Tecnologias: qual a grande mudança que elas proporcionam nas empresas?

2022-11-22T11:08:51-03:003 October, 2017|Talent Management, Tecnologia para RH|

Entenda nesse artigo, como as tecnologias podem proporcionar mudanças dentro do ambiente organizacional.

Com a grande variedade de tecnologias disponíveis hoje em dia, é difícil não ser atingido por esse fenômeno. Inclusive, isso acontece até mesmo nas empresas. Não se trata apenas de melhorar as experiências, mas também trazer eficiência operacional.

Certamente, quem não acompanha essas mudanças, acaba sofrendo as consequências e sendo engolido pelos concorrentes.

Desta forma, os gestores se veem num novo dilema: descobrir quais as tecnologias que são realmente necessárias para otimizar seu negócio. No setor do varejo por exemplo, há tecnologias voltadas para a parte operacional que ajudam na gestão da loja. Mas também há tecnologias pensadas nos clientes, que os atraem e criam uma experiência de compra diferente.

Saber escolher em qual investir é essencial, sobretudo, para garantir a sustentabilidade e lucratividade do negócio.

Na área de RH, as tecnologias ajudam a monitorar o cumprimento de metas, o desempenho dos colaboradores, o progresso nos treinamentos e muitas outras coisas que antes eram checadas manualmente. Isso tomava muito tempo e aumentava o risco dos dados relacionados a gestão de pessoas, serem contaminados por erros.

Dessa forma, o tempo economizado no monitoramento, agora é investido para pensar em estratégias. Além de permitir que a equipe do setor de recursos humanos esteja mais próxima dos colaboradores. Essa proximidade é primordial para a aplicação de métodos que otimizam o desempenho do negócio e ajudam a aumentar a produtividade.

Mas, afinal, como o uso dessas tecnologias impactaram os modelos de gestão das empresas?

No artigo de hoje, vamos apresentar para você, as maiores vantagens do uso de tecnologias, na gestão de pessoas. Acompanhe com a gente!

Otimização de tempo e resultados

Como falamos anteriormente, uma das grandes vantagens da tecnologia, é que ela passa a fazer tarefas que antes nos tomavam muito tempo. Com a grande oferta de aplicativos e softwares para as organizações, é possível realizar processos mais ágeis, automatização de funções e gerar maior facilidade para o trabalho dos gestores.

Alguns programas são tão autônomos que são capazes de realizar monitoramento dos colaboradores.  Assim, é possível que se faça um balanço de forma simples, rápida e eficiente. Além disso, o uso de tecnologias na gestão de pessoas pode gerar dados úteis para a melhoria da atuação do funcionário na empresa, os acompanhamentos das metas e diversos outros processos.

Dessa forma, os próprios colaboradores podem tomar iniciativa para resolver situações que antes precisaria necessariamente do gestor. Ou seja, o uso de tecnologias, por um lado proporciona autonomia para os colaboradores dentro de uma alçada de responsabilidade. Por outro lado, permite que os gestores disponham de mais tempo para pensar na empresa, em estratégias e nos próprios colaboradores.

Em suma, as empresas que passam a utilizar algum desses tipos de programas obtêm uma redução de cerca de 20% do tempo gasto com situações do dia a dia, que o aplicativo pode realizar.

Redução de custos e aumento da segurança

Certamente, o uso de tecnologias, principalmente no setor de RH, pode reduzir custos de forma excepcional. Um exemplo de algo que quase todos usam, mas dificilmente param para pensar sobre, é a nuvem – também conhecida como cloud ou GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).

Ela trata de um sistema que visa deixar ambientes de armazenamentos menores e promove backups mais completos e seguros.

Com a criação da nuvem, as vidas de gestores de empresas simplificaram bastante. Afinal, deixou-se de lado a preocupação com locais físicos para o armazenamento de informações, para dar espaço aos locais online.

Além disso, o armazenamento em nuvem conta com a garantia de maior segurança quanto aos dados arquivados. Isso trouxe benefícios em relação aos gastos financeiros, os quais foram encurtados, visto que não se precisou mais pagar o aluguel ou comprar lugares físicos para guardar os arquivos.

Outra tecnologia que ajuda muito os gestores a reduzir custos, são as ferramentas para cálculo de remuneração variável. Hoje, esses cálculos são realizados com muito mais precisão, levando em conta dados como desempenho, desenvolvimento de competências, metas alcançadas, entre outros.

Isso diminui favoritismos e fomenta uma cultura de meritocracia que leva a equipe a estar cada vez mais motivada em busca de bônus e outros benefícios.

Por falar em cálculo de remuneração variável, você sabia que a SER HCM conta com um módulo de remuneração, preparado para automatizar esses cálculos para sua equipe de RH? E não só isso! A SER HCM possui soluções completas, que promoverão a otimização e desempenho de excelência em seus processos de RH.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe de especialista e descubra por que a SER é referência no desenvolvimento de soluções para gestão estratégica de pessoas.

