Quais os tipos de treinamento e como escolher o melhor para o seu negócio

2020-08-07T11:53:02-03:0012 April, 2018|Educação Corporativa, Estratégia Corporativa|

Uma empresa é formada, basicamente, por pessoas. Afinal, mesmo que você conte com as tecnologias mais avançadas na área e uma série de equipamentos, são as competências e as habilidades dos seus colaboradores que efetivamente criam um diferencial competitivo para o negócio e fazem com que ele cresça. Por isso da necessidade de realizar diferentes tipos de treinamento para os colaboradores.

Nesse aspecto, muito se fala sobre treinamento e sua importância para ajudar o negócio a crescer e a desenvolver esses talentos. Contudo, você sabe quais são os tipos de treinamento que existem e como escolher o que melhor se encaixa na sua empresa?

Com a evolução da gestão de pessoas nas corporações, o treinamento deixou de ser apenas uma forma de passar um conteúdo teórico. Podendo ser realizado de diversas maneiras, hoje, serve para desenvolver pessoas a fim de melhorar seus comportamentos e incentivá-las a serem cada vez melhores naquilo que se propõem a fazer pela empresa e pela própria vida profissional.

Pensando na importância do assunto, elaboramos este artigo para você. Aqui, você conhecerá os tipos de treinamento e entenderá como escolher o melhor para o seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Uma visão holística sobre treinamento e desenvolvimento

A importância do treinamento e do desenvolvimento (T&D) já está em pauta há alguns anos nas empresas. Apesar de esse número ter sofrido uma queda entre os anos de 2016 e 2017, segundo a pesquisa realizada pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), em 2018, o investimento nessa área aumentou 33% em relação ao ano anterior. Diferentemente do que muitos imaginam, as empresas que mais investem em T&D são as pequenas.

Entre os tipos de treinamentos, a pesquisa do Panorama do Treinamento da ABTD indica que o presencial ainda é campeão e representa 56% de todos os treinamentos. No entanto, o treinamento e-learning/EAD (a distância) está crescendo. Estima-se que 16% das empresas usam o treinamento a distância. Há, ainda, o treinamento no local de trabalho — comumente chamado de In Company —, já adotado por 19% das empresas.

O crescimento no setor de T&D está muito relacionado aos impactos positivos que a capacitação de colaboradores pode trazer para a empresa. Muitas empresas estão utilizando essa estratégia, inclusive, para driblar a crise e continuar crescendo e se desenvolvendo. Afinal, em outro estudo sobre o tema, foi constatado que as empresas que investem em treinamento e desenvolvimento estão propensas a crescer 5% a mais do que as que não investem no setor.

Portanto, se você quer que a sua empresa cresça, desenvolva-se e destaque-se perante o mercado, é essencial conhecer quais são as principais modalidades de treinamento e descobrir como escolher o melhor para o seu negócio!

Os tipos de treinamento convencionais aplicados na empresa

Existem treinamentos que são mais tradicionais, conhecidos pela maioria de nós que já passou alguma vez por um treinamento corporativo. São técnicas aplicadas há anos e, para algumas corporações, continuam dando bastante resultado — principalmente em empresas nas quais a burocracia costuma ser maior.

Descubra, agora, quais são os principais tipos de treinamento convencionais e como eles funcionam na prática!

Cursos presenciais

Um dos principais tipos de treinamento são os cursos presenciais. Eles são programas voltados para determinadas habilidades — que podem ser técnicas ou comportamentais — nos quais são repassados conhecimentos teóricos para os colaboradores. Costumam ser bastante completos e, normalmente, o foco é a atualização profissional, com matérias mais teóricas, sem muita prática.

Nos cursos, os colaboradores precisam dedicar horas de estudo para aprenderem o conteúdo, tanto dentro quanto fora da sala. Eles funcionam como aulas tradicionais, semelhantes às ministradas em escolas ou universidades. O maior problema aqui é a necessidade de disponibilizar tempo para que os profissionais se dediquem a essas aulas e, inclusive, locomoção até o local no qual o curso será ministrado.

Além disso, ele pode ser de curta duração — dias, semanas ou meses — ou exigir anos de dedicação, como é caso de uma pós-graduação. O colaborador, por não ter tanto contato com elementos práticos, precisa descobrir sozinho qual a melhor forma de aplicar os conteúdos no dia a dia da empresa.

