Sua empresa sabe como engajar os colaboradores?

2021-01-25T15:33:14-03:0019 September, 2016|Estratégia Corporativa, Talent Management|

Os gestores devem estar sempre preparados para lidar com obstáculos e dificuldades encontradas na desafiadora tarefa que têm à frente. As estratégias a serem desenvolvidas pela gestão de pessoas buscando engajar os colaboradores e direcioná-los para o crescimento da empresa devem estar de acordo não só com os objetivos da organização, mas também com as características dos trabalhadores.

As práticas de engajamento de funcionários proporcionam à empresa a retenção de talentos, melhores resultados e um clima organizacional capaz de integrar todos os times. Portanto, se você quer saber como engajar sua equipe, confira nossas dicas!

Foque no desenvolvimento dos funcionários

O desenvolvimento dos funcionários é um fator chave de sucesso da gestão de pessoas. Ou seja, funcionários que estão sempre expostos a situações que permitem a sua capacitação e treinamento para realizar bem suas funções se sentem mais motivados a trabalhar em uma empresa que proporciona novas experiências e investe no crescimento profissional do colaborador.

Além do maior engajamento da equipe, os treinamentos e desenvolvimento dos profissionais resultam no fortalecimento da cultura da organização e manutenção dos valores da empresa.

Crie metas envolventes

Desenvolva metas que sejam tanto atrativas para os funcionários quanto interessantes para o crescimento da empresa. Para conseguir acertar, é preciso um conhecimento por parte dos gestores em relação aos objetivos pessoais e profissionais de cada integrante da equipe. Além das habilidades individuais e os resultados apresentados anteriormente.

Deixe claro o que é esperado de cada um e de qual maneira seu bom desempenho pode ajudar a empresa e na realização de seus planos de vida. Dessa forma, fortalecendo a motivação dos funcionários para empenharem-se em suas atividades.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Dê feedbacks e reconhecimento

Se você quer manter seu funcionário motivado e garantir que ele dê o melhor de si para a empresa, saiba que é fundamental o reconhecimento do seu trabalho e o feedback por parte do gestor quanto aos pontos que devem ser trabalhados. Os feedbacks e as avaliações de desempenho devem ser realizados constantemente, elogiando quando o colaborador tiver um bom desempenho e dando suporte quando melhorias forem necessárias.

É interessante também realizar planos de recompensa e benefícios para aqueles que apresentarem os melhores resultados. Celebrando assim, as conquistas e engajar colaboradores a atingirem bons índices.

Proporcione um bom clima organizacional

O profissional passa a maior parte do seu dia no trabalho, é importante que o clima no ambiente organizacional e o relacionamento com os colegas sejam agradáveis. Para que isso aconteça, o gestor deve se empenhar em desenvolver ações de integração da equipe. Ou seja, motivar o trabalho conjunto para atingir os resultados, ter um bom meio de comunicação e realizar reuniões que permitam aos colaboradores expressarem suas ideais para o crescimento e melhoria nos processos organizacionais.

Dessa forma, além de aprimorar os resultados de forma geral, o gestor consegue diminuir a rotatividade de funcionários. Assim, aumentar a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

Demonstre confiança

Prepare sua equipe para desenvolver bem o trabalho sem que seja necessária sua supervisão a todo o momento. Essa confiança que o gestor deposita em seus colaboradores desenvolve nos profissionais a responsabilidade diante dos resultados da empresa e maior autonomia para tomar decisões.

Ao garantir que seu time seja capaz de desenvolver bem o trabalho, o gestor pode ter uma atuação mais estratégica, com mais tempo para dar suporte a outras atividades.

Ofereça sempre em sua empresa a oportunidade de capacitação. Além de crescimento pessoal e profissional e um bom ambiente de trabalho para manter sua equipe motivada a fazer a diferença.

O que achou das nossas dicas de como engajar os colaboradores? Então não perca tempo e compartilhe agora mesmo esse post em suas redes sociais e mostre a todos que você sabe como gerir pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top