O desafio da retenção de talentos

2023-05-25T15:54:22-03:0025 May, 2023|Não categorizado|

A retenção de talentos é um dos maiores desafios para a liderança das empresas. No artigo de hoje vamos te contar os principais desafios e como sua empresa pode supera-los. Acompanhe com a gente!

A gestão estratégica de pessoas envolve uma série de ações do setor de recursos humanos, que visam, em suma, o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Afinal, o sucesso de um negócio está diretamente ligado aos resultados que são realizados pelas pessoas que compõe o time. Ou seja, por maior que seja o investimento tecnológico dentro de uma empresa, são as pessoas que tornarão possível o alcance de objetivos.

Claro, investimento tecnológico é primordial para o desenvolvimento de um negócio. Em tempos de transformação digital, a automatização de operações propicia um ambiente de inovação e otimização de processos.

No entanto, são as pessoas que tornarão possível a análise crítica de fatores que podem influenciar o resultado esperado. Cognição e emoção ainda não podem ser substituídas pelas máquinas.

Dessa forma, ter um time composto por talentos de alta performance é a preocupação tanto da liderança quanto do time de RH. Para que essa preocupação possa ser sanada, ações de fortalecimento da marca empregadora são primordiais para a atração de talentos no mercado.

No entanto, não são suficientes para mantê-los na organização. A retenção de talentos exige atenção em outros aspectos que são primordiais para isso.

Quer saber mais? Vem com a gente descobrir os desafios da retenção de talentos e saber como superar cada um deles.

Invista em tecnologia

Certamente, um dos maiores desafios da equipe de RH na retenção de talentos é dispor de tempo para formular ações voltadas para isso.

Em geral, esse é um setor com alta demanda de atividades. Além das questões burocráticas que atravessam a gestão de pessoas, o RH é responsável por atividades relacionadas a todos os setores da empresa.

Em suma, onde tem pessoas, tem ali uma atuação do setor de recursos humanos.

Dessa forma, uma das maneiras de permitir que a equipe de RH tenha disponibilidade para atuar na gestão estratégica de pessoas, é através do investimento em tecnologias que permitam a automatização de processos do setor.

A adoção de tecnologias no setor de recursos humanos, contribui todos os dias para que os profissionais da área estejam mais próximos das pessoas. Com isso, podem acompanhar de perto o desenvolvimento de cada talento e propor ações personalizadas às necessidades da equipe.

Dessa forma, a contratação de um software de RH é primordial para otimizar a ação do setor.

Pensando nisso, nós temos uma dica para você!

Nossa dica aqui é que você conheça a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER.

A SER HCM permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Com a implantação da SER HCM, sua equipe de RH estará disponível para vencer os desafios da retenção de talentos.

E olha só os desafios

A retenção de talentos é um desafio significativo enfrentado por muitas organizações em todo o mundo. Primeiramente, é preciso destacar a competição por talentos que é intensa. Consequentemente, isso torna mais difícil manter profissionais talentosos.

No entanto, esse não é o único desafio.

  1. Competição no mercado de trabalho

À medida que a economia cresce e novas empresas surgem, a competição por talentos também cresce. Há alguns anos, quando os profissionais buscavam estabilidade, a competição era menos acirrada. Com as mudanças no mercado e nas relações de trabalho, os profissionais têm mais opções de emprego e podem facilmente mudar de empregador se receberem uma oferta melhor.

  1. Falta de desenvolvimento profissional

Conforme o mercado foi mudando, os profissionais passaram a buscar oportunidades dentro das organizações em que trabalham. Dessa forma, eles buscam constantemente o crescimento e o desenvolvimento em suas carreiras.

Se uma empresa não oferece oportunidades de desenvolvimento, como treinamento, programas de liderança e mentoria, eles podem ficar desmotivados e buscar oportunidades em outros lugares.

  1. Falta de reconhecimento e feedback

Respeito, reconhecimento e recompensa. Esse conjunto de 3 R’s se tornaram primordial no espaço de trabalho.

Dessa forma, os profissionais desejam reconhecimento por seu trabalho e receber feedback regular sobre seu desempenho. Se a empresa não oferecer um ambiente de trabalho que incentive o feedback contínuo e o reconhecimento, pode levar a uma falta de motivação e baixa satisfação no trabalho.

Consequentemente, a retenção de talentos fica comprometida e os índices de turnover se elevam.

  1. Cultura organizacional tóxica

Uma cultura organizacional tóxica pode levar à insatisfação dos colaboradores e às altas taxas de rotatividade.

As pessoas desejam trabalhar em um ambiente positivo, onde se sintam valorizadas e apoiadas. Cada vez mais relações transparentes, liderança empática e inspiradora são fortes aliadas do setor de recursos humanos na retenção de talentos.

Dessa forma, o alinhamento de valores entre a empresa e seus colaboradores é uma importante ação para propiciar um ambiente harmonioso.

  1. Problemas de remuneração e benefícios

Uma das principais razões pelas quais os profissionais mudam de emprego é para obter um salário ou benefícios melhores. Se a empresa não oferece uma remuneração e benefícios competitivos, pode ser difícil reter funcionários talentosos.

No entanto, não basta oferecer benefícios aleatórios. É preciso oferecer opção de escolha ou conhecer o perfil de seus colaboradores a ponto de oferecer benefícios que façam sentido para a necessidade e expectativas deles.

  1. Falta de propósito

Por fim, e não menos importante, o trabalho deixou de ser simplesmente uma fonte de sustento. Os profissionais buscam no trabalho, um propósito.

Dessa forma, empresas engajadas em questões sociais ou em pautas como o ESG tendem a oferecer um propósito para seus colaboradores.

Além disso, é preciso deixar claro para seus talentos o propósito deles para a organização. Ter clareza de processos, metas e objetivos.

Concluindo

Os desafios da retenção de talentos passam pela forma como a empresa se comunica com seus colaboradores.

Inclusive, essa comunicação é primordial para resolver quase todos os problemas que surgem no espaço organizacional. Para superar cada desafio, a empresas precisa adotar uma abordagem proativa.

Dessa abordagem depende a retenção de talentos. Isso pode incluir o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva, a criação de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, a oferta de benefícios e benefícios competitivos e a implementação de programas de feedback e reconhecimento.

Em suma, cabe ao setor de recursos humanos, junto com a alta liderança propor ações para um planejamento estratégico de pessoas que seja eficaz. Os esforços, valem a pena!

E aí? Qual desses desafios tem surgido no ambiente da sua empresa? Conta pra gente aqui nos comentários.

Aproveite para assinar a newsletter da SER e ficar por dentro de outros assuntos relacionados a gestão estratégica de pessoas.

Enfim, lá nas redes sociais rolam muitas dicas para seu RH. Então aproveite para seguir a SER no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top