Competências para liderança: desenvolvendo líderes inspiradores

2022-10-13T09:27:08-03:0017 August, 2018|Gestão de Pessoas|

Os líderes são os principais responsáveis pelo desenvolvimento e motivação da equipe. Acompanhe nesse artigo as principais competências para liderança e prepare seus líderes para inspirar uma equipe de alta performance.

Certamente, o papel do setor de recursos humanos na gestão de pessoas, inclui desde os processos burocráticos, à preparação da liderança para atuar na gestão dos times.

Esse talvez seja o papel mais sensível desse setor. Afinal, definidos processos, time contratado e treinado, cabe a liderança o acompanhamento dele. Para isso, torna-se necessário que a liderança esteja preparada para esse desafio.

De longe parece simples almejar um cargo de liderança e estar à frente da condução de uma equipe de trabalho. De perto, porém, é preciso entender que liderança precisa ser desenvolvida.

O ideal é que um líder se desenvolva em competências que agreguem valor à sua equipe e à organização. Parece vago dito assim né? A verdade é que além das competências técnicas, próprias da área de atuação desse líder, existem habilidades de gerenciamento de equipe que devem ser lapidadas, aprendidas e aprimoradas, para garantir uma liderança inspiradora.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar das principais competências para a liderança e de que forma a empresa ganha com a construção de habilidades de gerenciamento de pessoas. Com o intuito de garantir líderes eficientes e que inspirem a equipe à melhoria e crescimento contínuo, vamos te mostrar a importância de cada uma dessas competências.

Quer entender melhor?

Acompanhe com a gente!

Liderar não é…

Decerto todo mundo já ouviu uma história de um chefe mal-humorado, mandão e intransigente né? E é por isso que, primeiramente, queremos esclarecer do que se trata a liderança. E o clichê: liderar não é chefiar, cabe muito bem nesse momento.

Em geral, o chefe é aquele que ocupa uma posição hierárquica dentro da organização, superior a outros colaboradores. É o gerente de setor, coordenador de equipe ou até a diretoria. Não necessariamente, eles serão os líderes da equipe.

Portanto, liderar não é chefiar, mas conduzir. Liderar não é impor decisões, mas permitir a participação ativa dos colaboradores no desenvolvimento dos processos. Liderar não é ter uma postura de conhecimento total, mas permitir que novos conhecimentos sejam construídos no espaço de trabalho.

Liderança não está diretamente ligada à hierarquia. No entanto, é muito interessante que todo gerenciador de equipes, seja um líder. Afinal, liderança tem a ver com direcionamento, motivação, inspiração.

Sendo assim, um líder é aquele que, independente do cargo hierárquico, consegue conduzir a equipe rumo aos objetivos da organização. O líder é alguém em quem todos confiam, escutam e se inspiram em suas orientações para alcançar resultados.

Inclusive, as habilidades de liderança não servem somente à equipe. Um bom líder é capaz de usar suas habilidades para fazer a autogestão do seu trabalho, se tornando mais produtivo e eficiente.

Daí a importância de desenvolver competências para liderança em seus colaboradores e torná-los aptos a se adaptarem as mudanças do mercado.

As principais competências para liderança

As relações de trabalho têm sido profundamente impactadas pelas mudanças tecnológicas e sociais do mundo. Dessa forma, contar com uma liderança transformadora, é o diferencial que as empresas necessitam para se manterem competitivas no mercado.

Afinal, será a liderança a principal responsável pela motivação da equipe. E ainda, parceira do RH no acompanhamento dos processos e no desenvolvimento de uma gestão estratégica de pessoas.

Sendo assim, a liderança precisa estar preparada para as novas demandas do mercado de trabalho. Sobretudo, é preciso entender quais são as principais competências para liderança e a importância delas para a empresa e para o time.

1- Inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com o sentimento, automotivação, reconhecimento da emoção dos outros e ter habilidade nos relacionamentos interpessoais.

