Endomarketing na gestão de pessoas: 4 benefícios para sua empresa!

2023-03-23T09:41:20-03:0015 July, 2019|Gestão de Pessoas|

O endomarketing é uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas que impacta a produtividade, o engajamento e a construção da imagem da instituição. Acompanhe neste artigo as vantagens de investir no endomarketing na sua empresa. 

Sabe aquela preocupação que um gestor tem com o conceito que o público fará da sua empresa? Onde em cada ação são avaliados os possíveis desdobramentos e como isso afetará a imagem institucional? Pois é preciso dar essa mesma atenção ao público interno da organização.

Você já deve ter ouvido que o primeiro cliente de qualquer empresa é o seu funcionário, certo? É exatamente nesse sentido que vem ganhando força o uso do endomarketing na gestão de pessoas.

Sendo assim, ele é um instrumento essencial para conscientizar a equipe sobre os valores e a missão da empresa, difundir a metodologia de trabalho e garantir a coesão da organização para atingir as metas.

O endomarketing é tão importante para a atração e retenção de talentos, que é um dos pilares do employer branding.

Inclusive, ele exige que RH e Marketing trabalhem em conjunto, na construção de ações que transformem a experiência do cliente interno da sua empresa.

Dessa forma, no artigo de hoje queremos te falar do que se trata o endomarketing, de que forma ele impacta a retenção de talentos na sua empresa e contribui para a construção do employer branding do seu negócio.

Quer entender como tudo isso funciona? Continue lendo e confira como o endomarketing pode gerar engajamento e aumento de produtividade!

Comece pela tecnologia

Certamente, pensar em ações de endomarketing exigem que sua equipe de gestão de pessoas, disponha de tempo para planejar cada ação.

Afinal, quando se trata de encantar o colaborador, é preciso garantir que as ações de endomarketing alcancem todo o público interno da empresa.

No entanto, o setor de recursos humanos possui processos críticos e operacionais de bastante complexidade para a gestão de pessoas. O que acaba impedindo maior disponibilidade para atuar de forma estratégica na gestão do capital humano da organização.

Dessa forma, uma das estratégias da empresa que pretende investir em employee experience através do endomarketing, é começar pelo setor de recursos humanos. Como?

Oferecendo a esse setor ferramentas que automatizam processos operacionais e permitam que os profissionais da área invistam tempo e energia nas ações estratégicas do setor.

Aqui, nossa dica é que você conheça a SER HCM, solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER para a sua empresa!

A SER HCM é uma tecnologia que permite a implantação de diversos processos operacionais, que fazem parte da gestão estratégica de pessoas, como avaliação de desempenho, pesquisa de clima, contrato de metas, só para exemplificar.

Ela permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Com isso, você inicia o processo de encantamento do cliente interno pelo setor responsável por promover o cuidado em todos as áreas da sua empresa!

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

O endomarketing na gestão de pessoas

De forma bastante resumida, o endomarketing é a ação conjunta do setor de recursos humanos e de marketing, com o intuito de focar no cliente interno da empresa. O objetivo do endomarketing é estudar os interesses, necessidades e desejo dos colaboradores e transformá-los em facilitadores que construam uma imagem da empresa e gere valor da marca para o mercado.

Certamente, ter uma equipe engajada — em que cada colaborador sabe claramente o papel que deve exercer e como o seu desempenho individual influencia a performance da organização, como um todo — é primordial para garantir eficiência e superar as expectativas.

Justamente por isso, o endomarketing traz eficácia aos processos internos. Ele é o responsável por compartilhar informações importantes, alinhar os objetivos dos funcionários e da empresa.

Além disso, o endomarketing demonstra uma preocupação em oferecer as melhores condições de trabalho a esses funcionários.

Em outras palavras, esse é um investimento que transforma um colaborador em um prospector da empresa.

Em suma, se você ainda não tem um plano de ação traçado para implementar o endomarketing na gestão de pessoas da sua organização, confira a seguir 4 dos principais benefícios que essa estratégia pode trazer!

  1. Eliminação de ruídos na comunicação

Certamente, a triangulação, a temida “rádio peão”, tende a ser um problema organizacional, com impacto bastante negativo na motivação das pessoas. E, em geral, ela está ligada  às falhas de comunicação na empresa.

Primeiramente, um canal eficiente de comunicação interna deve garantir a interação direta entre colaboradores e uma troca constante de informações, que dê unidade ao que está sendo divulgado e permita acesso direto aos materiais da empresa.

Com isso, os ruídos entre as equipes e processos são eliminados, possibilitando que as ações atinjam sempre o resultado esperado.

