Soluções criativas na gestão que ajudam a aumentar as vendas

A gestão de pessoas no varejo exige soluções criativas para manter a equipe motivada, logo, as vendas fluindo de forma positiva. Hoje já temos recursos e pesquisas que nos mostram formas diferentes de levar esse incentivo à sua equipe. Soluções que exigem do gestor ousadia e coragem na hora da implementação – mas que podem trazer ótimos resultados.

Apesar de existirem novas soluções para incentivo de vendas, muitos ainda recorrem a políticas de motivação e recursos genéricos sem qualquer tipo de personalidade. Isso acaba prejudicando ainda mais a empresa e fazendo com que as vendas diminuam ao invés de aumentar, já que nem todos os colaboradores podem se sentir motivados da mesma forma. Ou seja, as ferramentas escolhidas para motivação podem, para alguns colaboradores, ser um fator que mais dificulta e desanima do que incentiva.

Como, então, saber qual é a melhor solução criativa para implementar na sua empresa? E em que momento devo implementá-la?

Incentivos não financeiros

Uma solução criativa que pode trazer bons resultados para o seu negócio é o programa de incentivos, criado de acordo com os perfis comportamentais dos seus colaboradores. Cada funcionário tem seu comportamento e estilo de vida, e para saber como recompensá-lo é necessário fazer um teste comportamental. O gestor pode aplicar esse teste direto, podendo optar por entrevistas individuais ou dinâmicas de grupo. As recompensas podem ser, por exemplo, horários mais flexíveis, folgas, promoções e cargos melhores. Por essa razão é fundamental conhecer o que é melhor para cada colaborador – os incentivos devem ir de encontro aos interesses pessoais, de forma que eles fiquem motivados a trabalhar para obter a recompensa.

O gestor, neste caso, acompanha as vendas e monitora o desempenho dos colaboradores. Uma solução que pode ajudar neste caso é o o app Casting, que fornece, por meio de gráficos, o desempenho de vendas de indivíduos e equipes, os resultados gerais das lojas cadastradas e as vendas por categorias de produtos. O Casting é uma solução que beneficia esse método de premiação, já que muitos gerentes de operações e donos de lojas e franquias enfrentam dificuldades na hora de qualificar suas equipes de venda e monitorar o desempenho individual dos seus funcionários.

Plano de marketing

Outra solução criativa que pode ajudar no aumento de vendas e otimização da equipe, é um novo plano de marketing. Para isso, o primeiro passo necessário é dimensionar a sua equipe de vendas e saber a capacidade de atendimento dela – se o fluxo de clientes aumentar, a equipe dará conta de atender todos? O Casting ajuda nesse dimensionamento, a medida que monitora todas as vendas e quantos produtos foram vendidos, ajudando o gestor a fazer uma previsão de aumento nas vendas em decorrência do plano de marketing.

Para criar um plano de marketing mais robusto e eficiente, também é preciso estabelecer objetivos claros e precisos. Por exemplo: deixar sua marca mais conhecida entre tal público, aumentar a venda de certos produtos, fortalecer relacionamento com clientes atuais. Após isso, os próximos passos são definir um orçamento e as estratégias mais adequadas ao plano. Dessa forma, atingirá os objetivos  de forma eficaz.

É fundamental lembrar que essa solução criativa precisa de monitoramento e avaliação constante de resultados, somente dessa forma é possível saber se o plano de marketing está funcionando da forma correta. O Casting permite aos gerentes e donos de lojas que acompanhem esses dados, mesmo a distância, e façam qualquer ajuste necessário ao plano de marketing.

Para que essa solução seja ainda mais eficaz, realizar pesquisas de satisfação com o consumidor, a fim de avaliar os resultados que as ações estão trazendo, como o público está reagindo e se é necessário mudar e/ou ajustar alguma estratégia utilizada no plano.

Tecnologia

Com o crescente avanço tecnológico, algumas das soluções criativas para o varejo envolvem aumentar a eficiência da equipe e engajar o consumidor usando a tecnologia como ferramenta. Os consumidores brasileiros são um dos mais adeptos às novas tecnologias: o número de aparelhos smartphones em uso no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), já atingiu a marca dos 168 milhões.

Levando esse avanço tecnológico em consideração, algumas soluções criativas que podem ajudar os varejistas a aumentar as vendas são:

  • RFID: etiqueta eletrônica que é considerada a evolução do código de barras. Permite leitura de diversos produtos ao mesmo tempo. Localiza qualquer produto dentro do espaço do varejista (loja, estoque, centro de distribuição). Por fim, agiliza e torna os processos de gestão mais seguros.
  • Analytics e Big Data: permitem uma avaliação de informações mais acurada para que a experiência do consumidor seja a mais personalizada possível. Essas soluções unem dados estruturados (de sistemas) com dados não estruturados (de redes sociais, por exemplo) para gerar informações relevantes e estabelecer estratégias mais eficazes.
  • Mobilidade: como já citamos acima, o consumidor brasileiro anda, atualmente, com o celular nas mãos. Quem atua com aplicativos, consegue aumentar as vendas já que o consumidor pode decidir por qual canal vai concluir sua compra. Ao mesmo tempo em que o consumidor tem liberdade de escolha, o lojista pode, através do app. Identificando a localização desse cliente e entender o caminho que ele está percorrendo, descobrir seus interesses.

Solução criativa

O app Casting também atua como uma solução criativa na parte de tecnologia, ao passo em que permite aos gestores, além de acompanhar as vendas e o desempenho das lojas, fornecer auto treinamentos para os funcionários via celular, o que diminui 20% do tempo gasto pelo colaborado com essas tarefas. Essa tecnologia, quando empregada, gera um aumento nas vendas e aumenta o percentual de metas batidas pela equipe. Por fim, tem mais tempo para focar, efetivamente, nas vendas.

Além disso, o Casting na versão Premium também agiliza o processo de contratação, já que fornece um serviço ativo de recrutamento e seleção de vendedores em diferentes regiões. Isso evita que a equipe fique desfalcada e evita perdas que a troca constante de funcionários pode gerar. Evitar que uma equipe fique desfalcada também pode gerar um aumento nas vendas e na produtividade dos funcionários, que ficam motivados.

Existem muitas soluções criativas disponíveis hoje em dia para que as empresas tenham uma equipe motivada e ferramentas inovadoras. Assim, permitindo aos gestores adequar produtos e ações de marketing às preferências dos clientes. Todos eles podem, se bem planejados e implementados, trazer bons frutos à sua empresa e equipe de trabalho. Logo, resultando em colaboradores mais unidos e motivados a trabalhar. Aspecto indispensável para atingir metas e objetivos propostos que farão sua empresa se destacar na área em que atua.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.