Veja agora 5 vantagens da avaliação 360 para a sua empresa

2020-12-17T14:58:49-03:0026 March, 2018|Gestão de Pessoas|

Avaliar o desempenho dos profissionais e equipes é uma premissa para a liderança de pessoas, pois assim é possível verificar pontos fortes e fracos, bem como otimizá-los. Nesse artigo, você vai entender as vantagens da avaliação 360. Confira!

O que torna uma empresa competitiva no mercado e com potencial de crescimento? Não é possível citar apenas uma ferramenta capaz de apoiar a gestão de desenvolvimento de uma organização. No que tange a Gestão de Pessoas, um dos principais fatores que influenciam no crescimento da empresa, é o investimento feito na identificação de talentos e desenvolvimento de performance da equipe.

Ter uma equipe de alta performance é um dos maiores desafios da liderança, uma vez que uma equipe que compartilha da mesma visão, objetivos, na mesma sintonia e com alto nível de confiança na organização e em seus pares, impulsiona o sucesso dos negócios, diminuindo custos, retrabalho ou aumentando a qualidade das entregas.

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que propicia ao gestor a apreciação do desempenho dos colaboradores, baseando-se em indicadores como alcance de metas, entregas efetivadas e capacidade de desenvolvimento.  Através dela, a empresa pode mensurar qual a possibilidade de desenvolvimento de um determinado colaborador, e com isso montar um Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI.


Como uma das formas mais completas de Avaliação de Desempenho, a avaliação de 360 graus é uma das principais formas de diagnosticar o empenho e o nível de entrega dos profissionais. Diferente dos outros modelos de avaliação, ela oferece uma visão mais sistêmica, séria e profunda dos empregados. Em algumas empresas que possuem curva forçada, o que representa um percentual obrigatório de promoções e demissões, esse será o tipo de avaliação usada para nortear esses processos.

Mas o que é a avaliação de 360 graus?

A avaliação 360 graus, é uma avaliação de perspectiva múltipla. Nessa avaliação, conta-se com o feedback não apenas do líder do profissional avaliado, mas também dos seus stakeholders, que podem ser seus pares, subordinados, supervisores, fornecedores e até os clientes finais. Uma de suas principais premissas é o sigilo. As informações são compiladas e tratadas pelo setor de Recursos Humanos, que irá gerar um único relatório com o cruzamento dessas respostas.

Portanto, com a avaliação 360 graus é possível avaliar uma série de características que são importantes para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance como capacidade técnica, pontos fortes, pontos de melhoria e perfil comportamental.

Esse último, nos últimos anos, tem sido um dos maiores focos da Gestão de Pessoas, devido sua importância no processo de desenvolvimento profissional. As chamadas soft skills estão entre as habilidades que podem ser desenvolvidas, mas dependem exatamente do feedback, para identificá-las.

Dentre as características comportamentais passíveis de mensuração na Avaliação 360 graus estão a liderança, flexibilidade, comunicação assertiva, empatia e resiliência. Como resultado a organização terá um relatório rico de informações, que dão ao colaborador e aos gestores, uma perspectiva mais holística e real da atuação do profissional.

E quais as vantagens de adotar a avaliação 360 graus em sua empresa?

  1. Visão sistêmica dos atuais empregados

A avaliação em 360 oferece uma visão muito mais abrangente dos empregados, sob diversos pontos de vista. Ou seja, é possível entender seus erros e acertos, pontos fortes e fracos, competências e incompetências.

Ela gera insights e valor para seu colaborador. Em seguida, pode-se construir um plano de desenvolvimento individual muito mais realista, considerando as competências que devem ser adquiridas e metas que devem ser atingidas pelo profissional. Assim, ótimos resultados serão obtidos.

  1. Não depende de um único ponto de vista

Já se sabe que as emoções influenciam nossas decisões pessoais e profissionais. E isso inclui o feedback e a forma como lidamos com nossos pares no ambiente de trabalho. Avaliar um profissional considerando apenas a visão do seu superior ou de um colega de trabalho é um erro, pois o resultado pode ser distorcido ou contaminados por vieses pessoais.

Caso a relação entre o avaliado e avaliador não seja boa, dificilmente terá um feedback condizente com a realidade. O mesmo acontece se a relação for boa demais. Por outro lado, na avaliação 360 graus, com diversos pontos de vista, esse problema é nulo. Ela evita que o Setor de Recursos Humanos relativize opiniões isoladas.

Além disso, o processo é totalmente confidencial. Como resultado dessa confidencialidade, diminuem as chances do colaborador entender os pontos de melhoria como uma crítica  pessoal, o que evita conflitos entre gestores e liderados e garante o objetivo de identificação de forças e melhorias de desempenho para o alto desenvolvimento.

