A importância do recrutamento no sucesso do varejo

O recrutamento é a etapa que fará a sua loja crescer e vender cada vez mais!

Isso acontece porque um time de sucesso é feito de pessoas que estão engajadas no mesmo propósito.

Como está o processo de recrutamento da sua loja? Você tem dado a devida atenção a este processo?

O nosso time da Casting preparou este artigo com tudo o que nunca te contaram sobre o recrutamento e a sua importância no crescimento do varejo!

Portanto, continue a leitura deste artigo até o final!

Como o recrutamento ajuda no crescimento da loja

Você sabia que o sucesso da equipe e do varejo começa lá no recrutamento? Engana-se quem pensa que o sucesso está só nas vendas, na conversão e no final do processo. Esses pontos são muitos importantes para o crescimento da sua loja, porém, não basta pensar somente neles.

A estratégia deve começar bem antes, na base, e está, sim, relacionada com os vendedores, ou melhor, com os futuros vendedores.

Sendo assim, é lá, no recrutamento, que você vai conseguir um talento ou um colaborador com grande potencial para te ajudar a alavancar suas vendas. Por outro lado, quando você não se atenta a quem você está selecionando para ocupar a vaga, o seu negócio corre grande perigo!

Apesar da grande importância do recrutamento para o setor, ele não costuma ter a devida atenção que merece. Ainda que o varejo não necessite de tantos atributos técnicos, é importante contratar alguém que tenha o perfil do seu negócio e visão de futuro. Além de entender um pouco sobre como o setor funciona. Estas são dicas válidas para qualquer área e o varejo não é exceção.

Em outras palavras, você deve analisar as soft skills dos candidatos durante o processo de recrutamento para entender se o comportamento dele converge com os planos da sua loja. Esse “match” é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Benefícios de um processo de recrutamento bem feito

Talvez você esteja se perguntando “como assim o recrutamento também é parte do sucesso? Como encontro um talento no momento da entrevista?” Por estar acostumado a olhar sempre para as hard skills dos candidatos, você corre risco de contratar alguém que não dará tanto resultado a longo prazo. Logo, para evitar isso, você deve analisar também as soft skills de cada pessoa que estiver passando pelo processo de recrutamento da sua loja, ok?

Uma das primeiras e grandes vantagens dessa técnica é evitar a perda de receita por vários motivos, como, por exemplo, alto índice de turnover. Porém, antes de prosseguirmos na explicação dos benefícios, vamos te mostrar o que são esses termos que citamos acima.

Hard Skill

Antes de mais nada, saiba que a palavra “skill” significa habilidade em inglês. Ou seja, estamos falando das habilidades que um profissional apresenta durante o recrutamento. No caso das hard skills, estamos falando sobre as habilidades técnicas de uma pessoa, por exemplo, imagine que você precisa de um vendedor que tenha experiência em vendas por Whatsapp. Isso é uma hard skill!

Em outras palavras, a hard skills são aquelas capacidades técnicas que você consegue ver no currículo de uma pessoa durante o recrutamento.

Soft Skill

Muitos profissionais de RH analisam somente as hard skills durante o recrutamento. Porém, as soft skills estão se tornando mais valorizadas. Isso aconteceu, pois, o mercado passou a valorizar não apenas o que está escrito no currículo do candidato, mas começou a observar o seu comportamento também.

Nesse sentido, as soft skills se referem ao comportamento e habilidade psicossociais de um indivíduo. Por exemplo, imagine que você está analisando alguns candidatos em processo de recrutamento e que os candidatos se reúnam em grupos. Então, dentre os grupos, você percebe que existem pessoas que vão tomar a frente do projeto de delegar as ações para cada um, já outros são mais criativos e etc.

Já falamos aqui no blog sobre como evitar a alta rotatividade e, uma das dicas é, justamente, se atentar na hora da contratação do profissional.

Vamos, então, dar dicas baseadas na estratégia de grandes varejistas, como Walmart e Macy’s, e de profissionais de recursos e humanos. Isso para mostrar como o recrutamento – base da gestão de pessoas – pode colaborar como resultado final e com o sucesso do negócio!

