SER HCM: O papel da tecnologia na retenção de profissionais

2022-05-02T10:02:46-03:003 August, 2012|Casos de Sucessos, Tecnologia para RH|

Entenda como a SER HCM pode ser a principal parceira do RH e contribuir para uma estratégia sólida de retenção de profissionais nas empresas.

Em um momento de tanta volatilidade no mercado, as estratégias de retenção e valorização são fundamentais para que as empresas não percam seus principais talentos. As mudanças que vem ocorrendo na forma de ver e fazer o trabalho, tem transformado as relações entre empresas e colaboradores.

Ao longo dos últimos anos, muita coisa deixou de fazer sentido para o trabalhador e o fez repensar sua trajetória profissional. Exemplo disso, é a estabilidade, que foi substituída pela oportunidade de crescimento. Durante muitos anos, diversos profissionais sonhavam com uma carreira de estabilidade e segurança, em detrimento de ganhos financeiros e crescimento profissional.

Por outro lado, alguns profissionais buscavam crescimento vertical e posto de chefia, ao passo que hoje, crescimento horizontal e participação na tomada de decisão são diferenciais no trabalho.

Certamente algumas posições continuam fazendo parte do sonho de alguns profissionais. Mas as novas gerações desafiaram a estabilidade e a segurança, na busca por qualidade de vida, oportunidade de crescimento e um trabalho que faça sentido.

Dessa forma, o setor de recursos humanos precisou se adaptar a essa busca, e as empresas passaram a se preocupar com a oferta de possibilidades, que vão além da simples vaga de emprego.

O que poderia ser apenas uma simples transformação no ambiente organizacional, se tornou em um desafio. Como atrair talentos no mercado e mais que isso, de que forma a empresa pode trabalhar a retenção de profissionais, dada a volatilidade do mercado de trabalho?

As respostas são inúmeras e as possibilidades também. No artigo de hoje, queremos falar da maior aliada do RH na retenção de profissionais: a tecnologia. Mais precisamente, queremos te apresentar a SER HCM e suas possibilidades.

A tecnologia no RH e suas possibilidades

O movimento de globalização abriu fronteiras por todos os lados. Seja no mercado de importação e exportação, na troca de conhecimentos ou nas relações de trabalho. E tudo isso só foi possível através da tecnologia e da internet.

No espaço organizacional, a tecnologia proporcionou a transformação das relações de trabalho e do colaborador com suas atividades. A criação de softwares de RH permite que a gestão de pessoas se mantenha na vanguarda do mercado, oferecendo à liderança novas possibilidades de encantar e reter seus colaboradores.

No entanto, não se trata simplesmente da implantação de um software que facilite o acesso as informações sobre o capital humano da organização. Mas sim, de todas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer na gestão de pessoas.

Só para exemplificar, a SER possui diversas soluções voltadas à gestão do Capital Humano, que contribuem para que as empresas de diferentes segmentos desenvolvam programas de capacitação, valorização e retenção de talentos.

A plataforma SER HCM contempla o treinamento, a gestão e a estratégia dos recursos humanos, com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos profissionais e seu desempenho na organização.

SER HCM: tecnologia na prática

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo. A oferta de oportunidades e benefícios tem despertado os gestores de grandes empresas para o risco de perderem seus melhores profissionais.

Dessa forma, é preciso garantir que a liderança tenha em mãos informações históricas de cada funcionário e conheça profundamente sua equipe. Assim sendo, as soluções da SER HCM auxiliam o gestor de RH em tarefas que são vitais: saber quem são os talentos que devem ser retidos, ter políticas de liderança que deem autonomia aos principais gestores, entender com clareza quais são os pontos fortes e pontos de melhoria da equipe.

Para entender melhor, conheça cada uma das possibilidades da SER HCM.

1 – Desempenho e desenvolvimento

Em primeiro lugar, avaliar o desempenho da equipe e planejar seu desenvolvimento é primordial para a formação de uma equipe de alta performance e para a retenção de profissionais exponenciais. Dessa forma, a plataforma SER HCM permite processos de avaliação de competências e desempenho, mensuração de dados, feedback e plano de desenvolvimento para a equipe.

Conforme falamos acima, a busca por maiores condições de crescimento e novas possibilidades na carreira, tem movimentado o mercado de trabalho. Dessa forma, larga na frente a empresa que oferece um espaço de aprendizado e crescimento contínuo.

2 – Planejamento estratégico

Planejar os próximos passos para o crescimento da equipe é a melhor estratégia para garantir a longevidade do negócio. Sendo assim, uma das soluções disponíveis na SER HCM é a implantação de processos de gestão de crescimento corporativo, plano de sucessão e organograma corporativo.

Ter processos claros de progressão de carreira e metas e objetivos bem divulgados, propicia uma cultura de transparência, aumenta o engajamento e permite a retenção de profissionais na empresa.

3 – Remuneração

Apesar do ambiente organizacional ser um dos maiores fatores de engajamento e retenção de talentos, a remuneração é um assunto de extrema relevância. Ofertar remuneração compatível com o mercado e com as entregas de cada colaborador, precisa ser um valor para as empresas.

Dessa forma, a SER HCM oferece a implantação de funcionalidades como planejamento de cargos, salários, cálculos de remuneração variável e gestão de movimentação salarial.

4 – Educação corporativa

Não basta promover a retenção de profissionais. É preciso garantir que esses profissionais estejam em constante desenvolvimento e performem com excelência. Nesse sentido, é possível contar com a tecnologia da SER nos processos de treinamento, desenvolvimento de talentos.

5 – Dossiê Profissional

O que coloca o RH na frente na formação de equipes de talentos e retenção de profissionais de exponenciais é o conhecimento que ele tem sobre essa equipe. Dessa forma, o dossiê profissional é uma oportunidade de acompanhar a trajetória do colaborador, permitindo com isso processos de promoção e readequação salarial mais eficientes e justos.

6 – Pesquisa de clima

Quem quer trabalhar em um ambiente abusivo ou tóxico? Ninguém né? Aqui na SER valorizamos tanto o ambiente organizacional saudável, que levamos para nossa plataforma essa preocupação. Através da pesquisa de clima é possível que o RH identifique os pontos críticos do ambiente organizacional e proponha ações efetivas para proporcionar uma experiência incrível durante a jornada profissional de seus colaboradores.

Em resumo, essas são apenas algumas possibilidades que a SER HCM tem para proporcionar ao RH a melhor atuação na gestão de pessoas e retenção de profissionais. Com certeza, vale a pena entrar em contato com a nossa equipe e conhecer todas as funcionalidades dessa ferramenta tecnológica.

E quem é a SER?

Fundada em 1994, a SER é uma empresa brasileira especializada em tecnologia da informação para a gestão da capital humano.  Com mais de 27 anos de experiência, as soluções da SER já foram utilizadas para gerir o desempenho de mais de 200 mil profissionais, garantindo uma avaliação clara e uma estratégia de remuneração mais justa.

Por fim, a plataforma SER HCM auxilia os profissionais de RH a gerir o capital intelectual da corporação visando a descoberta, valorização e retenção dos talentos com inteligência, simplicidade e flexibilidade. Suas ferramentas possibilitam à área de Recursos Humanos ter dados precisos sobre cada colaborador e desenvolver políticas sólidas de Gestão Estratégica de Pessoas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a SER e entendeu como a SER HCM pode ajudar o seu RH na retenção de profissionais de alta performance? Então aproveite pra assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades em gestão de pessoas. Toda semana tem conteúdos novos e fantásticos diretamente em seu e-mail.

E não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top