Tecnologia no RH – O fim do RH tradicional

2022-04-07T09:38:34-03:0031 julho, 2018|Gestão de Pessoas|

Entenda nesse artigo a importância da tecnologia no RH e quais as principais inovações são previstas para essa área.

A partir do avanço das tecnologias, as empresas que enxergaram a necessidade de acompanhar as tendências para crescerem e se estabelecerem no mercado, se atualizaram e, com isso, o RH também precisou se adequar. Certamente, o RH tradicional tornou-se ultrapassado e, hoje em dia, são poucas as empresas que ainda insistem na tradicionalidade.

No entanto, a tecnologia no RH trouxe para esta área e aos seus profissionais novos desafios.

O RH tradicional vem sendo substituído pelo RH estratégico, que possui diferenças desde a atuação no cotidiano até o planejamento dos processos específicos da área. Além disso, o RH estratégico tem como foco a busca pelo alinhamento de certos pontos aos objetivos de cada setor e da empresa em si. Logo, este trabalha de forma integrada com os demais departamentos da empresa, e não sozinho.

O departamento de RH é de suma importância para a empresa, já que é dos profissionais dessa área, a função de gerenciar pessoas e cuidar do ambiente social da organização.

Sendo assim, a utilização de tecnologias no RH, faz com que esse trabalho seja, de certa forma, simplificado e tenha mais eficácia. A automatização de processos promove a diminuição de eventuais erros e otimiza o tempo dos profissionais, que pode ser usado em outras atividades que demandem mais atenção, criatividade e até emoção.

Por que investir em tecnologia no RH?

Investir no aprimoramento do setor de RH a partir das novas tecnologias garante a empresa, diversos benefícios como o acerto no recrutamento de novos funcionários, a retenção de talentos, a melhora no clima organizacional e a valorização da empresa.

Existem diversos tipos de tecnologias para se utilizar no RH e que impactam diretamente diferentes áreas. Essas tecnologias mostram, de fato, a evolução da gestão de pessoas e a necessidade de automatizar processos, visando melhoria dos resultados.

O investimento em tecnologia no RH permite que os profissionais dessa área invistam tempo e energia na formulação de ações de encantamento do cliente interno, ou seja, cuidando do capital humano da organização.

Com isso, processos operacionais, a partir da implantação de softwares de RH, deixam de ser o foco da equipe.

Isso sem falar que a análise de informações e emissão de relatórios de indicadores, acontece de forma mais ágil e permite o cruzamento e a comparação de dados com relatórios anteriores. Além disso, quanto mais tecnológico for o RH, maior a interação entre o setor e os colaboradores e maior transparência há nos processos de avaliação destes.

A seguir queremos apresentar para você algumas tecnologias que já são utilizadas no RH e algumas que inovações para esse setor.

Software de gestão de RH

As planilhas de Excel não foram completamente descartadas! Parece estranho falar isso diante de tanto avanço tecnológico, mas a verdade é que ainda utilizam muito elas em pequenas e médias empresas.

No entanto, quando o volume de dados e informações é grande, as planilhas não são a melhor opção para realizar organização e análise. Tendo isso em vista, a tecnologia no RH tem sido usada para prestar suporte, automatizar processos e promover benefícios.

software de gestão é uma ferramenta tecnológica que torna o RH mais dinâmico, ágil e diminui a ocorrência de erros. Os softwares reúnem informações, dados de colaboradores, históricos, planos, e muito mais. Essas informações, quando juntas, podem revelar carências e, assim, torna-se possível pensar em estratégias para que a empresa possua melhores resultados.

A utilização dos softwares permite ter recursos customizados, segurança de dados e disponibiliza relatórios em tempo real. Com isso, sobra mais tempo para a empresa ter um RH estratégico que trabalhará em outros pontos e será fundamental para bons resultados financeiros.

Quer saber por onde começar? Entre em contato conosco e conheça a SER HCM, uma solução tecnológica em gestão de pessoas, totalmente customizada à necessidade da sua empresa e com todas essas funcionalidades que citamos aqui, para tornar o seu RH um fenômeno!

Recrutamento e seleção

recrutamento e a seleção são processos que variam a cada organização. Para que esses processos sejam bem-sucedidos, é preciso ter em mente quais as reais necessidades da empresa, como será possível suprir essas carências, e, a partir disso, selecionar o candidato que mais se encaixa no perfil.

