Educação corporativa: transformando profissionais em talentos

2023-02-06T14:59:41-03:006 February, 2023|Não categorizado|

Investir na educação corporativa em sua empresa é uma excelente estratégia para aumentar a competividade dela no mercado. No artigo de hoje vamos falar do que se trata esse modelo de educação e as vantagens de implantá-la em sua empresa.

A gestão estratégica de pessoas, certamente é a maior aliada de qualquer empresa que busca resultados exponenciais no mercado em que atua. Isso porque, quando se fala em gestão de pessoas, o setor de recursos humanos precisa atuar em consonância com as mudanças do mercado, para tornar essa gestão realmente estratégica.

Sendo assim, acompanhar as transformações do mercado é primordial para garantir a antecipação das ações do RH, no que tange o capital humano da organização.

Dentre essas ações, existe uma que coloca a empresa em vantagem competitiva frente a concorrência: a educação corporativa.

Falar nesse modelo de educação é falar de uma cultura que preza a excelência e se empenha em desenvolver talentos.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar da educação corporativa e te dar dicas de como implementá-la em sua empresa.  Aqui você entenderá como ela é importante para transformar seus profissionais em talentos exponenciais.

Quer saber mais? Acompanhe esse artigo e entenda do que estamos falando.

Do que se trata educação corporativa?

É uma das ferramenta de gestão de desempenho das empresas. Ela compreende uma série de ações que buscam implantar uma cultura de aprendizado contínuo.

Em resumo, a educação corporativa visa o desenvolvimento de novos aprendizados que contribuirão para o crescimento profissional de seus talentos e consequentemente, para o crescimento da organização.

Certamente, uma das maiores vantagens da educação corporativa é que ela usa de diversas ferramentas que a empresa já possui, para garantir uma cultura de aprendizado contínuo.

Dentre essas ferramentas podemos apontar o PDI, só para exemplificar. Através da utilização da educação corporativa, é possível influenciar o engajamento de seus talentos nas ações planejadas no PDI deles.

No entanto, essa ferramenta não deve se basear somente no PDI. Pelo contrário.

Para garantir sua eficiência, a educação corporativa deve estar baseada nos objetivos que compõe o planejamento estratégico da organização.

Sendo assim, considerando as necessidades do mundo corporativo pós pandemia, a educação corporativa precisa estar alinhada aos pilares de:

  • Colaboração
  • Flexibilização e
  • Digitalização

Sim, o mundo pós pandemia é digital. Portanto, as iniciativas das empresas pensadas para a educação precisam ser digitais. E é nisso que se baseia nossa primeira dica.

Educação corporativa e tecnologia

Pensar nesse modelo de educação desvinculada da tecnologia, é simplesmente impossível num mundo online. A internet está em todos os lugares.

Com isso, o volume de informações que passam pelo ambiente corporativo todos os dias é incalculável.

Quando se fala em educação corporativa, é preciso que as empresas considerem duas importantes influências que a tecnologia e o mundo digital possuem nesse processo.

Por um lado está a utilização da tecnologia na implantação de processos de educação corporativa. Do outro lado está a utilização da tecnologia nos processos de gestão de desenvolvimento de seus talentos.

Mas calma! Não precisa achar que é tudo muito complexo. A gente vai te explicar direitinho como funciona.

1- Tecnologia de suporte

Vamos chamar assim, a tecnologia que sua empresa utilizará para realizar a gestão da educação corporativa.

Essa gestão é de extrema importância para a consolidação de uma cultura de aprendizado contínuo. No entanto, realizar essa gestão sem o apoio de um bom software de RH pode ser bastante dispendioso para sua equipe de recursos humanos.

Sendo assim, a contratação de um bom software de RH, faz toda a diferença em um cultura de melhoria contínua. Afinal, será essa tecnologia que permitirá o acompanhamento do desempenho de cada talento e a construção de uma cultura de valorização e reconhecimento.

Além disso, a implantação de uma ferramenta tecnológica permite que a empresa tenha maior controle sobre os processo de aprendizagem.

Nesse sentido, nossa sugestão é que você conheça a SER HCM, ferramenta desenvolvida pela SER, para apoiar a gestão estratégica de pessoas da sua empresa.

A SER HCM possui diversos módulos para automatização de processos do RH. Entre eles está o módulo de educação corporativa que permite o acompanhamento de treinamentos e desempenho de cada treinamento de sua equipe.

Com a SER HCM fica fácil implantar a educação corporativa e fazer a gestão de desempenho de seus colaboradores. Quer saber mais? Então corre aqui e fale com um dos nossos especialistas pra te contar tudo sobre essa solução em RH.

2 -Tecnologia nas ações

Em um mundo digital, as ações de aprendizagem precisam acompanhar essa tendência.

Dessa forma, a tecnologia se torna aliada da empresa na implantação de uma cultura de aprendizagem contínua.

Só para exemplificar, uma empresa que investe em canais digitais para treinamentos, facilita não só o acesso como também o engajamento de seus colaboradores.

Portanto, universidades corporativas e outras ações em e-learning, são excelentes formas de promover uma cultura de aprendizado contínuo, conforme é a proposta da educação corporativa.

Cultura organizacional

Educação corporativa como investimento

Outros dois pilares que a educação corporativa se apoia são a colaboração e a flexibilidade que o mundo exige.

Num ambiente de aprendizagem e melhoria contínua, as pessoas trabalham de forma colaborativa, compartilhada. O conhecimento é disseminado nas ações de trabalho, impactando a qualidade dos processos.

Além disso, é preciso flexibilizar as oportunidades e oferecer novas possibilidades e caminhos para os profissionais se desenvolverem.

Dessa forma, a educação corporativa possui maiores chances de sucesso, quando oferece ao time a oportunidade de se desenvolver profissionalmente alinhando as necessidades do negócio às mudanças do mercado.

Com isso, podemos afirmar que  é um investimento no aprimoramento das habilidades de seus talentos. Com esse aprimoramento, ela contribui para o alcance de resultados mais promissores para a empresa.

As vantagens?

São diversas.

Em um ambiente organizacional voltado para a aprendizagem, os colaboradores tendem a se posicionar de forma mais assertiva em suas tarefas.

Portanto, a educação corporativa promove aumento na produtividade de seus talentos. Além disso, ela impacta índices importantes no setor de recursos humanos, como a retenção de talentos.

Quando a empresa investe na educação corporativa sinaliza sua preocupação com o desenvolvimento dos seus talentos, gerando senso de pertencimento e maior motivação.

Concluindo

A educação corporativa traz diversas vantagens para a empresa e para os profissionais do time. No entanto, seu maior trunfo é transformar seus profissionais em talentos. Com a sua implantação é possível fomentar a formação de uma equipe de alta performance.

Inclusive, para as empresas que ainda enxergam a educação corporativa com anseio ou custo,  já dizia Henry Ford: “pior que treinar pessoas e elas saírem é não treinar e elas ficarem”.

E aí, gostou desse artigo? Que tal ficar por dentro dessa e de outras novidades sobre gestão estratégica de pessoas? Basta assinar nossa newsletter e você receberá toda semana nossos artigos em sua caixa de e-mails.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais. Por lá sempre rolam dicas valiosas para sua equipe de RH.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top