Entenda o que é gestão de pessoas e saiba como aplicar na empresa

2023-02-09T09:48:32-03:0027 September, 2018|Gestão de Pessoas|

A boa gestão de pessoas demanda conhecimentos e estratégias específicas, úteis ao sucesso da empresa e equipe de trabalho. Entenda agora o que é e como fazer gestão de pessoas!

Você sabe o que é gestão de pessoas? Via de regra, trata-se de uma prática cujo objetivo é alinhar as necessidades da empresa e as expectativas dos colaboradores. Esse alinhamento, por sua vez, visa promover o alcance de resultados-chave para empresa.

A principal diferença entre a gestão de pessoas e a antiga atuação do setor de recursos humanos está exatamente em sua nomenclatura: pessoas! Enquanto o antigo setor de recursos humanos/departamento pessoal, se encarregava de cumprir tarefas legais e burocráticas, a gestão de pessoas foca no colaborador.

Certamente, essa foi uma das maiores mudanças nas relações de trabalho nos últimos anos. Daí a importância de as empresas entenderem o que é e como aplicar a gestão de pessoas corretamente.

Existe uma série de práticas úteis a essa gestão, como o recrutamento e a seleção, a formulação de estratégias e, é claro, o uso de tecnologia. Quando bem-sucedida, a gestão de pessoas contribui para a criação de um negócio mais rentável e competitivo.

Sendo assim, neste post, reunimos uma série de informações sobre o assunto para mostrar a você o que é gestão de pessoas e quais são as principais práticas dessa estratégia. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Invista na tecnologia

Uma das melhores estratégias para realizar uma gestão de pessoas eficiente, é através da tecnologia.

Afinal, aqueles processos burocráticos que o RH fazia, continuam existindo. Atender as exigências legais ainda é uma responsabilidade do empregador. No entanto, esse trabalho, em grande parte pode ser automatizado.

Inclusive, a automatização de processos permite que sua equipe de RH disponha de tempo para atender as estratégias focadas em pessoas.

Além disso, a tecnologia permite a implantação de outros processos que fazem parte da gestão estratégica de pessoas, como avaliação de desempenho, pesquisa de clima, contrato de metas, entre outros.

Implantar tecnologia na gestão de pessoas de sua empresa é muito simples. Basta escolher um bom software de RH, que permita a integração de processos no setor.

Nossa dica aqui é que você conheça a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER.

A SER HCM permite que diversos processo do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Mantenha o foco no que é estratégico

Foi-se o tempo em que a gestão de pessoas se resumia a dinâmicas, jogos e reuniões esporádicas para motivar o time. Hoje, o setor de Recursos Humanos (RH) é um dos mais estratégicos para o sucesso de um negócio.

Uma boa estratégia de gestão se baseia na definição de onde você está e onde quer chegar. Defina também a melhor tática para que esse caminho seja percorrido. Nesse sentido, é preciso ter metas desafiadoras, como reduzir o turnover, o absenteísmo e o retrabalho.

Lembre-se que pensar estrategicamente exige mudança de cultura. Portanto, é preciso incentivar a equipe a transformar a forma de olhar para o capital intelectual da empresa.

Nesse sentido, promova um ambiente de comunicação transparente, valorização de feedback e permita que seus colaboradores participem ativamente da construção de novos processos.

Invista no recrutamento e na seleção de talentos

Outra tarefa crucial à gestão de pessoas é adquirir gente realmente competente, que entregue bons resultados e siga os valores da empresa. Isso é feito por meio do correto recrutamento e seleção (R&S), então é preciso ter atenção extra nessa etapa.

Em resumo, o R&S começa com a descrição do cargo e a definição das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) mínimas que o candidato deverá apresentar. Depois, segue-se a abertura da vaga e a triagem dos talentos mais bem preparados.

Ajustar seu funil de recrutamento permitirá que você alcance os talentos certos para as vagas disponíveis.  E serão esses talentos que formarão um time bem ajustado e de alta performance.

Incentive o trabalho em equipe

Pessoas são importantes, mas sozinhas podem fazer pouca coisa. Para que você conte com uma equipe forte, é preciso aprender a formar times multifuncionais, com habilidades complementares e um forte espírito de avanço. Desse modo, fica fácil alcançar os objetivos propostos.

Inclusive, é bom entender do que se trata uma equipe. Equipe é um grupo de pessoas que estabelecem um vínculo entre si. Dessa forma, as metas, as conquistas, as dificuldades e o sucesso são compartilhados.