Realizar o recrutamento e a seleção de forma online é, hoje, a melhor opção, já que assim você pode:

  • chegar até pessoas que estão longe, que moram em outras cidades, facilmente;
  • mostrar que a cultura da empresa está ligada a tecnologia, o que pode atrair mais jovens; encontrar mais pessoas do que encontraria em um recrutamento presencial, podendo escolher quem possui mais qualificações;
  • ter um processo mais inteligente e dinâmico, pois a tecnologia ajuda na triagem e otimiza o tempo tanto do gestor quanto do candidato.

Além disso, a utilização da tecnologia no RH, no funil de recrutamento, permite o mapeamento do perfil comportamental do candidato e o alinhamento com a cultura organizacional, tornando o processo mais assertivo.

Gestão de desempenho

Softwares e aplicativos que fazem a gestão do desempenho dos colaboradores proporcionam automatização e melhoria para a empresa e para os próprios funcionários. Essas ferramentas unem em um único lugar os dados de metas e competências dos colaboradores, e, a partir disso, elas identificam, analisam, medem, e fazem, realmente, a gestão de desempenho de forma simples e rápida.

Com essa gestão de desempenho feita de forma fácil e rápida, sobra tempo para que os gestores deem feedbacks construtivos aos colaboradores, de acordo com a avaliação feita.

Gestão de talentos

Empresas que realizam a gestão de talentos se destacam e faturam cerca de 15% mais que seus concorrentes. Logo, é de extrema importância que isso seja realizado e que seja feito de forma correta.

É importante lembrar que os talentos recrutados não estão apenas fora da empresa, muitos podem ser pessoas já contratadas. A gestão de talentos pode ser feita a partir da gestão de desempenho, pois quando há o alcance de metas ou o destaque de algum colaborador em pontos específicos, é possível utilizar esse talento para o alcance de resultados mais promissores para a organização.

O PDA (Personal Development Analysis) é um exemplo de ferramenta que analisa e descreve o perfil comportamental das pessoas e ajuda encontrar um profissional compatível para determinado cargo. O PDA obtém informações de habilidades analíticas, comerciais, persuasão, nível de motivação, aptidões e muito mais.

ebook dados e produtividade

Inovações

Entre tantas soluções que surgiram ao longo dos anos, para apoiar o setor de RH, através da implantação de tecnologias, há sempre espaço para o novo.

Dessa forma, algumas novidades têm movimentado os encontros de especialistas em gestão de pessoas. Dentre essas novidades, além do People Analytics, que já é uma realidade nas organizações, outras soluções se mostram bastante promissoras.

Estamos falando do metaverso. No momento, os olhos do RH se voltam para a possibilidade de implantar essa tecnologia em processos que vão do funil de recrutamento aos treinamentos onboarding e desenvolvimento de talentos.

Aqui no blog, nós já trouxemos um artigo muito legal sobre isso, que você encontra aqui. Mas, quando se trata de tecnologia no RH, é importante dar destaque a tendências que podem revolucionar a forma de fazer gestão de pessoas.

Afinal, quando se trata da relação tecnologia e o capital humano das organizações, o futuro pode ser hoje! Com isso, aqui na SER, estamos sempre de olho no futuro, para antecipar para vocês, as novidades que poderão impactar o RH da sua empresa.

Concluindo

As tecnologias continuarão evoluindo e surgirão cada vez mais ferramentas para simplificar a rotina do RH e melhorar os resultados nas organizações. Estar atento as mudanças e em busca de novas possibilidades para sua equipe de recursos humanos, é o diferencial competitivo que permitirá o crescimento sustentável da sua empresa e a formação de equipes de alta performance.

Então não deixe de conhecer e implementar novas tecnologias em sua empresa! Assim, seu RH contará com mais tempo para se desenvolver de forma estratégica e contribuir ainda mais para a gestão do capital humano da organização.

De olho nessas tecnologias, sua empresa estará pronta para enfrentar as mudanças no mercado e assumir uma posição de liderança em seu segmento de atuação. É o RH atuando de forma eficiente para o sucesso do negócio.

Gostou desse artigo e quer entender mais sobre atuação estratégica do setor de recursos humanos dentro das organizações? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber dicas e novidades para transformar a gestão de pessoas da sua empresa. Toda semana tem conteúdos fantásticos diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo