Descubra como identificar um funcionário de alta performance

2022-12-26T09:53:06-03:0015 May, 2019|Gestão de Pessoas|

Identificar um funcionário de alta performance é um processo importante e não basta analisar seus resultados. Ou seja, é preciso olhar mais fundo e conversar com as pessoas certas. Entenda no artigo!

Ter uma equipe de alta performance certamente é o desejo de toda liderança. Afinal, uma equipe de alta performance é formada por pessoas de alto comprometimento.

Bons funcionários são de grande valia à empresa e ao time de trabalho. Eles melhoram os processos diários, ajudam seus colegas de trabalho e por fim, alcançam as metas estabelecidas. Mas, a questão é: ao longo do expediente, como identificar um funcionário de alta performance?

Focar apenas nos resultados entregues não é uma boa estratégia. Afinal, um empregado que passa por cima de seus pares ou clientes para obter bons resultados (com trapaças, só para exemplificar), nunca será considerado como altamente produtivo. Portanto, é preciso olhar mais a fundo.

Para considerar o colaborador como um talento de alta performance é preciso analisar suas hard skills a partir da qualidade de suas entregas, e suas soft skills, em sua relação com seus pares.

Inclusive, as questões comportamentais são de grande impacto ao classificar o desempenho de seus talentos. Afinal, o trabalho em equipe é parte primordial para o alcance das metas e o sucesso do negócio.

Nos próximos tópicos, vamos te explicar como identificar um funcionário de alta performance e como a tecnologia pode ser uma grande aliada. Quer entender melhor como identificar os talentos mais promissores de sua empresa? Continue a leitura do artigo!

Comece contando com a ajuda da tecnologia

Quando falamos em gestão de talentos, a tecnologia pode agilizar todo o processo.

Afinal, a contratação de um bom software de RH permite que você aplique avaliações de desempenho, ofereça um feedback assertivo e realize a gestão do desempenho de seus talentos.

Além disso, esse tipo de ferramenta possibilita que as avaliações sejam feitas de forma digital e que os resultados sejam compartilhados com as partes interessadas. Também gera relatórios de desempenho dos empregados e times, facilitando a análise da alta performance.

Sendo assim, queremos te dar uma dica valiosa a respeito da tecnologia: escolha uma ferramenta que seja customizada às necessidades da sua empresa e permita que seus talentos sejam beneficiados com isso.

Inclusive, você sabia que a SER HCM possui um módulo de desempenho e desenvolvimento que permite não só a identificação de seus talentos de alta performance, como o acompanhamento dessa performance e o desenvolvimento de novas habilidades em sua equipe?

Contar com esse tipo de apoio faz toda a diferença na formação de uma equipe de alta performance. E para facilitar o trabalho da sua equipe de recursos humanos, a SER oferece na implantação dessa ferramenta, o atendimento high touch, com todo o suporte da nossa equipe de especialistas.

Quer conhecer melhor todas as funcionalidades dessa ferramenta de gestão estratégica de pessoas? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Mensure o alinhamento com os valores

Inegavelmente, analisar o fit cultural, é primordial. Portanto, é preciso realizar o alinhamento de valores de seus talentos, com os valores da empresa.

Sobretudo porque, bons profissionais contam com um perfil sintonizado ao negócio. Por outro lado, profissionais de baixo desempenho contam com crenças, hábitos e valores distintos.

Uma forma simples de encontrar seus talentos com melhor fit cultural, é, após a aplicação de uma análise desses valores, responder à seguinte questão: “de 0 a 10, qual o alinhamento com os valores da empresa?”.

Em seguida, busque sempre pelos profissionais mais engajados, com notas próximas ao 10.

Outra opção, é realizar o teste de perfil comportamental que considera características mais profundas. Aqui, você ainda pode contar com a tecnologia através da gamificação, por exemplo, para análise desses valores.

Monitore a entrega de resultados desejados

Profissionais de alta performance entregam mais resultados fora do lugar-comum que seus pares. Por isso, eles comumente são vistos como talentos ou estrelas dentro da firma. Nesse caso, a tarefa é muito simples: monitore os resultados entregues no expediente.

O colaborador tem alcançado as metas e os objetivos estabelecidos? Conta com um desempenho superior à média? Quais seus atuais indicadores-chave de desempenho? Esses e outros pontos podem ser monitorados para diagnosticar a entrega e, portanto, a performance do talento.

Para isso, conte com um contrato de metas e faça reuniões periódicas de acompanhamento e feedback. Realizar a gestão de desempenho de seus talentos é primordial para identificar os funcionários de alta performance e continuar a desenvolvê-los para alcançarem a excelência.

Converse com o superior imediato

O superior imediato costuma ter uma visão sistêmica e acertada dos seus subordinados. Ele pode indicar quais profissionais estão mais alinhados com os valores ou quais deles entregam os melhores resultados ao longo do expediente de trabalho.

No entanto, é preciso ter cuidado: algumas vezes, o superior tem uma visão distorcida da realidade, seja pela insatisfação com o subordinado, seja pelo “espírito paternalista”. Então, por segurança, é interessante realizar uma avaliação mais completa, em 360 graus, envolvendo outros atores.

Isso impedirá vieses pessoais e até permitirá o alinhamento das informações da liderança com a dos pares e até do próprio talento.

Proponha novos desafios

Uma excelente forma de identificar funcionários de alta performance é através da proposta de novos desafios.

Em geral, profissionais de excelência tendem a se envolver em novos projetos com maior engajamento e buscarem soluções inovadoras. Além de possuírem maior facilidade de conduzir novos projetos, mantendo o controle e o envolvimento de seus pares.