Essa é uma competência para liderança de extrema relevância, porque influencia a maneira como o líder administrará os conflitos, as mudanças e os imprevistos.

Em suma, líderes dotados de inteligência emocional são capazes de extrair os melhores resultados da equipe, sem, no entanto, sacrificar sua saúde mental. Isso se deve ao fato de a inteligência emocional ter como uma das principais características a empatia.

2- Inovação

Em um mundo de mudanças constantes, a inovação é uma competência para liderança que deve ser incentivada pela organização. Uma liderança inovadora é aquela capaz de se antecipar as tendências do mercado, respondendo com agilidade e assertividade a essas mudanças.

Líderes inovadores promovem a construção de novos conhecimentos, a partir da participação dos liderados. Com isso, a equipe tende a ser mais criativa, dotada de senso crítico e tomada de decisão assertiva.

3- Comunicação

Certamente, um dos comportamentos mais importantes de um líder é a capacidade de comunicação. Lembrando que comunicação não se trata somente de oratória e capacidade de transmitir mensagens.

Uma liderança dotada de uma comunicação eficaz é aquela capaz de se fazer entender em todos os níveis hierárquicos. Por um lado, isso envolve a fala, ao delegar tarefas, compartilhar seu conhecimento e fornecer feedbacks.

Por outro lado, envolve a escuta ativa, ao saber ouvir o seu liderado, buscando identificar seus sentimentos e encontrar possíveis soluções e inovações.

4- Influência

Das competências para liderança que melhor demonstram a capacidade do líder de inspirar a equipe, uma delas é a influência. Líderes inspiradores são capazes de influenciar a equipe através de uma postura humanizada, diplomática, flexível e versátil.

Sobretudo, a influência atrelada as habilidades de negociação e gestão de conflitos permitirá que o líder desenvolva a capacidade de adaptar seu estilo de liderança as diversas situações no ambiente organizacional.

5- Orientação Estratégica

Ter visão holística é essencial no planejamento de atividades, análise de cenários, realização de diagnósticos e definição de prioridades. Dessa forma, o líder orientado à estratégia da organização realiza desde o acompanhamento de execução, monitoria de resultados, antecipação de riscos e ajuste de rotas.

Em suma, o líder orientado à estratégia possui também o senso de coletividade. Com isso atua como agente de transformação, promovendo uma cultura de comprometimento e melhoria contínua.

Comunicação interna

6- Aprendizagem

Sem dúvida, uma das principais competências para liderança e a capacidade de aprender, desaprender e aprender de novo. Quando se trata de liderança, é preciso ter o entendimento que o processo de aprendizagem é contínuo.

Dessa forma, todo conhecimento é constantemente transformado. Sobretudo, para exercer uma liderança positiva e de desenvolvimento de pessoas, o líder deve se comprometer com o próprio desenvolvimento.

Dessa forma, uma excelente forma de promover essa competência é exercendo o lifelong learning, enriquecendo a equipe e a empresa de novos conhecimentos e habilidades.

Concluindo

Investir no desenvolvimento de competências para liderança é uma estratégia de sucesso para a empresa. Para isso, no entanto, é necessário que a empresa conte com um bom plano de gestão de desenvolvimento.

Dessa forma, é possível, através de avaliações de desempenho e competências, identificar as competências que a liderança já possui e quais precisam ser desenvolvidas.

Outra forma de desenvolver competências e habilidades na liderança é através do investimento da empresa em diversidade e inclusão. Existem habilidades que só podem ser desenvolvidas nas relações humanas que acontecem no espaço organizacional.

Em resumo, será o desenvolvimento dessas competências que colocação a liderança na rota de desenvolvimento, contribuindo com isso para a formação de um time de alta performance.

Quer começar hoje mesmo a investir no desenvolvimento de competências para liderança em seu time? Vem conhecer a SER! Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para gestão estratégica de pessoas, a SER pode te apoiar na gestão de desenvolvimento de sua empresa.

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

E se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre gestão de pessoas, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdo novos, diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Go to Top