[ATUALIZADO] O impacto das novas tecnologias no varejo

Como as tecnologias no varejo mudam a forma como vendemos e gerenciamos a equipe? Acompanhe esse artigo para entender como utilizar a tecnologia e elevar os resultados da sua loja.

Nos últimos dez anos, a tecnologia conquistou diversos setores da economia. No entanto, o varejo foi um dos que mais demorou a adotá-la. Sem forças para ir contra esse avanço, o setor começou a mudar e trazer para dentro dele ferramentas inovadoras que otimizaram processos, melhoraram a gestão de pessoas no varejo e o relacionamento com o cliente, para tornar a experiência de venda cada vez mais lucrativa.

Os primeiros investimentos em tecnologias no varejo começaram nas atividades operacionais que tomavam bastante tempo dos colaboradores e gestores e tinham uma alta taxa de erros. Sistemas de gestão integrados aos sistemas que já eram usados pelas lojas foi a solução mais rápida.

Agora a tecnologia avança para a área estratégica, que poderá usar big data para gerar informações e dados que ajudam no crescimento do negócio.

Os termos tecnológicos nem sempre estão no vocabulário do varejista, então por isso separamos algumas das tendências tecnológicas que já estão consolidadas e que estão caminhando para a conquista do varejo, e vamos explicar como elas podem impactar de forma positiva seu negócio e impulsionar as vendas!

Quer saber como? Acompanhe com a gente esse artigo.

Gestão de desempenho

Quando se fala em vendas é muito comum que as lojas e os lojistas ainda façam os controles de desempenho de vendas de forma operacional e até manual.

No entanto, uma das melhorias proporcionadas pelas tecnologias no varejo foi a utilização de softwares que permitam a gestão de performance do seu time, de forma automatizada, simples e otimizada.

A gestão de desempenho em vendas, e o controle de índices é realmente desafiador. Porque exige da sua loja uma mudança de cultura. E sair do trabalho manual, para gerar dados de forma automatizada e segura, exige disciplina e resiliência. Afinal, toda mudança encontra resistência.

Além disso, inserir uma tecnologia na gestão de performance da sua equipe exige, em primeiro lugar, uma escolha. Dessa forma, escolher uma boa ferramenta tecnológica é mais um desafio!

A ferramenta ideal é aquela que permite o acompanhamento dos seus resultados e a gestão de performance da sua equipe. Mas não basta apresentar os números. É preciso oferecer suporte de desenvolvimento para seus talentos.

Você sabia que a Solução Casting oferece todas essas vantagens?

A Solução Casting valoriza a capacitação de seus talentos. Para isso oferece um módulo de Mobile Learning de fácil acesso e com metodologia lúdica, prática e simples.

Além disso, essa ferramenta ainda conta com módulos de comunicação, campanhas de incentivo, gestão de indicadores e feedback contínuo. Tudo isso em uma versão móbile, que permite a gestão do capital humano de sua loja, na palma da sua mão.

Para conhecer essa ferramenta é muito simples. Basta entrar em contato com nosso time e receber todas as informações dessa ferramenta, que conta ainda com atendimento high touch  em todo o processo de adaptação.

BIG DATA

Todo negócio produz uma quantidade grande de dados sobre a sua atividade. Sejam os relatórios de vendas, planejamento estratégico de toda a história da empresa, e-mails do SAC, ações de marketing ou demonstrativos de resultados, só para exemplificar.

Todos esses dados podem virar informações para conhecer melhor o cliente.

Para poder usufruir desses dados, usa-se soluções em Big Data. Essas soluções coletam, calculam, cruzam e otimizam esses dados do varejo.

Dessa forma, tornam as informações claras e úteis para entender o comportamento do cliente, entender a efetividade do seu marketing e também para otimizar processos internos e operacionais.

Um exemplo disso é o tempo médio de permanência de cada item no estoque ou as perdas financeiras ocorridas em função de um planejamento de rotas equivocado na entrega de produtos.

Como a quantidade de dados pode ser gigantesca, fica quase impossível fazer a otimização desses dados à mão. Mesmo que uma planilha te ajude, ainda assim é importante saber qual a melhor forma de olhar para essas informações.

Sendo assim, soluções tecnológicas podem fazer isso pelo varejista em questão de minutos ou segundos, deixando disponível toda a informação na palma da mão para ser acessada a qualquer hora.

BEACONS

A tecnologia de beacons no varejo não é bem uma novidade. No exterior já há algumas lojas que estão começando a adotar o sistema, mas no Brasil a inovação caminha com passos lentos. Mas, afinal, o que são e como essa tecnologia pode ser aplicada no varejo? Bem, beacons, são aparelhos que usam uma tecnologia bluetooth para se conectar com os celulares e emitir avisos.

No varejo ele pode funcionar para identificar o cliente, saber que ele está no ambiente físico e interagir com ele no ambiente virtual, através do seu celular. Mas a tecnologia só é possível com um software adequado.