Em suma, a confidencialidade garante que os colaboradores avaliem seus superiores com honestidade, porque inibe as retaliações ou o medo de demissão.

  1. Oferta de feedback holístico e redução de pontos cegos

Sem dúvida, um bom feedback é o ponto de partida para o aprimoramento de certas habilidades e atitudes. O problema é que, sem uma avaliação consistente, o feedback será vago, deixando de explorar o que deveria. Então, consequentemente, o maior prejudicado será o próprio empregado, que continuará com os mesmos pontos cegos.

A Avaliação 360 graus, vai propiciar ao gestor as informações necessárias para fornecer um feedback positivo, gerando reconhecimento e motivação no colaborador, mas também uma visão mais clara dos pontos de melhoria, para substanciar o feedback negativo.

Como resultado desse retorno, o colaborador é impactado positivamente, porque recebe com clareza as informações que precisa, para alcançar o resultado almejado pela organização, aumentando sua produtividade e engajamento.

  1. Promove a busca pela melhoria do desempenho

São muitos os profissionais que desejam se aprimorar, adquirir novas competências e entregar melhores resultados para a organização. Todavia, não sabem exatamente por onde começar, afinal, nunca foram devidamente avaliados.

A avaliação 360 permite que o profissional também tenha uma visão mais completa de si mesmo, a partir da percepção de outras pessoas. Isso produz o empoderamento necessário para que ele busque a melhoria do seu desempenho. Consequentemente, pode entregar maiores resultados para a organização em geral.

  1. Ajuda nas decisões mais complexas

A avaliação de desempenho é a base para muitas decisões importantes, tais como: quem será promovido, demitido, transferido, treinado ou advertido. A avaliação 360, por ser mais completa, gera dados substanciais que darão a ajuda diferencial na tomada de decisão, que beneficiará a empresa, os outros empregados e a própria gestão de pessoas.

E como a tecnologia pode te ajudar nisso?

Como se pode ver, é realmente importante investir na Avaliação 360. Contudo, é preciso contar com a ajuda da tecnologia. Na atualidade, existem softwares que proporcionam uma análise muito mais ágil, segura e completa dos profissionais. Assim, é preciso modernizar o setor de Recursos Humanos, garantindo que ele esteja na vanguarda do mercado.

Já falamos aqui sobre a importância de contratar um software de Gestão de Pessoas. Entre as vantagens desse tipo de produto está a facilitação do processo de aplicação da avaliação 360 graus.  É possível customizar dentro de um sistema, a avaliação que melhor atenda à necessidade da sua empresa, aquela que medirá exatamente os pontos que são cruciais para a Gestão de Pessoas.


Segurança de dados

Em primeiro lugar, esse tipo de software também traz como benefício a segurança dos dados coletados. É possível criar um acesso para cada colaborador, de forma que ele só possa visualizar as próprias respostas. Como resultado, sua organização evita o vazamento de dados e assegura a confiabilidade e sigilo da avaliação.

Otimização do processo de avaliação 360

Além disso, a tecnologia é uma importante aliada na otimização do processo de avaliação 360 graus. Saem os formulários intermináveis, folhas e folhas de papel, que criam um risco eminente de erros na validação dos dados, e entram os formulários e relatórios gerados por um sistema parametrizado e confiável.

Agilidade

O resultado disso é uma avaliação rápida, prática, capaz de apoiar os gestores na tomada de decisões importantes para o crescimento da empresa. Em suma, gera-se um resultado satisfatório, com menor custo e maior agilidade. Fazer mais com menos!

Essas são apenas algumas das vantagens de uma avaliação 360 graus. Dentre outros benefícios, ela ainda propicia o fortalecimento da cultura corporativa e melhora a credibilidade da empresa. Além disso, promove o desenvolvimento de liderança e motiva os funcionários a se alinharem à visão da empresa.

É preciso, no entanto que esse tipo de avaliação esteja condicionado a promoções e aumentos de salários, para não perder o engajamento do programa. Além de tratar essas informações de forma clara e transparente, estão disponível para consultas no Setor de Recursos Humanos. Dessa forma, com a implementação das ações de melhoria levantadas na avaliação 360 graus, tanto individuais, quanto coletivas, é perceptível o desenvolvimento dos funcionários, transformando talentos em equipes de alta performance.

Em suma, é possível falar que nesse tipo de avaliação, todos saem ganhando. Se a empresa ganha funcionários mais engajados e entregas mais eficientes, o colaborador ganha em alto conhecimento, melhora de autoestima e a possibilidade de crescimento em sua carreira profissional.

Agora você entende a importância da avaliação 360? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais.

E se você precisa implantar uma avaliação 360 graus em sua empresa e não sabe por onde começar entra em contato conosco! A SER tem as melhores soluções em tecnologia para auxiliar seus processos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Go to Top