Dessa forma, uma empresa que conta com uma equipe coesa, com maior senso de pertencimento e maior motivação, se torna mais competitiva no mercado.

Sendo assim, para incentivar o trabalho em equipe, invista em dinâmicas em grupo, momentos de lazer fora da empresa (como arvorismo ou happy hour, por exemplo).

Ofereça recompensas ao trabalho realizado com sucesso e melhore a comunicação interpessoal e intergrupal.

Desenvolva seus talentos

Além de incentivar o trabalho em equipe, para promover um ambiente colaborativo e de troca de aprendizados, lembre-se de traçar planos de desenvolvimento para seus talentos.

A gestão de pessoas precisa se preocupar com a jornada do profissional e com os rumos que essa jornada pode dar aos resultados do negócio.

Dessa forma, é preciso entender quem são seus talentos, suas principais habilidades e seus pontos de melhoria. E isso pode ser feito através de avaliações de competências.

Levantadas essas informações, proporcione um ambiente de aprendizado contínuo através de ações de lifelong learnig. Tenha em mente que uma cultura de melhoria contínua é capaz de levar sua empresa à desempenhos exponencias, por meio da formação de equipes de alta performance.

Reconheça, valorize e recompense

Muito se fala do salário emocional no trabalho. Mas poucas empresas entendem de fato do que se trata.

O salário emocional é o reconhecimento do valor de cada membro da sua equipe. É quando a empresa enxerga a importância e o impacto de cada entrega realizada.

Esse reconhecimento é primordial para sustentar a motivação extrínseca de seus talentos e manter em alta os índices de produtividade. Dessa forma, estabeleça pequenas comemorações a cada conquistas oferecendo feedback, reconhecimento público e inspirando outros colaboradores com isso.

No entanto, não se esqueça que a recompensa também precisa ser financeira. Oferecer salários, benefícios e bonificações competitivas são formas extremamente relevantes de reconhecer o valor de cada componente do seu time.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Inspire e cuide das pessoas de sua empresa

A gestão de pessoas para ser eficiente e gerar resultados, precisa estar focado em um pilar: o encantamento das pessoas.

Portanto, é necessário que as ações do setor de recursos humanos sejam inspiradoras. Para isso é necessário sair do convencional e oferecer para as pessoas possibilidades que abracem não só as expectativas, como também as necessidades.

E não se engane. Não se trata apenas de suas jornadas profissionais. A gestão de pessoas deve se preocupar em oferecer o melhor ambiente organizacional sim. Mas precisa entender quem é esse sujeito e como o trabalho impacta sua vida pessoal e social.

Para isso, ofereça oportunidades que extrapolem o espaço físico do trabalho. Só para exemplificar, programas de bem estar e saúde, ações de engajamento social e ambiental, programas extensivos à família, são excelentes formas de impactar seus talentos.

Desenvolva a liderança

Por fim, e não menos importante, a gestão de pessoas deve olhar atentamente para a liderança organizacional.

Cada líder precisa ser o ponto de apoio de sua equipe. E, para que isso aconteça, a liderança precisa estar pronta para lidar com a complexidade de cada colaborador.

Dessa forma, invista no desenvolvimento de habilidades que tornarão sua liderança inspiradora. Afinal, parte do desempenho da equipe vem da capacidade do líder de estabelecer vínculos de confiança entre a organização e os talentos.

Concluindo

Como você pôde observar, a gestão de pessoas está saindo do lugar comum e demanda uma atuação cada vez mais estratégica da empresa.

Dessa forma, toda empresa que pretende avançar no mercado e se manter competitiva, precisa ter foco nas pessoas e nos processos, tecnologias e resultados. Caso contrário, a prática de RH se tornará deficiente e pouco funcional ao negócio.

Certamente, as mudanças nas relações de trabalho continuarão a ocorrer ao longo do tempo. Com isso, as vivências no ambiente organizacional acompanham essas mudanças. A expectativa é que em escala crescente, a gestão de pessoas se torne a principal estratégia de negócio dentro do espaço organizacional.

Afinal, são as pessoas e sua infinitas possibilidades, que tornam possível o alcance de resultados.

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas, que tal entender melhor o perfil dos seus colaboradoresConheça 4 tipos de funcionários e saiba como lidar com eles!

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas e ficar por dentro das novidades da SER? Não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos, que você recebe em primeira mão, na sua caixa de e-mails.

E aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar de perto a evolução do RH.

Compartilhar este Artigo

Go to Top