O que é e como fazer a Análise Preditiva?

2020-03-18T14:39:57-03:0024 May, 2017|Talent Management, Tecnologia para RH|

Prever o futuro e tornar as tomadas de decisão mais assertivas por meio de uma análise preditiva já foi uma tecnologia para poucos, mas com a informatização cada vez mais abrangente e softwares mais fáceis de utilizar, isso já é possível de ser feito em qualquer empresa.

Se você ainda não conhece esse conceito e como ele pode ajudá-lo, continue a leitura a seguir e descubra!

O que é análise preditiva?

Como o próprio nome sugere, a análise preditiva é aquela que prediz eventos futuros, fazendo projeções para a empresa de acordo com seu histórico e as tendências de mercado.

Isso é feito por meio de uma coleta detalhada de informações relacionadas a eventos passados, analisados por algoritmos matemáticos precisos, que vão direto nas informações relevantes dentro do mar de dados que uma empresa pode emitir diariamente.

O motivo do uso das máquinas é justamente porque os padrões ocultos dentro dos dados mapeados fogem à percepção humana.

Sendo assim, usar a automação em favor da gestão traz muitas vantagens vantagens, até porque o tempo que os gestores utilizariam para analisar toneladas de dados pode ser usado para focar nas decisões a serem tomadas frente aos resultados da análise automatizada.

People Analytics- dicas para usá-lo e melhorar a gestão

Como ela funciona na prática?

Considere uma empresa que deseja reduzir a taxa de cancelamento dos serviços prestados.

Com base nos dados coletados é possível analisar o perfil comportamental dos clientes que vem cancelando, após quanto tempo de uso, se houve chamados de suporte nesse meio tempo, se suas solicitações foram atendidas, em qual época do ano o cancelamento é mais frequente, e o que os convenceu a adquirir tais serviços em primeiro lugar.

Assim, é possível direcionar o plano de marketing a curto, médio e longo prazo para prospectar clientes com o perfil daqueles que tendem a permanecer com o serviço e realizar campanhas pontuais, de acordo com a época do ano.

Além disso, torna-se possível a elaboração de mudanças estratégicas no serviço e no atendimento, para prevenir que mais clientes queiram cancelá-lo. Ou seja, com a análise preditiva, toda e qualquer mudança já pode ser feita considerando o resultado a ser obtido com mais precisão.

Como realizar a análise?

Se as vantagens de adotar essa ferramenta de negócio despertaram seu interesse, comece a fazer suas próprias análises.

O primeiro passo é identificar um problema a ser resolvido, seja ele relacionado à taxa de cancelamento, problemas internos na gestão de pessoas (absenteísmo, baixa produtividade, alta taxa de turnover), aumentar a adesão de campanhas de marketing, evitar fraudes de pagamento, enfim, as possibilidades são inúmeras.

A partir disso, deve ser feita uma coleta de dados. Nesse ponto, contratar um bom SaaS — software as a service — que realize esse trabalho faz toda a diferença. Por fim, com os dados em mãos, basta se planejar e estudar a tomada de decisões com a equipe para solucionar seu problema.

Então, está preparado para fazer uma análise preditiva em seu negócio? Achou este artigo interessante? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais para obter muito mais informações úteis em primeira mão. Estamos no Facebook e Linkedin!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top