4 filmes sobre RH que todo profissional da área deveria assistir!

2020-03-30T17:05:30-03:0031 October, 2017|Talent Management|

Quer aprender um pouco mais sobre o trabalho do RH por meio do cinema? Confira 4 filmes sobre RH que podem ajudá-lo nisso!

Para ser um bom profissional de RH é preciso estar sempre atualizado e buscar, constantemente, formas de melhorar seu desempenho e suas habilidades. Porém, engana-se quem acredita que a única forma de fazer isso é realizando cursos e treinamentos. Existe um jeito de aprender e entreter-se ao mesmo tempo: assistindo filmes sobre RH.

Por isso, separamos uma lista com 4 filmes imperdíveis para você aproveitar o tempo livre, enquanto se torna um profissional ainda mais competente. Confira!

1. Os Estagiários (2013)

Em “Os Estagiários”, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são dois vendedores de meia idade que, após serem demitidos, se arriscam em uma nova trajetória profissional. Eles participam do programa de seleção para estágio em uma das mais inovadoras empresas do mundo: a Google.

Nesse filme, o profissional de RH pode perceber a importância do processo seletivo e a relevância do estagiário para a organização. Mostra-se também que não existe idade para se arriscar e construir uma nova carreira. Todo trabalhador possui conhecimentos e talentos que devem ser identificados pelas empresas.

Além de tudo, as filmagens são feitas dentro da sede da Google, então o público consegue conhecer os bastidores dessa grande corporação.

People Analytics- entenda tudo sobre esta tendência

2. O Diabo Veste Prada (2006)

Baseado no livro de mesmo nome, em “O Diabo Veste Prada” vemos a jovem Andrea Sachs (Anne Hathaway) começar seu novo emprego na Runaway Magazine, uma das mais conceituadas revistas de moda da cidade de Nova York. Ela é contratada como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da empresa. Porém, descobre que trabalhar para a gestora não é uma tarefa fácil.

Nesse clássico, é possível fazer uma reflexão sobre como o trabalho impacta a vida pessoal. Ainda ensina que não existe emprego perfeito, pois sempre haverão acontecimentos e circunstâncias que causarão aborrecimentos no trabalho.

Por fim e, possivelmente, mais importante, o filme retrata como é fundamental para a empresa ter um bom clima organizacional. Afinal, fica evidente o quanto relações de conflito entre empregados podem ser prejudiciais para a companhia.

3. À Procura da Felicidade (2006)

Nessa comovente história, Chris Gardner (Will Smith) é um vendedor sem sucesso que consegue um estágio em uma grande empresa. Porém, ele é abandonado pela esposa e despejado do apartamento onde mora, tendo que conciliar seus problemas pessoais, a responsabilidade de ser pai de um garoto de cinco anos e sua vida profissional em busca de uma efetivação.

Esse é um dos principais filmes sobre RH, pois mostra que é preciso enxergar as pessoas como seres humanos e não apenas como ativos da empresa. Afinal, todos têm experiências que precisam ser consideradas pela empresa para entender o comportamento dos seus colaboradores, até mesmo para avaliar se o perfil deles está adequado a cultura da empresa.

Além disso, mostra como é importante se dedicar para alcançar seus objetivos e o valor que a organização precisa dar ao compromisso e à dedicação que os empregados têm por ela.

People Analytics- entenda tudo sobre esta tendência

4. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

No último filme da lista, Brad Pitt interpreta Billy Beane, o gerente do time de baseball Oakland Athletics, que precisa encarar o desafio de administrar a equipe com poucos recursos para competir contra times maiores. Para isso, ele tem que inovar e quebrar velhas tradições do esporte.

No filme está claro o verdadeiro conceito de inovação e como é importante monitorar o desempenho dos colaboradores para saber como utilizá-los da melhor forma possível dentro da empresa. Também se observa como o trabalho em equipe é fundamental e como é possível trabalhar com baixo orçamento. Uma ótima aula de administração e RH.

Agora você já tem ótimas opções de filmes sobre RH para aproveitar seu tempo livre. Então, que tal continuar investindo em seu conhecimento? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados às práticas de gestão de pessoas para ser um profissional ainda melhor.

Compartilhar este Artigo

Go to Top