Recrutando

1- Seja específico sobre a vaga e o perfil de funcionário que está procurando

Em primeiro lugar, apesar do varejo não ser um setor que exige um enorme currículo, com muitas formações técnicas, contratar alguém que já conheça o setor ou que seja um potencial talento é uma vantagem.

Quanto mais específico, mais candidatos certos você atrai. Além disso, é importante avaliar, ainda, a motivação e o empenho de cada um. Pois, algumas vezes, um grande profissional pode agregar menos do que um novato que busca aprendizado e crescimento.

Portanto, procure o perfil dos candidatos que passaram pelo recrutamento nas redes sociais profissionais. Visto que através dela, é possível identificar as hard skills e soft skills deles.

2- Conheça a fundo o candidato, mesmo antes de outras etapas

Isto vale para qualquer recrutador e de qualquer setor econômico. Seu candidato pode ter um currículo exemplar, parecer perfeito, mas, você conhece os hábitos dessa pessoa? Sabe se ele compartilha dos mesmos valores da empresa? Ou mesmo como ele se comporta no ambiente corporativo?

Conhecer o perfil do candidato que está no processo de recrutamento é fundamental para que você acerte na contratação, por exemplo, o que ele mais valoriza em uma empresa? Pergunte isso a ele.

Existem pessoas que são mais adeptas a empresas mais tradicionais, por outro lado, outros preferem trabalhar em startups. Em outras palavras, vá atrás de referências, avalie se as habilidades são verdadeiras e seja cauteloso para que não haja decepção depois.

3- Faça da sua empresa um local desejado para se trabalhar

Se sua empresa tem uma boa imagem, será desejada por muitas pessoas, e isso não é diferente no varejo. É importante valorizar os vendedores, dar oportunidades de crescimento, benefícios, treinamentos e muito mais. Por isso, busque utilizar estratégias de marketing de incentivo para que a sua equipe esteja sempre engajada com os objetivos que são estabelecidos por você e pela gestão da sua loja.

Tudo isso faz parte da cultura da empresa e atrai grandes talentos, ou seja, pessoas bem capacitadas e que querem estar ali para alcançar o sucesso em conjunto.

Retendo os talentos contratados

Não pense que depois do recrutamento, o trabalho de gestão termina. Ao contrário do que muitos pensam, gerir pessoas é um trabalho contínuo e exige muita dedicação e constância do profissional dessa área. Ou seja, após encontrar seu potencial talento, é importante mantê-lo!

Claro que uma boa seleção já faz com que o colaborador se identifique com a empresa e permaneça, mas, é importante ir além!

Por isso, realize ações, mesmo que pequenas, que façam com que o seu funcionário sinta pertencente a sua loja. Pode ser um voucher para restaurante ou um presente especial para o vendedor que atingiu a meta de vendas, por exemplo.

Assim, você consegue mostrar para o seu time que existem recompensas pelos resultados obtidos.

No começo do ano de 2017, grandes varejistas se reuniram no Retail’s Big Show, em Nova York, e elencaram os melhores métodos para reter talentos no varejo! Veja alguns deles aqui!

1- Treine! Treine muito, invista no talento!

Capacitar o colaborador é sinal de que você o valoriza e quer que ele também tenha sucesso. Há diversos tipos de treinamento, e já falamos sobre alguns aqui no blog, principalmente sobre o mobile learning, que é uma tendência para o varejo. A chamada geração Y, por exemplo, precisa constantemente de aprendizado. Isso os motiva.

Portanto, utilize os treinamentos para capacitar sempre a sua equipe de vendas, de forma que eles se sintam incentivados a entregar uma melhor performance.

2- Foque nas novas tecnologias para ajudar os vendedores

Em segundo lugar, aderir a novas tecnologias é empolgante e faz com que seus colaboradores busquem novos aprendizados e desenvolvam novos métodos para colaborar com o sucesso do negócio. Dê os equipamentos necessários, agregados ao conhecimento! Conheça aqui algumas novas tecnologias que estão ajudando o varejo a inovar cada vez mais!