Inclusive, essa é uma excelente forma de analisar as habilidades comportamentais de seus talentos. Aqui, habilidades de negociação, liderança, inteligência emocional, entre outras, tendem a se destacar em relação aos outros profissionais.

Guia de Avaliação de Desempenho

Ofereça oportunidades de crescimento

Aqui está uma dica valiosa para identificar funcionários de alta performance: oferecendo oportunidades de crescimento! E esse crescimento não necessariamente, precisa ser através de promoções.

Funcionários de alta performance costumam valorizar o aprendizado contínuo, como forma de não estagnar em sua carreira profissional. Dessa forma, oferecer um ambiente de valorização do lifelong learning é uma das maneiras de identificar seus talentos mais promissores.

Construa um dossiê profissional de seus talentos

O dossiê profissional é uma oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de seus talentos. Nele é possível inserir todos os dados de seus profissionais que vão desde os dados de educação formal, até palestras, cursos e programas de desenvolvimento que eles participem.

Assim sendo, fica fácil identificar quais talentos tem investido no próprio crescimento e contribuído de forma significativa para o crescimento da empresa. O dossiê profissional ainda permite que o colaborador também acrescente informações a respeito de suas autoavaliações e investimentos feitos por ele mesmo em sua carreira.

Sendo assim é um documento rico de informações, que permite que a liderança tenha dados completos para identificar os profissionais de alta performance que fazem parte de sua equipe.

Retenha seus talentos

Como você pode observar, há diferentes estratégias para identificar um funcionário de alta performance. Comece analisando o alinhamento com os valores da empresa, verifique os resultados entregues, converse com o superior imediato e não deixe de adotar uma tecnologia de ponta. Logo, você obterá precisão na análise e definição do funcionário de alta performance.

No entanto, ter uma equipe formada por profissionais de excelência e altos índices de turnover é extremamente prejudicial para o sucesso do seu negócio.

Dessa forma, além de identificar seus melhores talentos, se empenhe em encantá-los e retê-los!

Para isso, invista em ações de employee experience. Pequenas mudanças no clima organizacional e nas ações de valorização e reconhecimento de seus talentos, podem fazer toda a diferença.

E aí? Gostou do nosso artigo e quer aprender mais conosco? Aproveite para nos seguir nas redes sociais — no LinkedIn e no Facebook — e acompanhar nosso trabalho. Vamos lá!

E se você quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo da gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos, diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

15 Comments

  1. […] modelo se baseia na categorização da performance dos colaboradores, com base em uma escala predeterminada. Por exemplo, se você usar uma pontuação […]

  2. […] engajamento dos funcionários faz a diferença em toda empresa. O envolvimento do time de colaboradores é um dos principais ativos de organizações que se destacam no mercado. Uma equipe que “vista a […]

  3. […] bom software de CRM em vendas deve apresentar, podemos destacar a mobilidade, o acompanhamento da performance de cada vendedor, o armazenamento na nuvem, entre […]

  4. […] bom software de CRM em vendas deve apresentar, podemos destacar a mobilidade, o acompanhamento da performance de cada vendedor, o armazenamento na nuvem, entre […]

  5. […] uma equipe engajada — em que cada colaborador sabe claramente o papel que deve que exercer e como o seu desempenho individual influencia a performance da organização, como um todo — é primordial para garantir eficiência […]

  6. […] ou seja, nos resultados e no desempenho dos colaboradores. O foco está na formação de um time de alto desempenho e de produtividade, sendo que os que se destacam são capazes de atingir posições de gestão e de liderança e, […]

  7. […] Se você quer saber mais sobre gestão de pessoas, confira o artigo que explica como identificar um funcionário de alta performance. […]

  8. […] reconhecimento ajuda a transformar seus atuais funcionários em promotores da marca, cria um sólido senso de justiça, promove uma percepção de bem-estar, […]

  9. […] primeiro lugar, é necessário que você consiga mensurar e identificar quais são os principais profissionais. Eles podem ser identificados através de análises que indiquem algumas […]

  10. […] importante que você adquira um excelente software de CRM em vendas, para acompanhar a performance dos […]

  11. tomaz augusto 16 de September de 2020 at 23:09 - Reply

    Ótima matéria. Colocando meu ponto de vista, afirmo que infelizmente muitas empresas não estão atentas a certos conhecimentos, o que vem prejudicar seriamente colaboradores bons.

    • SER 18 de September de 2020 at 10:46 - Reply

      Olá Tomaz, tudo bem?

      Sim, é uma área que tem muito à crescer.
      Já aproveita então e compartilha o link deste texto para que mais pessoas se atentem à esse ponto ;)

      Abraço!

  12. 5 dicas para fazer um PDI eficaz - SER 20 de April de 2022 at 10:53 - Reply

    […] preciso se atentar para alguns pontos importantes, de forma a tornar o PDI eficaz na formação de profissionais de alta performance. Para te ajudar separamos 5 super dicas. Dá uma […]

  13. 5 dicas para fazer um PDI eficaz - SER 20 de April de 2022 at 10:53 - Reply

    […] preciso se atentar para alguns pontos importantes, de forma a tornar o PDI eficaz na formação de profissionais de alta performance. Para te ajudar separamos 5 super dicas. Dá uma […]

  14. […] disso, o setor de recursos humanos precisa saber como  identificar os talentos.  A partir disso, redistribuir as funções na equipe de acordo com as habilidades e competências […]

Leave A Comment

Go to Top