Pílula de inspiração diária

Outro método de aprendizagem é chamado de pílula de inspiração diária. Ele consiste em frases que podem ser colocadas em uma caixa e, aleatoriamente, ser retiradas pelos funcionários todos os dias, antes de começarem as atividades da empresa. São úteis para motivação, alinhamento e capacitação.

Algumas empresas preferem enviá-las por e-mail ou na plataforma de comunicação interna da organização. Em companhias mais modernas, elas podem, inclusive, ser enviadas para o celular corporativo do colaborador. Logo, a disseminação de determinada informação torna-se ainda mais fácil, beneficiando a empresa, a comunicação interna e o relacionamento com as equipes de trabalho.

Programa de trainee e estágio

Os programas de trainee e estágio também são formas de desenvolver capital humano dentro da empresa. Os profissionais que passam por esse momento têm acesso a um planejamento detalhado de treinamentos e atividades a serem realizadas no dia a dia da organização, com o auxílio de colaboradores mais experientes, de forma a aprenderem as bases do trabalho que executarão no futuro.

É importante lembrar que esses treinamentos são voltados para profissionais que ainda estão em processo de formação ou recém-formados. Enquanto o programa de estágio contrata, por tempo limitado, alunos de graduação ou de cursos técnicos, o trainee tem como foco o desenvolvimento de profissionais que receberam o diploma há menos de cinco anos.

Enquanto o estágio tem duração máxima, segundo a legislação brasileira, de dois anos, o tempo de um programa de trainee pode variar bastante, chegando facilmente aos dois ou três anos.

A principal vantagem desse tipo de treinamento, que vai além da capacitação técnica dos profissionais, é a oportunidade de desenvolver um funcionário de acordo com os princípios e valores da empresa, permitindo que ele se torne um profissional totalmente alinhado à cultura da organização.

Programas de multiplicação

Imagine que a sua empresa está situada no interior da Bahia e descobre um curso extremamente importante na cidade de São Paulo. Enviar todos os colaboradores pode ser inviável uma vez que os custos são elevados e nem sempre compatíveis com a realidade financeira da empresa. É aí que entram os programas de multiplicação como um tipo de treinamento bastante eficiente.

Gestão de Desempenho

Nessa modalidade, apenas dois ou três profissionais são enviados para o workshop, para a palestra ou para o curso presencial. Em seguida, eles são responsáveis por criar uma apresentação e multiplicar o conhecimento adquirido dentro da empresa, mantendo o restante da equipe atualizada e competente para agir de forma estratégica.

Palestras

As palestras são um tipo de capacitação pontual, de curta duração e que podem ser ministradas na própria empresa. É por isso que elas são um dos tipos de treinamento mais populares e aceitos entre as organizações.

Você pode ministrar diversos tipos de palestras dentro da sua empresa, incluindo eventos motivacionais, com foco no engajamento dos colaboradores, ou para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais simples, como empatia, rapport, entre outras. Elas também podem envolver boas práticas dentro da empresa, a cultura e os valores do negócio ou outros elementos para melhorar o fit cultural do time com a organização.

As palestras ainda são bastante flexíveis em relação ao seu formato, podendo ser mais teóricas ou envolvendo atividades práticas. Podem ser ministradas por profissionais externos, como consultores que têm grande experiência e conhecimento teórico, ou profissionais que já têm mais tempo de empresa ou que se especializaram em determinada área do conhecimento e são capacitados para repassar isso aos colegas de trabalho.

Mentoria

Outra modalidade de treinamento que ganha espaço entre as organizações é a mentoria. Ela consiste na designação de um profissional com mais tempo de empresa, mais experiente no mercado, para orientar um colaborador mais novo, seja ele recém-contratado, seja ele um profissional com menos tempo de formado.

O profissional mais experiente fica responsável por passar todas as informações básicas de que o novo precisa para realizar um bom trabalho. Ele ajuda na solução dos principais problemas, na realização de tarefas operacionais e no relacionamento com outras áreas da empresa ou com outros membros da equipe. Também auxilia na adaptação do novo profissional à realidade do negócio, transmitindo elementos da cultura da organização e comportamentos esperados.