Por exemplo, os aplicativos de celular são algo cada vez mais comuns dentro do varejo, portanto, aproveite esta grande oportunidade. Com isso, durante o recrutamento, escolha um profissional que seja capaz de usá-los corretamente para ajudar a sua loja a vender mais.

3- Mesmo com tecnologia, valorize o básico!

Vendedores tradicionais devem ter seu lugar no negócio. São eles que detém o maior conhecimento sobre como funciona aquele nicho e como negociar com fornecedores. Eles entendem do funcionamento de estoques e já conhecem os clientes. Nesse sentido, por já conhecerem os clientes, eles sabem como fechar uma venda sem a necessidade de oferecer desconto a todo momento.

São conhecimentos que nenhuma tecnologia saberá usar melhor, então, utilize isso ao seu favor para aumentar as suas vendas!

Resultados

Depois de aplicar todos esses métodos, qual será o resultado final? Por fim, a melhora no desempenho da equipe será nítida. Além disso, é importante olhar ao redor e perceber que a boa seleção e a retenção dos talentos ajuda muito mais do que o varejista pode imaginar. Portanto, analise bem os resultados que os novos talentos trouxeram para a sua loja e aplique o feedback de acordo com a performance deles.

Desenvolvimento da equipe

Após a seleção correta de candidatos, você terá uma equipe pronta para ajudar o negócio a decolar. Quando bem selecionados e orientados, os vendedores podem trabalhar melhor juntos, trocando conhecimento e dessa forma, se apoiando para crescer individualmente, como equipe e empresa.

Em outras palavras, a comunicação do seu time de vendas será muito mais eficiente, após um processo de recrutamento bem realizado. Isso acontece, pois, cada uma das pessoas que compõe a sua equipe terão a mesma visão e, esse é um fator muito importante para o crescimento de um negócio.

Redução de custos

Um processo de recrutamento malfeito causa perdas significativas a curto e a longo prazo.

A curto prazo podemos pensar no custo do próprio processo e as despesas com o desligamento de um vendedor que não teve uma boa performance. Entram aqui desde treinamentos até custos burocráticos.

A longo prazo, temos a perda de receita, pois, mesmo que os outros vendedores tentem, não conseguirão vender o que o outro vendia. E, até a contratação de um novo funcionário, essa receita ficará perdida. Isso também influencia no clima do ambiente de trabalho de forma bastante negativa. Dessa forma, foque em realizar o processo de recrutamento com bastante afinco e, após a contratação, utilize o ramp up para desenvolver o novo vendedor em pouco tempo.

Novos talentos

Com o tempo, e com uma boa equipe, o varejista também pode fazer um recrutamento interno.

Isso valoriza os colaboradores, evita a perda de talentos para outras empresas, ajuda no desenvolvimento do negócio, pois o funcionário já conhece os processos, e motiva as pessoas a sempre vestirem a camisa da empresa.

Dessa forma, você promoverá os vendedores mais capacitados se tornem gestores, contribuindo ainda mais para o crescimento da sua loja. Juntamente com isso, contratará mais pessoas, pois, o seu negócio crescerá, os clientes estarão cada vez mais fiéis e as vendas também aumentarão.

Criando um ciclo de sucesso

Com todas as dicas, é hora de colocar o trabalho em prática e mudar a cultura do seu varejo. O bom recrutamento traz benefícios tanto para o varejista, quanto para os colaboradores, por isso, deve ser mais valorizado e feito com cuidado como qualquer outro processo. Ainda assim, é necessário manter os talentos. Desta forma, você cria um ciclo de sucesso.

Portanto, agora que você aprendeu sobre a importância do recrutamento de sucesso no varejo, aplique essas dicas a partir de hoje na sua loja, combinado?

Nós queremos saber, você gostou desse artigo? Então, acompanhe o nosso blog para não perder nenhuma novidade sobre o universo do varejo e tudo o que você pode fazer para vender cada vez mais!

O nosso time está de olho em todas as tendências desse mercado. O nosso intuito é trazer, em primeira mão, tudo o que você precisa saber para que a sua loja cresça e prospere!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.