Conheça as melhores práticas para aumentar a produtividade de colaboradores

2022-07-14T09:55:04-03:005 March, 2018|Gestão de Desempenho, Talent Management|

É a produtividade da equipe que assegura a entrega de resultados e o sucesso do negócio. Acompanhe nesse artigo algumas dicas para aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Com o intuito de aumentar a produtividade dos colaboradores, a empresa aumenta salários e oferece bônus por resultados. No entanto, logo surgem a desmotivação e o esgotamento emocional da equipe, e o único aumento percebido é na taxa de turnover.

Isso se deve ao fato do aumento salarial, apesar de muito esperado, não conseguir manter a motivação da equipe em crescimento. Afinal, o comum é que esse colaborador acabe adequando seus custos de vida ao novo salário e com isso, esteja desmotivado novamente em um curto espaço de tempo.

Dessa forma, podemos afirmar que o salário é um grande atrativo no mercado de trabalho. Mas sozinho, não tem fator motivacional suficiente para garantir o engajamento da equipe.

A boa notícia é que existem práticas corretas para aumentar consideravelmente a produtividade dos colaboradores, sem afetar sua qualidade de vida.

Sendo assim, separamos, no artigo de hoje, algumas das melhores práticas para que você possa implantar em sua empresa o quanto antes.

Quer entender bem como funciona? Acompanhe com a gente esse artigo.

A relação entre motivação e produtividade

Sim, motivação e produtividade estão diretamente ligadas.

Sendo assim, é possível que um colaborador esteja bastante motivado com suas atividades, mas produza pouco, considerando outras situações que possam impedir suas entregas. No entanto, um colaborador desmotivado, não terá sua produtividade aumentada, mesmo tendo todo o suporte necessário ao desenvolvimento de suas atividades.

Dessa forma, investir em ações que promovam a motivação dos colaboradores, acabam impactando no engajamento e consequentemente aumentando a produtividade da equipe.

E essa combo é a receita de sucesso no resultado da equipe!

Sendo assim, siga nossas dicas e garanta que as ações em gestão de pessoas possam aumentar a produtividade da sua equipe.

Invista em comunicação para aumentar a produtividade

Parece até clichê, mas não subestime o poder da comunicação dentro do âmbito organizacional. Os benefícios que essa prática traz são percebidos em muitos níveis pela equipe, já que ajuda, não somente a situá-los a respeito de como seu trabalho afeta a empresa no quadro geral, mas ainda os ajuda no desenvolvimento pessoal e nas relações interpessoais.

Por isso, em vez de inibir o diálogo, incentive-o. Para isso,  abra canais online de comunicação interna, promova mais reuniões informativas, ouça os colaboradores, e, acima de tudo, dê feedbacks constantes para a sua equipe.

O investimento da empresa em uma cultura de valorização do feedback é transformador. Além de propiciar um ambiente mais transparente, o feedback fortalece os vínculos de confiança entre a equipe e a empresa.

Além disso, a prática constante do feedback contribui para o amadurecimento da equipe. Já que é a partir dessas conversas, que o colaborador vai percebendo seus pontos de melhoria e investindo em seu desenvolvimento profissional.

Automatize processos

Não há nada pior do que realizar, diariamente, tarefas repetitivas, maçantes e que tomem um tempo precioso — que poderia ser utilizado com coisas mais importantes. Essa situação reduz a produtividade, pois deixa o funcionário desmotivado. Além de privar a empresa de resultados mais significativos.

Por esse motivo, é papel da gestão procurar meios de automatizar tarefas operacionais. Essa automatização permite que o colaborador tenha tempo hábil para trabalhar ideias e projetos, desenvolver sua criatividade, inovação, pensamento estratégico e se desenvolver profissionalmente.

Inclusive, que tal começar pelo RH? A contratação de uma ferramenta tecnológica coloca esse setor à frente e permite que os profissionais da área atuem de forma estratégica na gestão de pessoas.

Nossa dica é que você conheça a SER HCM, nossa solução em gestão estratégica de pessoas e otimize o setor de recursos de sua empresa. É só entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Trabalhe o clima organizacional

Ter um ambiente tranquilo e alegre faz maravilhas pela produtividade de qualquer equipe. Sendo assim, esteja sempre de olho na qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa.

Além disso, observe se todos têm as ferramentas necessárias para exercer seu trabalho sem estresse, como cadeiras confortáveis e bons computadores, por exemplo. Sobretudo, não negligencie pequenos conflitos, pois se não os solucionar logo no início, eles podem se tornar problemas reais para o clima organizacional, afetando a produtividade.

Dessa forma, invista em ferramentas que possam detectar como anda a satisfação de seus colaboradores em relação ao ambiente organizacional. A aplicação de uma pesquisa de clima, por exemplo, é uma excelente alternativa para entender como os colaboradores percebem o ambiente da empresa.

Implemente o marketing de incentivo

Aumento salarial e bônus por resultados já não são ferramentas de motivação tão eficazes como outrora, embora ainda válidas. Isso porque, cada vez mais, as pessoas procuram balancear o sucesso financeiro com a qualidade de vida. Com isso elas tendem a preferir ganhos mais pessoais, significativos e que tragam satisfação.

Visto isso, é interessante implementar um marketing de incentivo sob medida para a equipe. Essa é uma ação que busca oferecer as recompensas certas, valorizando os resultados, e fazendo cada colaborador se sentir impelido a melhorar seu desempenho de forma contínua.

Promova workshops e palestras liderados pela própria equipe

Um colaborador que retêm conhecimentos valiosos somente para si perde uma grande oportunidade de se desenvolver. Afinal, todo conhecimento precisa ser transformado e isso acontece a partir do compartilhamento desse conhecimento.

Portanto, quando um profissional se empenha em dividir o que aprendeu, além de ensinar, acaba lapidando seu próprio conhecimento e aprendendo algo em troca.

Sendo assim, é interessante conversar com seus colaboradores e promover palestras e workshops com os assuntos que cada um deles dominam. Esses são projetos que além de propiciar interação, promove o aumento saudável na capacitação de todos.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Permita que os gestores e líderes de cada setor também ministrem palestras. Afinal, conhecimento compartilhado agrega valor a toda a equipe, aumenta a sensação de que eles estão sempre crescendo profissionalmente e ajuda a melhorar sua produtividade.

E, claro, investir no aprendizado contínuo, promove um sentimento de valorização das pessoas e sinaliza que a empresa se importa com sua trajetória profissional. Daí, mais um passo em direção ao aumento de produtividade.

Conclusão

Podemos perceber através das dicas, que o maior fator de aumento da produtividade, é colocar o colaborador como foco da atuação do RH.

Sendo assim, é preciso que o setor de recursos humanos busque conhecer bem a equipe, entender as expectativas dessas pessoas e propor ações que façam o alinhamento dessas expectativas e as necessidades da organização.

Em suma, manter a equipe motivada, é o principal fator que gera engajamento e consequentemente, aumento da produtividade.

Nesse sentido, é preciso que a empresa invista do desenvolvimento do RH. Com isso, permitindo que ele esteja preparado para agir de maneira mais estratégica na gestão de pessoas.

E então, o que achou dessas práticas para aumentar a produtividade dos colaboradores? Pretende implementá-las em sua organização? Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

E se você gostou desse artigo e quer saber sobre gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa Newsletter. Toda semana tem os melhores conteúdos, diretamente na sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top