Os tipos de treinamento inovadores usados no trabalho

Nos últimos anos, surgiram novas tendências na área de treinamento e desenvolvimento das empresas. Novos tipos de capacitação, mais inovadoras, utilizando a tecnologia como aliada, também surgem. Com isso, é possível potencializar os resultados das organizações, principalmente daquelas que têm a inovação como parte da cultura do negócio.

Descubra, agora, quais são os principais tipos de treinamentos inovadores que você pode utilizar na sua empresa!

Universidade Corporativa

Algumas empresas estão investindo em programas de treinamento próprios, com cursos e capacitações desenvolvidos pela própria organização, de acordo com as competências e habilidades necessárias para o trabalho e, até mesmo, temas da área de atuação da empresa ou de desenvolvimento profissional.

Esse tipo de treinamento é chamado de Universidade Corporativa, uma plataforma de conteúdos própria da empresa. Ela é bastante vantajosa por não apenas qualificar, mas também incentivar o colaborador a pensar de uma forma diferente e a aplicar isso no trabalho.

A empresa ganha vantagem competitiva. Isso porque os seus funcionários passam a ter aprendizado permanente, desenvolvendo meios de alavancar novas oportunidades, entrar em novos mercados globais, criar relacionamentos mais profundos com os clientes internos — e, principalmente, externos — e impulsionar a organização para um novo futuro.

Gamificação

Já pensou em transformar os treinamentos e capacitações da empresa em grandes jogos digitais entre os colaboradores? Pois é exatamente essa a proposta da gamificação!

Na era da tecnologia, muitas empresas estão usando jogos totalmente personalizados para capacitar, desenvolver e mensurar os resultados dos seus colaboradores.

Esses games podem ser simples, semelhantes a jogos no celular em formato de quiz ou trilhas de aprendizagem nas quais eles precisam assistir a aulas para ganhar uma recompensa final. No entanto, você também pode investir em jogos mais complexos, com diversas fases, avatares personalizados para cada um dos funcionários e interação com colegas no ambiente virtual.

O interessante, aqui, é juntar diversão com aprendizagem organizacional. Assim, é possível envolver e engajar os profissionais ao longo do processo de aprendizagem.

Treinamentos colaborativos

Outra modalidade de treinamento que cresce é a colaborativa. Ela consiste em aproveitar o capital intelectual que está dentro da empresa para capacitar os outros membros do time. Afinal, cada funcionário tem um conjunto único de conhecimentos, habilidades e experiências que pode compartilhar com os colegas para impulsionar os resultados da organização.

É possível pedir para que o analista de sucesso do cliente fale sobre os principais passos para o atendimento impecável ou, ainda, para que o gerente de projetos faça uma apresentação sobre como gerenciar o tempo e fazer mais com menos. Você pode, inclusive, criar um ciclo de palestras no qual, a cada semana, um colaborador apresenta o tema no qual tem maior conhecimento e pode agregar valor para os colegas.

A verdade é que não há limites: os mais variados assuntos podem ser discutidos pelos próprios funcionários. Além disso, é viável estimular a participação, o comprometimento e o autodesenvolvimento na empresa.

Mobile learning

Uma adaptação das pílulas de incentivo é o mobile learning. Diferentemente do e-learning, essa técnica oferece “pílulas” de conhecimento para os colaboradores diariamente, tudo pelo celular. Dessa forma, em vez de passar horas estudando o mesmo conteúdo em um dia, o colaborador recebe pequenos fragmentos do conhecimento todos os dias, exigindo uma dedicação de tempo constante, porém menos intensa.

Nessa modalidade, o treinamento costuma ser mais dinâmico e pode contar com vídeos, apresentações, textos, áudios e outros formatos, desde que sejam breves. Entre outras inúmeras vantagens, está o fato de que essa é uma das modalidades que crescerão muito nos próximos anos.

Jogos de escape

Os jogos de escape estão cada vez mais presentes nas empresas como um novo tipo de treinamento. Algumas companhias desenvolveram jogos em que os participantes entram em uma sala e, lá, devem resolver problemas, buscar dicas e desvendar mistérios para conseguir escapar ou descobrir um segredo.