Auxílio na retenção de talentos

As novas tecnologias ajudam o gestor a se anteciparem aos problemas. E isso pode ser feito antes dele se tornar grande a ponto de não poder mais ser controlado.

Essa mitigação de riscos permite inclusive o fortalecimento da retenção, evitando com isso a perda de talentos.

Dessa forma, através da aplicação de avaliações de desempenho constantes e o monitoramento das atividades é possível acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores. Ainda é possível entender se há sobrecarga de atividades ou até falta de desafios que estimulem o desenvolvimento contínuo.

Sendo assim, com clareza dessas informações, o gestor pode agir para reter esse talento, oferecendo a ele um ambiente organizacional de estímulo à excelência e participação ativa.

Portanto, o uso de tecnologias no RH, proporciona benefícios tanto à empresa, quanto ao gestor. Afinal, a retenção de talentos favorece a excelência de processos e facilita a gestão de pessoas.

Cultura organizacional

Recrutamento e seleção mais ágeis e assertivos

Demissões e contratações sempre geram grandes custos. E existem custos tangíveis e intangíveis relacionados a isso. Dentre os custos tangíveis estão os financeiros, relacionados a rescisão. Por outro lado, temos os custos intangíveis, mas não menos críticos, como o tempo até preencher a vaga e o tempo para adaptação.

Dessa forma, com acesso aos dados proporcionados pela utilização de softwares, o recrutamento pode ser bastante agilizado. Imagine um processo de recrutamento e seleção, sem que o RH entenda, qual o perfil necessário para atender as expectativas da empresa? Possivelmente, isso aumentará os índices de turnover da organização.

Com ajuda de tecnologias, como um banco de dados prévio, a probabilidade de erro nessas contratações é menor e o prejuízo, consequentemente, também.  E isso se deve ao fato dessas tecnologias contarem com dados que permitem que a empresa saiba as habilidades necessárias para o cargo a ser preenchido.

Com um recrutamento mais assertivo, é possível reduzir de forma expressiva, o tempo de adaptação do seu novo talento.

Inclusive, se alguma pessoa se demite, o tempo para encontrar outro profissional é muito menor, já que há potenciais talentos disponíveis para ocupar a vaga. Ou seja, o uso de tecnologias no RH, beneficia também o plano de sucessão.

Melhora nas estratégias

Pensar em estratégias para melhorar o desempenho da empresa e cumprir metas é algo que, após a tecnologia, foi bastante descomplicado. A matriz de talentos, por exemplo, é um recurso muito utilizado por profissionais de RH para analisar o potencial de talento nas organizações. Para saber como aplicar a matriz em seu negócio, veja no link aqui.

Avalia-se os funcionários em duas dimensões: potencial e desempenho. A partir disso, é possível se conseguir uma espécie de gráfico com apresentações dos profissionais com melhores e piores performances, para que esses possam ser comparados uns aos outros.

Antigamente, os dados eram agrupados em planilhas do Excel de um modo complexo e sem muita exatidão. Afinal coletar esses dados era praticamente impossível diante o número de colaboradores da empresa.

Com a adoção de novas tecnologias, como softwares especializados em gestão de pessoas, a tomada de decisão da liderança se tornou muito mais assertiva. Isso porque ela deixou de ser subjetiva, para se tornar analítica.

Ou seja, fica fácil para a liderança, através de relatórios de desempenho, identificar quem precisa de treinamento, quem pode entrar para um programa de intercâmbio, ou quem merece uma promoção. Assim, ao mudar os colaboradores para uma área onde eles têm potencial de se destacar, terão maior produtividade, e com isso cria-se melhores estratégias.

Concluindo

Essas foram algumas melhorias que o uso de novas tecnologias proporcionou no modelo de gestão das empresas. Percebe-se que a adoção de ferramentas tecnológica promove um ambiente de inovação e otimização de processos. O que, para o clima organizacional, faz uma diferença significativa.

Certamente, a implantação de novas tecnologias influencia de forma bastante positiva os modelos de gestão das empresas. No entanto, não basta a implantação de novas ferramentas. É preciso fomentar dentro das organizações uma cultura de inovação, envolvendo colaboradores e liderança nas mudanças.

Para isso, é importante que tanto os gestores quanto os funcionários mantenham-se atualizados e procurem se adaptar a essas novidades. Em suma, o resultado disso só pode ser o sucesso do negócio e a satisfação da equipe.

Quer conhecer uma tecnologia capaz de transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Vem conhecer a SER! Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para gestão estratégica de pessoas, a SER tem a ferramenta ideal para o RH da sua empresa.

E se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas, não deixe de assinar nossa Newsletter. Tem sempre muita novidade por aqui. Você não pode ficar de fora!

Compartilhar este Artigo

Go to Top