Inovação no varejo: 4 motivos para investir e melhor a equipe de vendas

Investir em inovação no varejo significa garantir uma crescente melhora tanto no desempenho da equipe, como no da empresa. Utilizar as melhores tecnologias nesse processo é de extrema inteligência, já que essas avançam a cada dia e são acessíveis à inúmeras pessoas.

Neste ano, as vendas no varejo tiveram a maior queda em 14 anos, e comparado a 2016, a perda foi de aproximadamente 4%. A crise é um dos fatores que levam a esse resultado, mas o baixo desempenho das equipes também.

Uma pesquisa mundial feita em 2015, pela consultoria Deloitte, com 2,5 mil líderes de recursos humanos de empresas de 94 países, sendo 40 deles brasileiros, revelou que apenas 13% dos colaboradores são engajados.

Sem engajamento e bom desempenho as vendas automaticamente caem e para melhorar esses resultados, os varejistas estão adotando novas ferramentas que estão mudando a relação com o trabalho. Os impactos das novas tecnologias no varejo já são visíveis!

Explorar o que a inovação tem a oferecer permite uma redução do tempo gasto em certas situações, além da possibilidade de fugir da crise e se preparar para o futuro. Com base nisso, listamos alguns motivos para você começar a investir em inovação no seu negócio!

Melhor comunicação entre líderes e equipe

Hoje é possível criar um canal para comunicação interna da empresa que pode garantir conversas com mais clareza e sem ruídos. Tendo um canal criado em uma plataforma da internet, todo o grupo consegue opinar de maneira simples, participar de conversas importantes, e, assim, é capaz de se criar uma relação maior de confiança e, consequentemente, maior interesse e entrega aos trabalhos.

Com todo o grupo por dentro dos planos, ideias, estratégias e metas, todos se sentem mais envolvidos com a empresa e cada um pode tentar melhorar seu próprio desempenho.

Um canal criado em uma plataforma mobile ou em um aplicativo facilita muito a comunicação da equipe, visto que as pessoas, hoje em dia, vivem juntas de seus celulares ou tablets a todo momento. Desse modo, é possível que a conversação seja feita de forma rápida em qualquer lugar que o indivíduo esteja e que os assuntos sejam resolvidos de forma eficiente.

Até mesmo os feedbacks tendem a ser mais rápidos, os gerentes não precisam esperar até o dia da avaliação de desempenho, podem ir fazendo diariamente, o que ajuda a corrigir os erros quase que instantaneamente, sem esperar virar um grande problema.

Aproxima seus vendedores dos clientes

Vivemos em uma geração em que as pessoas preferem realizar tudo sem saírem do conforto de suas casas, inclusive compras. Diante disso, é importante inovar e buscar ferramentas que ainda aproxime o cliente da loja física.

Não há como negar o avanço das lojas online, mas as físicas ainda têm um papel fundamental para a jornada de compra, e para torná-la mais atrativa é importante que a equipe toda se envolva e crie táticas para conhecer a fundo os clientes e fazê-los voltar.

Nas lojas físicas, a equipe pode criar eventos, lançamentos exclusivos, atividades como personalização, entre outros, para que os clientes queiram visitar o local e manter essa visita frequente. A internet, nesse caso, pode ajudar na divulgação, dando chance assim de atrair mais pessoas que podem se tornar clientes. Além disso, os dados coletados durante a visita na loja serão muito úteis para manter um relacionamento online que o faça voltar, como por exemplo o envio de e-mails sobre novas coleções, newsletter com combinações de peças da loja, cupons de desconto e etc.

Acredita-se que nos próximos anos as pessoas começarão a pagar mais para receber os produtos desejados em casa; para que a sua loja se beneficie disso, a experiência online precisa ser agradável e eficiente, e isso vai desde o visual até, principalmente, a eficácia do serviço em si.

Melhora a organização e gestão da loja

Algumas inovações estão disponíveis não para ajudar diretamente os colaboradores, mas sua aplicação melhora muito a relação na loja e com isso ajuda no desempenho. Há tecnologias para melhorar a experiência do cliente e também para melhorar o operacional da loja.

Para começar, vamos falar um pouco sobre o conceito de IoT: objetos do dia a dia conectados à internet via sensores para que esses possam ser mais eficientes e adquirirem características complementares.
Exemplos em que a IoT é bastante eficaz são em estantes nas quais se guardam produtos, para que, com o uso dos sensores, tenha como obter informações, como quais produtos vendem mais, quais vendem menos, e assim manter o estoque sempre organizado e sem produtos que ficam parados durante meses.

Com isso, é possível que a equipe realize novas estratégias de marketing, tenha um controle maior dos acontecimentos das lojas e possa se dedicar a melhorar o atendimento e a experiência no cliente no local diante dos dados coletados. Conheça as tecnologias disponíveis para o varejo e veja qual é a melhor opção para a sua loja.

Permite a flexibilização dos treinamentos

Nos dias de hoje, tempo é um fator escasso no varejo, principalmente quando se fala em treinamento. A tecnologia traz grandes benefícios para esse elemento nos negócios.

Gerentes de operações e donos de lojas e franquias não podem simplesmente parar o que estão fazendo para realizar um treinamento para qualificação de funcionários.

Pensando nisso, a Ser desenvolveu o aplicativo Ser Casting, o qual permite ao gestor da empresa disponibilize materiais para o autotreinamento dos funcionários – reduzindo em 20% o tempo gasto – e diminuindo também as despesas para realização desses treinamentos. Tudo isso de forma fácil e rápida através do celular!

Esse formato de treinamento, conhecido como mobile learning está crescendo e ganhando espaço, uma vez que os vendedores poderão fazê-lo sem precisar sair do seu local de trabalho e perder vendas, ou até mesmo em casa, criando uma nova cultura de aprendizado. O relatório In-Focus de 2014 apontou que 7 em cada 10 empresas americanas adotavam soluções de aprendizado mobile, um aumento de 24% com relação ao ano anterior. Veja outros motivos para começar a investir em mobile learning.

A inovação está avançando e é inevitável não adotá-la, a questão é, quando você vai começar? O desempenho da equipe não depende mais apenas do líder, novas gerações que já nascem conectadas querem ir além e para manter um time sempre produtivo, mudanças são sempre bem-vindas!

Bom, esses foram alguns dos motivos para investir em inovação no varejo e melhorar o desempenho da equipe, não deixem de adota-los!

Gostou desse conteúdo? Agora que sabe disso, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.