Além disso, uma comunicação clara e transparente permite a formação de vínculos de confiança, tornando o trabalho mais colaborativo e aumentando a produtividade.

Sendo assim, invista na comunicação assertiva e horizontal com seus colaboradores. Ofereça canais de comunicação, estabeleça uma cultura de valorização de feedback, prepare a liderança para a divulgação de informações importantes.

Com essas ações você mantém os seus talentos conscientes dos objetivos da empresa, de quais são os planos para alcançá-los e como eles podem contribuir para isso.

  1. Melhora do clima organizacional

Quando se tem uma boa política de atendimento ao público interno, a satisfação e a felicidade no trabalho aumentam, assim como o sentimento de pertencimento.

Os funcionários se sentem bem cuidados pela organização, o que melhora bastante o clima entre os colegas — até as cobranças se tornam incentivo.

Assim, o desempenho geral das equipes frente às dificuldades também crescem, mesmo em situações de pressão.

Com isso, o ambiente organizacional se torna confortável para os talentos que você já possui e atraente para aqueles que estão no mercado. Afinal, colaboradores satisfeitos se tornam promotores de sua marca, favorecendo a imagem da empresa no mercado.

  1. Retenção de talentos

Quando um colaborador tem o respaldo da instituição e uma comunicação horizontal com a direção, há muito mais espaço para o esclarecimento de dúvidas e questões que o estão incomodando, bem como sugestões de melhoria. Constrói-se uma relação transparente.

Empresas que criam esse tipo de relacionamento com os seus funcionários reduzem consideravelmente as chances de que eles deixem a companhia para se aventurar em outra organização por qualquer proposta nova. Afinal, o salário não é o único motivo que os mantém em seus cargos.

O alinhamento de valores, sentimento de pertencimento, o propósito com o trabalho são fatores de grande influência na retenção de talentos. E o endomarketing é capaz de influenciar esses fatores de forma bastante expressiva.

  1. Aumento de motivação

Ao ter uma visão positiva da empresa, o funcionário chega ao local de trabalho motivado. Um colaborador feliz, valorizado e satisfeito é mais produtivo.

Além disso, quanto maior senso de pertencimento à organização, menor procrastinação, maior comprometimento com suas atribuições, além de uma busca constante de melhoria em seu desempenho.

Podemos dizer com isso, que o endomarketing funciona como fator motivacional para sua equipe. Lembrando, claro, que parte dessa motivação é intrínseca, e depende do próprio colaborador.

No entanto, é possível que através das ações de endomarketing, seja possível estimular essa motivação intrínseca, impactando toda a experiência nas relações humanas dentro da sua empresa.

Concluindo

Por conta disso, o endomarketing na gestão de pessoas garante que os funcionários se tornem os primeiros a defender a companhia. Com isso, se tornam os principais promotores dela aos familiares, amigos e pessoas próximas.

Assim, a comunidade em torno da marca aumenta organicamente e de forma genuína, de dentro para fora.

Sobretudo, vale dizer também, que a melhora do relacionamento interno e os cuidados com o bem-estar da equipe são ativos muito importantes atualmente, pois se refletem na conquista de clientes e de respeito à instituição.

Em resumo, as relações de consumo passaram por diversas transformações nos últimos anos, e ser uma empresa responsável socialmente por seus talentos tem um impacto profundo no mercado.

Tudo isso, como vimos, valoriza o nome da empresa no mercado e, consequentemente, impacta positivamente os seus lucros!

Enfim, gostou da leitura? Agora que você entende melhor o papel do endomarketing na gestão de pessoas, que tal continuar se aprofundando no assunto? Confira também as principais vantagens dos treinamentos on-line e o papel dessa capacitação para os resultados da empresa!

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana temos conteúdos novos aqui no blog, que você recebe em primeira mão, na sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a Ser nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas que rolam pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

4 Comments

  1. […] precisa ter acesso às informações. Ações simples, como um jornal mural ou um e-mail marketing interno, já ajudam bastante, mas vá além. Separe uma parcela do orçamento para contratar um serviço de […]

  2. […] seja, oferecer benefícios além do salário contratual é uma excelente ação de endomarketing, que garante não só a satisfação, como a motivação, produtividade e retenção de seus […]

  3. […] de forma assertiva e eficiente. Sendo assim, a comunicação interna, através de ações de endomarketing, será usada para fortalecer o vínculo com seus colaboradores, criando o senso de […]

  4. […] assim, o setor de recursos humanos deve empenhar forças no desenvolvimento de ações de endomarketing, que trabalhem a conscientização dos […]

Leave A Comment

Go to Top