Gestão de Desempenho

Eles podem ter diversos focos. Você pode, por exemplo, criar um jogo para melhorar o relacionamento entre o time, o que não exige conexão com as atividades realizadas no dia a dia da empresa. No entanto, outros podem ter como foco a solução de um problema organizacional, exigindo conexões com a realidade de trabalho.

Nesse caso, os jogos saem do mundo virtual e migram para o real para ajudar a desenvolver habilidades, como o trabalho em grupo, a paciência, o equilíbrio emocional, o raciocínio lógico e o desenvolvimento pessoal. Além de tudo, eles são interessantes e divertidos de praticar.

Mentoria reversa

Tradicionalmente, na mentoria, um colaborador mais antigo e experiente orienta o profissional recém-contratado, não é mesmo? No entanto, uma modalidade que chega com força ao ambiente corporativo é a mentoria reversa, um tipo de capacitação na qual o profissional mais jovem orienta profissionais mais antigos.

Com a chegada da tecnologia e o rápido avanço de informações e conhecimentos em todas as áreas, está cada vez mais difícil se manter atualizado. Dessa forma, as empresas estão investindo em profissionais jovens, recém-formados, altamente atualizados e com grande conhecimento de tecnologia.

Assim, eles são capazes de orientar profissionais mais antigos, que têm muita experiência, mas ainda não conseguem acompanhar as mudanças do mercado da forma como gostariam.

Nessa modalidade, todo mundo sai ganhando. Isso porque o profissional jovem tem contato com a experiência de quem já atua há mais tempo no mercado e, por outro lado, o profissional mais antigo consegue se manter atualizado com maior facilidade, entendendo como se adaptar às novas exigências profissionais na sua área de atuação.

O que considerar na escolha do programa de treinamento

Diante de tantas opções, talvez você esteja se perguntando como escolher o melhor treinamento para a sua empresa, não é mesmo? Em primeiro lugar, é importante que você saiba que não existe um treinamento ideal para todas as organizações, independentemente dos seus objetivos e das características. Cada empresa tem especificidades e, dessa forma, é importante descobrir quais são os tipos de treinamento que são mais adequados a elas.

Além disso, investir em apenas um tipo de treinamento também pode não ser o ideal. É importante mesclar as ferramentas já apresentadas, visando a oferecer múltiplas oportunidades de capacitação aos profissionais.

Passos para encontrar os melhores treinamentos:

  • identifique as competências que precisam ser desenvolvidas nos profissionais da sua empresa, cruzando dados sobre as habilidades necessárias em cada um dos cargos com as competências que cada colaborador ainda não tem;
  • cada colaborador aprende de uma forma, então, invista em modalidades distintas de treinamento, dependendo do perfil profissional e das preferências dos membros da sua equipe;
  • leve o orçamento em consideração. Nesse aspecto, você pode equilibrar os desenvolvimentos que envolvem custos elevados — como participação em workshops e palestras — com programas que oferecem pouco ou nenhum custo à firma, como as pílulas diárias ou treinamentos colaborativos;
  • considere o tempo para a aprendizagem em cada modalidade e a urgência da sua empresa. Se um conhecimento é estratégico e precisa ser desenvolvido rapidamente, você deve investir em modalidades que cumpram com essa demanda;
  • avalie resultados periodicamente de forma a identificar quais são os tipos de treinamento mais eficientes e quais são aqueles que não estão gerando os resultados esperados. A partir disso, refaça o planejamento de treinamento e de desenvolvimento de forma a garantir o sucesso da estratégia.

Como você pôde perceber, existem diversos tipos de treinamento disponíveis para que você capacite os seus colaboradores. Eles garantem um tipo de excelência capaz de gerar os melhores resultados para a sua empresa.

Diante da diversidade, o que mais importa não é o formato do treinamento adotado, mas sua capacidade de desenvolver as competências adequadas em cada colaborador, capacitando-os para que entreguem resultados exponenciais no trabalho.

É preciso ter em mente que investir no colaborador é a chave para empresas mais inovadoras, lucrativas e competitivas no mercado, pois elas conseguem atrair e reter pessoas acima da média. Logo, também será possível otimizar a longevidade do negócio.

Agora que você conhece um pouco melhor os diversos tipos de treinamento, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook, no YouTube e no LinkedIn e fique por dentro das novidades!

Compartilhar este Artigo

Go to Top