Mindfulness: dicas para melhorar o desempenho profissional através da meditação

2021-02-11T16:28:32-03:0024 August, 2017|Talent Management|

A técnica de Mindfulness surge em uma época de mudanças. Inclusive na área de gestão de pessoas, onde descobrimos cada vez mais que falar sobre desempenho nas empresas vai muito a além de estratégias de treinamento, de motivação através de bonificações ou outras técnicas muito usadas há anos.

O modo de trabalho mudou, os colaboradores mudaram e com isso novas necessidades surgem. Sendo assim, o Mindfulness se difunde nas empresas a fim de suprir essas novas necessidades de uma forma diferente, através da meditação.

Tudo acontece ao mesmo tempo, estamos sempre fazendo múltiplas tarefas. Enquanto escrevemos um texto, pensamos também em outra atividade que deve ser entregue, ou se você precisará fazer compras, em uma pausa olhamos as novidades e já lembramos de outra obrigação e nunca temos total atenção em uma tarefa. E a técnica de meditação busca recuperar essa prática.

Mas vamos explicar passo a passo o que é o mindfulness, a importância dele nas empresas hoje em dia e como você pode começar a aplicar a técnica já no seu local de trabalho abaixo. Conheça também outras formas de melhorar o desempenho da sua equipe e saiba qual funciona melhor na sua empresa.

O que é exatamente mindfulness

A técnica mindfulness se vale de conceitos advindos do budismo, porém, no fim da década de 1970, ao ser utilizada como terapia clínica no tratamento de pacientes na escola médica da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, por Jon Kabat-Zinn, professor emérito da instituição, alguns princípios foram adaptados para que o viés religioso fosse atenuado e, assim, pudesse ser praticado por todos, independentemente da religião e crença individual.

O mindfulness busca colocar aquele que prática em um estado de atenção plena. Ou seja, tirar o indivíduo do piloto automático, algo tão comum nos tempos modernos, de múltiplas tarefas e bombardeio tecnológico.

Aquele que aplica esse método em seu cotidiano alcança um estado mental de controle e capacidade de maior concentração nas atividades, vivências e sensações do tempo presente. Certamente, dentre as muitas conquistas, fruto desse exercício diário, está o aumento de produtividade, da criatividade, uma melhora da memória e no encontro das respostas/soluções para diferentes situações.

Alguns minutos por dia, de 5 a 20, não mais do que isso, já são suficientes para a prática dessa técnica. O praticante dever se concentrar em algo, por exemplo, sua respiração, batimentos cardíacos ou, até mesmo, um objeto.  Assim, quando perceber que está deixando outro pensamento entrar em sua mente e não está mais concentrado no item que escolheu como ponto focal, não se julgue, apenas tente suavemente retomar sua atenção aquilo que escolheu no início. Assim, em pouco tempo, o praticante começará a colher frutos desse exercício diário.

Como estão aplicando mindfulness nas empresas

Atualmente, muitas empresas veem oferecendo a prática de mindfulness para seus colaboradores, uma vez que, os resultados colhidos, são promissores para os ambientes empresariais. Equipes mais motivadas, focadas, criativas e em sintonia, esses são alguns dos efeitos observados após a implementação da técnica de mindfulness no ambiente de trabalho.

Gestão de Desempenho

Gigantes do mundo empresarial, como Google e Facebook, já aderiram à técnica. No primeiro caso, desde 2007, exercícios de mindfulness são realizados antes das reuniões e do curso “Procure dentro de você”.

Já no Facebook, aulas de meditação são oferecidas aos funcionários. Anualmente, Mark Zuckerberg, se reúne com outros fundadores de companhias de tecnologia, na conferência Wisdow 2.0, na qual especialistas discutem os benefícios da meditação na era digital. Outros exemplos são: Adobe, Target, Ford, Aetna e Green Mountain Coffee, dentre outras.

Por que as empresas buscam mindfulness?

Para os líderes, a técnica que cria um distanciamento dos pensamentos ajuda a trazer equilíbrio e com isso um ambiente de trabalho melhor, porque o líder é o grande responsável por parte do clima da empresa. Um líder que é inconstante, cheio de inseguranças, passa isso para a equipe e as coisas tendem a dar errado.

Para os colaboradores, é uma ótima forma de manter o foco e aprender a lidar com as distrações diárias que surgem ao longo do dia e podem atrasar o trabalho e torna-lo menos produtivo. Um estudo de Harvard, publicado em 2010, mostra que, de todo o tempo que permanecemos acordados, quase a metade dele (47%) é gasto com a mente no “mundo da Lua”. Ficamos dispersos.

Além disso, a meditação ajuda a dividir os grandes problemas em pequenas partes. O que ensina muito sobre processos e sobre dar pequenos passos cautelosos para a resolução de alguém problema, sem agir impulsivamente.

O que é exatamente

Para a implementação da prática de mindfulness em seu negócio, certamente, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração, são eles: Tornar o exercício um hábito; decidir uma periodicidade e a frequência para à pratica da atividade; além disso, é preciso convencer os superiores dos benefícios que algo assim acarretará para o grupo como um todo. Iniciar com grupos pequenos e deixar como algo não mandatório ajuda na familiarização por parte dos colaboradores e cria a sensação de interesse curiosidade.

Como praticar:

O ambiente deve ser confortável e com espaço adequado para todos os praticantes da meditação. Livre de distrações (ruídos e objetos que remetem ao trabalho podem atrapalhar).  Se possível, o espaço deve conter elementos que remetem à natureza, pois ajudam a acalmar a mente e a focar-se no momento presente.

  • Sente-se de maneira confortável;
  • Inspire e expire, normalmente, sentindo e percebendo o trajeto do ar;
  • Dê um ritmo a sua respiração. Contando: 2 tempos para inspirar, 2 tempos retendo o ar nos pulmões, 2 tempos para expirar e 2 tempos com o pulmão vazio.
  • O importante é focar na sua respiração e sentir a energia vital fluir em você.
  • Se, durante a sua prática, aparecerem pensamentos, deixe-os passar e concentre-se na sua respiração.

Para conhecer outras formas de impulsionar o desempenho da sua equipe, se inscreva no nosso blog.  Receba toda semana artigos sobre gestão de pessoas e técnicas para melhorar a performance dos colaboradores na empresa.

Compartilhar este Artigo

Go to Top