6 Dicas para elaborar uma proposta de trabalho

2022-01-13T11:14:47-03:0013 janeiro, 2022|Melhores Práticas|

Saber elaborar uma proposta de trabalho atrativa é essencial para garantir o interesse de talentos estratégicos para a empresa. Acompanhe nesse artigo algumas dicas para a elaboração de uma proposta de trabalho.

Conquistar novos talentos para compor um time, é um grande desafio para o setor de recursos humanos. Principalmente, considerando que a competitividade do mercado de trabalho.

Nesse sentido, para garantir a atração de talentos com perfil compatível as vagas disponibilizadas pela empresa, o RH tem a responsabilidade de montar proposta de trabalhos que sejam assertivas e, claras e objetivas.

Certamente, quanto melhor elaborada uma proposta de trabalho, maior a chance de alcançar o perfil certo e contratar o talento mais bem preparado para assumir a vaga.

O desafio, nesse sentido, está exatamente na elaboração dessa proposta. Quais os requisitos principais? De que forma é possível elaborar a melhor proposta, sem que ela se torne extensa demais ou carente de informações?

Nesse artigo, queremos trazer para sua empresa 6 dicas de elaboração de propostas de trabalho, para auxiliar o setor de recursos humanos na atração e contratação de talentos de alta performance.

Quer conhecer nossas dicas? Acompanhe o artigo!

Qualidade e precisão

A garantia de sucesso de uma empresa está diretamente ligada à qualidade de seu time. Afinal, quanto mais bem preparada para os desafios a equipe estiver, maiores chances de tomadas de decisões assertivas e entrega de resultados exponenciais.

Certamente, programas de treinamento e desenvolvimento de talentos são primordiais para garantir que a equipe esteja preparada para lidar com os desafios diários. No entanto, a contratação de talentos precisa atender os perfis necessários para o desenvolvimento das atividades de determinado cargo.

Nesse sentido, quanto melhor elaborada a proposta de trabalho, maior precisão e melhor qualidade haverá na contratação de talentos.

Portanto, é preciso que o RH entenda que ações de retenção de talentos são primordiais para a manutenção da cultura organizacional e entrega de resultados exponenciais. Mas não são suficientes para garantir uma equipe de alta performance, se não houver um trabalho criterioso na descrição das ofertas de vagas.

Principalmente considerando a competitividade do mercado, a ausência de informações numa oferta de trabalho acaba permitindo que a empresa perca excelentes candidatos para a concorrência.

Por onde começar?

Uma proposta de trabalho pode ser o primeiro contato que o candidato terá com sua empresa. E, portanto, precisa ser considerada como um cartão de visitas para esses candidatos. Assim sendo, seguem algumas dicas para tornar essa proposta atrativa e assertiva!

1 – Quem é a sua empresa?

Como dissemos, a proposta de trabalho pode ser o primeiro contato do candidato com sua empresa. Portanto, utilize esse momento para apresentar a empresa e destacar os pontos positivos.

Só para exemplificar, o RH pode utilizar esse espaço para apresentar brevemente a missão, visão e valores da empresa, de forma que o candidato tenha a possibilidade de avaliar o alinhamento com esses valores.

No entanto, essa apresentação precisa ser breve, de forma que o candidato tenha as principais informações e a proposta de trabalho seja bem objetiva.

2 – Atenção ao plano de cargos e salários

Ao apresentar uma proposta de trabalho é muito importante que ela esteja alinhada ao plano de cargos e salários de sua empresa. Ou pelo menos, a proposta precisa ser vantajosa para ambos os lados.

Considerando a importância de ter excelentes profissionais na equipe, é preciso oferecer salários e benefícios competitivos, sem desconsiderar, no entanto, a realidade financeira da organização.

3 – Seja objetivo!

Uma boa proposta de trabalho é objetiva! Não adianta escrever longos textos, com detalhes sem grande relevância. Com certeza o candidato perderá o foco de atenção no meio do caminho.

Se atente para as informações mais importantes, que servirão para validar o perfil esperado para a vaga e organize as informações por ordem de importância.

Por falar nisso, é muito importante que ao elaborar uma proposta de trabalho o perfil esperado para aquela vaga esteja definido. Isso irá facilitar o trabalho do RH ao filtrar os candidatos, de acordo com as características necessárias aquele cargo.

Outro ponto importante é a apresentação dos diferenciais da vaga. Só para exemplificar, o RH pode apresentar alguns benefícios como a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido, dress code, ou a possibilidade de day off.

4 – Estabeleça um prazo

Toda proposta de trabalho deve ter um prazo de validade. Permitir que uma proposta fique em aberto por tempo indeterminado, além de atrasar o processo de contratação, dará uma imagem de falta de importância ou desvalorização.

Da mesma forma, prazos demasiadamente curtos, impedem que bons candidatos acabem não vendo ou tendo tempo hábil de se aplicar à vaga.

Em caso de proposta feita a um candidato específico, é preciso considerar o tempo necessário para que ele avalie a proposta e tenha uma tomada de decisão clara.

5 – Clareza é primordial

A relação entre um colaborador e a empresa precisa ser pautada na confiança. E esse é um vínculo construído desde o primeiro contato do candidato com a vaga. Portanto, nada de pegadinhas, informações incompletas ou mensagens ambíguas.

Quanto maior clareza tiver a proposta, maiores chances de o candidato optar pela vaga.

Portanto, tenha em mente quais informações são importantes para o candidato e prepare uma proposta considerando todos os pontos apresentados.

6 – Prepare-se para a contraproposta!

Dada a competitividade do mercado e a disputa pelos melhores talentos, esteja preparado para uma contraproposta. Para isso, tenha conhecimento da realidade do mercado, das ofertas da concorrência e se prepare para negociar.

No entanto, mantenha-se atento para não participar de um possível leilão profissional e acabar se desgastando ou desgastando o candidato nesse processo.

Concluindo

A proposta de trabalho pode ser considerada um convite para uma jornada de sucesso dentro da organização. A ideia é fortalecer a marca empregadora contanto um pouco das ações de employee experience e levando ao candidato as vantagens que sua empresa oferece.

A ideia dessa proposta é atrair talentos de alta performance e construir uma equipe de excelência.

Portanto, atente-se para cada dica apresentada e busque elaborar uma proposta que seja fiel aos ideais da empresa e valorize o candidato em questão. Ela deve ser objetiva, coerente e rica em detalhes que permitam ao candidato uma tomada de decisão segura em seu plano de carreira.

Gostou desse artigo? Quer mais dicas para incrementar a gestão de pessoas de sua empresa? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo para RH.

Aproveita para conhecer nossas soluções em gestão de pessoas e otimizar os processos do seu RH, permitindo com isso uma atuação mais estratégica na gestão do capital intelectual da sua empresa. Entre em contato conosco e conheça todos os detalhes da SER HCM.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo