Como ter insights na gestão de pessoas utilizando dados?

2021-01-22T17:42:00-03:003 November, 2017|Talent Management, Tecnologia para RH|

A análise de dados na gestão de pessoas possibilita que as organizações tirem proveito das inovações tecnológicas para terem insights e direcionamentos no momento das tomadas de decisões. Esse processo influencia diretamente na capacidade laboral como um todo e nas possíveis melhorias no desempenho operacional.

Assim, essa estratégia otimiza processos como recrutamento de talentos, satisfação dos funcionários, soluções de melhoria na produtividade de toda a equipe e, até mesmo, o alinhamento das métricas de RH com o objetivo principal da organização.

Por esses e outros benefícios da análise de dados na gestão de pessoas, preparamos este conteúdo para explicar mais a fundo a importância e vantagens desse processo para uma estratégia de sucesso. Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

Por que a gestão de pessoas deve realizar análise de dados?

Toda empresa, não importa seu tamanho ou segmento, produz dados a todo momento e em todos os setores — vendas, marketing, RH — e esses bancos de informações, na área de gestão de pessoas, são conhecidos como People Analytics.

O People analytics tem como objetivo reunir, processar e por fim, analisar dados para compreender o comportamento dos funcionários dentro e fora do trabalho.

Adotar um software que realiza essa análise ajuda a equipe de RH a ter insights para solucionar problemas e otimizar o processo de gestão de pessoas de maneira efetiva e rápida, tornando-o mais eficiente, além de ter benefícios como:

  • identificar soluções que aumentam a satisfação dos colaboradores;
  • diminuir erros e aumentar a efetividade das tomadas de decisão;
  • diminuição de turnover.

Quais resultados podem conquistar?

Ter soluções inovadoras e adequadas normalmente não é uma tarefa que acontece constantemente e de maneira fácil. Entretanto, empresas que investem em softwares que fazem análise de dados conseguem reverter essa situação.

Guia de gestão de desempenho

Nesse sentido, listamos abaixo as principais soluções que a gestão de RH pode desenvolver, tendo insights com base em informações concretas:

Aumento na produtividade

Para identificar equipes ou indivíduos com baixa produtividade deve-se analisar, principalmente, resultados não entregues. Uma gestão de pessoas eficiente, deve procurar soluções a partir dos dados colhidos, para motivar os colaboradores a darem sempre o melhor.

Começar estabelecendo metas e objetivos claros pode ser um bom início para ter insights mais específicos para cada área da organização, além de garantir que a produtividade seja constante.

Desenvolvimento individual dos colaboradores

Identificar colaboradores de alta performance e aqueles que possuem dificuldades pontuais ajuda não só alinhar com o objetivo principal da empresa, mas também reconhecer funcionários que precisam de treinamento, promoção de cargo ou alguma bonificação pelo desempenho.

Esses insights devem ter como base o desempenho de cada colaborador. A partir disso, o RH deve encontrar soluções como um prêmio de incentivo para funcionários que se destacaram e entregaram resultados além do esperado.

E então, leitor? Entendeu qual é a importância da análise de dados para uma gestão de pessoas eficiente? Quer saber mais sobre softwares para otimizar ao máximo o desempenho de toda a equipe? Então entre em contato com nossa equipe especializada e aumente os resultados da sua empresa!

Compartilhar este Artigo

Go to Top