destacar a falta de uma política de benefícios, a ausência de plano de carreira, um ambiente de trabalho desfavorável e a falta de motivação do profissional.

Quer saber mais sobre como o turnover pode ser prejudicial para a organização e como a gestão de desempenho pode ajudar na diminuição dele? Acompanhe esse artigo!

Consequências do turnover para as organizações

A alta taxa de turnover pode resultar em diversos prejuízos para a empresa como a diminuição da produtividade, perda de lucro, além da redução da motivação dos funcionários. O impacto dela no comprometimento dos colaboradores aumenta o absenteísmo e a improdutividade trazendo, portanto, grandes problemas para a organização.

O turnover gera grandes gastos, pois torna necessário o investimento de tempo e recursos financeiros para realizar desligamentos, seleções, admissões e treinamentos de novos funcionários.

Cabe ressaltar que seu impacto vai muito além dos gastos financeiros, uma vez que também sobrecarrega os profissionais, aumenta acidentes e doenças ocupacionais e afeta a conexão com os clientes.

 DESCUBRA COMO DESENVOLVER E
CONECTAR SEUS FUNCIONÁRIOS!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Importância da gestão do turnover

Como já foi dito, as consequências de um alto índice de turnover é muito prejudicial para a empresa. Desse modo, fazer a gestão da rotatividade é essencial para evitar esses danos e preservar a imagem da organização.

Em um cenário competitivo e exigente, torna-se fundamental que as empresas retenham talentos e evitem que a perda de bons funcionários acabe potencializando seus concorrentes.
 

Ainda, vale lembrar que a retenção de talentos está ligada a motivação, satisfação e confiança dos colaboradores. Portanto, é essencial analisar quais são os motivos da alta rotatividade em sua empresa e utilizar ações estratégicas para modificar essa situação. Uma possibilidade é investir em sistemas de gestão de desempenho em sua empresa. 

Como a gestão de desempenho ajuda no controle do turnover?

A gestão de desempenho consiste em um método de avaliação utilizado continuamente nas organizações. Esse sistema ajuda a melhorar a comunicação, obter sucesso com metas de desenvolvimento profissional e pessoal, além de auxiliar no engajamento dos funcionários.

A utilização de um sistema de gestão de desempenho é uma maneira eficaz para diminuir as taxas de turnover. Isso ocorre porque esse método oferece mais segurança aos empregados do que os métodos tradicionais de avaliação de desempenho.Vale lembrar que a diminuição da rotatividade está relacionada com sentimentos de eficácia e de segurança. 

O sistema de gestão de desempenho possibilita acompanhar o progresso das metas definidas e permite que funcionários e gestores trabalhem de forma colaborativa, favorecendo a comunicação e o aumento na produtividade. Assim, através desse sistema os funcionários sentem o apoio vindo de seus gestores e passam a ver sua importância dentro da organização. 

 DESCUBRA COMO DESENVOLVER E
CONECTAR SEUS FUNCIONÁRIOS!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Lembre-se que investir nesse método de gerenciamento de desempenho pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Além disso, a diminuição das taxas de rotatividade está ligada à qualidade da experiência de trabalho do funcionário. Portanto, a gestão de desempenho pode ser a chave para controlar o turnover na sua organização.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar esse conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!