Como se comporta a Geração Millennials no ambiente de trabalho?

2021-06-29T12:34:04-03:0011 March, 2019|Gestão de Pessoas|

A geração Millennials tem características próprias, como os fortes valores morais e a alta ambição na carreira. É preciso conhecê-las para fazer uma boa gestão de pessoas.

Geração Millennials, também chamada de Geração Y, é um termo da sociologia usado para se referir às pessoas que nasceram entre a década de 1980 e o início da década de 1990. Esse foi um período de grandes avanços tecnológicos, além de globalização e maior crescimento econômico.

Como resultado, a geração Y conta com características próprias e que influenciam o expediente de trabalho. Então, gestor, se quiser atrair e reter talentos Millennials, é necessário entender suas crenças, comportamentos e prioridades.

Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre o tema e esclarecemos os principais comportamentos da Geração Millennials no ambiente de trabalho. Continue a leitura.

Ativismo social e ambiental

Profissionais da geração Y são mais conscientes. Para eles, da para associar a busca pragmática pelo lucro à atuação responsável, sem perdas em nenhum dos lados. Logo, são mais propensos a trabalhar em empresas que representam seus valores morais.

Ao estudar o assunto, a PwC descobriu que companhias com um forte senso de propósito são 5.3 vezes mais eficazes em reter profissionais Millennials. Do mesmo modo, boas práticas de responsabilidade social ajudam a atrair talentos e manter o engajamento.

Vontade de solucionar problemas

Uma característica interessante é a vontade de resolver problemas. Os Millennials são mais inventivos e dispostos a se arriscar no trabalho, por isso acabam inovando e gerando soluções fora do lugar-comum. É preciso reconhecer e usar essa habilidade.

Como nem sempre encontram a abertura necessária para solucionar problemas no local de trabalho, optam por abrir seus próprios negócios. Cerca de 60% dos jovens Millennials sonham em empreender. Para aproveitar esse comportamento e reter os maiores talentos, uma solução é incorporar práticas de intraempreendedorismo.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Compromisso com o crescimento contínuo

Se comparada às gerações anteriores, uma das características mais marcantes da geração Y é a vontade de crescer continuamente. Eles não querem ficar muito tempo no mesmo cargo e, caso isso aconteça, preferem buscar por novas oportunidades.

Os Millennials cresceram vendo seus pais passarem vários anos nos mesmos cargos, doando-se ao trabalho sem grandes salários ou perspectivas profissionais. Por causa disso, rejeitam o modelo tradicional de carreira. Querem crescer de maneira rápida e contínua. Para tanto, cabe ao RH elaborar bons planos de carreira.

Facilidade com as novas tecnologias

Boa parte dos profissionais Millennials cresceram em contato com o mundo digital, por isso possuem facilidade ao manusear e até criar novas tecnologias. A relação entre mundo real-digital é natural, e certamente influencia o comportamento no trabalho.

A geração Y passa cerca de 3,2 horas por dia só no smartphone, sem contar outros dispositivos conectados à internet. Portanto, cabe ao RH aproveitar essa paixão para atrair, engajar e reter talentos. Novas formas de trabalho, como o home office, podem ser um grande atrativo, visto que hoje quase tudo pode ser feito no mundo digital.

Enfim, algumas das principais características para conhecer melhor a geração Millennials. Assim, os gestores poderão criar um ambiente de trabalho que otimize as rotinas dessa nova geração. Além disso, poderão atirar, reter e engajar mais profissionais talentosos. No final, todos (empresa, RH e talento) podem ser beneficiados.

Agora que está por dentro do tema, que tal compartilhar suas experiências ou conhecimentos conosco? Deixe seu comentário.

Compartilhar este Artigo

Go to Top