Um exemplo de como essa tecnologia pode ser utilizada é utilizando o beacon para se comunicar com um aplicativo que permitia que o usuário visualize informações, vídeos e comentários sobre um determinado produto.

Só para exemplificar, em uma loja de departamentos, é possível utilizar essa tecnologia que clientes acessem informações como preço, tamanho, modelo, cor disponível e em qual local está o produto dentro da loja.

A localização também é outra característica interessante dos beacons. O cliente pode usar o app para saber onde está um determinado produto e ser guiado pelo melhor caminho. O sistema de geolocalização seria uma ótima solução para grandes lojas e supermercados.

No entanto, os beacons são apenas os aparelhos que farão a comunicação dos celulares com a loja e sem um software avançado ele não tem muita utilidade.

Sendo assim, apesar dos beacons já estarem ganhando algumas lojas, são necessários mais testes e aprimoramentos para que a tecnologia se expanda. Podemos coloca-la como uma grande aposta do varejo para daqui alguns anos.

OMNICHANNEL

Omnichannel é uma tendência de tecnologia no varejo que tem como base a convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, o virtual e o real.

Essa é uma tecnologia que cresceu muito no mercado varejista, principalmente nos últimos dois anos.

Ele consiste em fazer com que a aproximação entre ambiente virtual e real seja tão grande que o consumidor nem sequer perceba a diferença entre eles. Como? Um exemplo é que o consumidor possa comprar algo na loja online e trocar na loja física. Ou mesmo estar na loja física e fazer o pagamento pela loja online, sem precisar enfrentar uma fila no caixa.

Hoje já existem lojas que permitem que o cliente realize a compra online e retire na loja física, em um período mínimo de 1 hora. Com isso, o cliente tem a vantagem de comprar com melhor preço, sem precisar pagar pelo frete ou esperar a entrega do produto.

Em suma, as tecnologias no varejo dão mais opções de canais para que os clientes possam chegar até os produtos. Aqui estão inclusos também vendas pela televisão, catálogos, rádio ou qualquer outro meio. O que importa é integrar todos ao máximo para que o cliente possa escolher por onde chegar até você.

Diferença entre omni e multi

Mas então, qual é exatamente a diferença entre omni-channel e multi-channel? Ser uma loja multicanal é oferecer diversas opções de canais de vendas e comunicação a seus clientes. Por exemplo, venda via site e-commerce, via e-mail, via telefone e na loja física. Se sua loja é multicanal, o consumidor tem várias formas de adquirir seu produto.

Porém, ser Omnichannel quer dizer que seu varejo não só oferece diversas opções de canais de compra, como também mantém os canais em sintonia. Um exemplo disso é receber um cliente na loja e ter um histórico sobre suas compras e ações no site e/ou por telefone.

Para o lojista é realmente um desafio pois, ele tem que deixar tudo muito bem integrado. O serviço de atendimento ao cliente deve ter condições de resolver todos os problemas dos consumidores. Independentemente da origem ou da abordagem – seja uma dúvida, uma sugestão, uma reclamação ou até mesmo um elogio.

A publicidade e o marketing devem ser estrategicamente alinhados em todos os canais e o sistema de gestão deve também estar integrado, para que tudo que for feito online, esteja registrado na loja física e vice e versa. Isso inclui preços, estoque, contabilidade e tudo mais. É realmente um desafio para os varejistas, mas essa realidade já está bem mais próxima.

Metaverso

O celular já é uma ferramenta que faz parte do nosso dia a dia. No varejo é muito comum efetuar compras online através desses pequenos dispositivos.

No entanto, para além das transações realizadas através do mundo online e na tela do celular, uma nova tecnologia surge para impactar o varejo: o metaverso.

A realidade virtual aumentada promete revolucionar os hábitos de consumo no varejo. Imagine só vivenciar experiências sensoriais na compra de produtos. Em alguns anos, com o metaverso  será possível experimentar texturas, aromas e outras experiências sensoriais, através dessa tecnologia no varejo.

Além disso, o metaverso irá movimentar o mercado ao redor do mundo. Afinal, é uma tecnologia que permite que o cliente visite lojas em vários lugares do mundo, sem sair de casa.

Concluindo

As tecnologias no varejo permitem outras utilizações, como por exemplo, indicar promoções  exclusivas para os usuários do aplicativo. Algumas empresas já pensam em criar apps para que quando os consumidores passem em frente à loja sejam avisados através de push notifications sobre descontos especiais.

Esse é um modelo de aplicação de tecnologia no varejo que aumenta bastante as chances de o cliente entrar na loja.

Em suma, evoluir e inovar pode fazer o lojista sair na frente, mas também envolve riscos. As tecnologias no varejo podem demorar um pouco para serem absorvidas pelos consumidores. Mas é importante lembrar que quem define essas tendências é o lojista e o uso dessas tecnologias pode ser o diferencial no setor, que está cada vez mais competitivo.

E aí, qual dessas tecnologias você pretende implantar em sua loja?

Quer saber mais novidades sobre vendas no varejo? Assine nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos que você recebe em primeira mão, na sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a Casting nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas que rolam no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.