5 tendências de recursos humanos para o futuro

2021-01-20T14:14:36-03:0017 January, 2018|Estratégia Corporativa, Talent Management|

Com a correria do dia a dia, é muito fácil se envolver com os contratempos que surgem e acabar agindo de forma mais reativa do que proativa aos problemas da empresa. Por isso, é importante se manter atento às tendências de recursos humanos para o futuro, entender como elas podem ser benéficas para o negócio e ainda alavancar a atuação do setor de RH.

Por isso, separamos 5 interessantes tendências de recursos humanos que podem auxiliá-lo no seu trabalho. Confira.

1. Cloud Computing

Se você ainda não sabe como funciona ou não migrou seus dados para Cloud Computing — ou computação na nuvem —, está na hora de correr atrás do tempo perdido.

Essa solução é um processo que interliga a capacidade de armazenamento e memória por meio de servidores diretamente pela internet. Isto é, todos os dados da empresa ficam disponíveis para acesso remoto, porém, são armazenados em um servidor externo à empresa.

Os benefícios? Você nunca mais precisará se preocupar com as configurações de hardware, servidores ou condições de armazenamento das suas informações. Além disso, você ganha em:

  • velocidade nos acessos;
  • produtividade nos processos internos;
  • melhor desempenho;
  • segurança para as suas informações, já que pode realizar um backup dos dados caso aconteça algum incidente.

2. Big Data

Essa é outra solução indispensável. O Big Data é o responsável por criar, armazenar e analisar dados em grande escala coletados diretamente dos padrões de consumo — de produtos, serviços ou informações — na internet.

A sua importância é ainda maior quando analisada pelo impacto que as informações geradas têm para o negócio. Ao compreender o padrão de consumo do seu público-alvo, é possível atuar com maior precisão na conversão das relações com o cliente.

Como os dados são coletados de várias fontes, o sistema viabiliza uma análise do comportamento do colaborador na internet. Assim, é possível identificar comportamentos suspeitos ou variáveis que estão dispersando o colaborador e impactando na sua produtividade. Para o RH, é uma ótima forma de reduzir custos e aumentar a produtividade das equipes.

3. Job Rotation

Comum em processos trainees, o Job Rotation pode trazer diversos benefícios para a empresa e para o colaborador com pouco ou nenhum custo, pois é uma prática de imersão que visa otimizar o aprendizado de um funcionário dentro da empresa.

Nesse caso, o profissional transita por diversas áreas a fim de melhorar seus conhecimentos em cada setor específico. Essa prática é uma tendência, pois visa o desenvolvimento de um colaborador completo, mais dinâmico, com visão sistêmica e abrangente, além de evitar aqueles profissionais com uma visão simplista, que entendem só de TI ou só de finanças, por exemplo.

4. Software de RH

Quando se trata de um volume maior de informações, dados e pessoas, apenas as planilhas em Excel tendem a não dar conta do suporte ao RH. Assim, é preciso buscar um software sob medida que atenda às reais necessidades do setor. Com um software de RH, é possível aumentar a precisão na gestão de recursos humanos e alcançar vários benefícios. Entre eles:

  • redução de erros de cálculos, pois é necessário apenas inserir as informações solicitadas nos campos de entrada do software;
  • maior agilidade na geração de relatórios, emitidos em tempo real;
  • mais segurança dos dados, tanto no vazamento de informações como na possibilidade de backups de dados;
  • customização dos recursos fornecidos com módulos específicos para cada atividade;
  • RH muito mais estratégico, com mais tempo para planejar e maior agilidade na execução dos objetivos.

5. Redes Sociais

Por fim, as redes sociais são relativamente mais frequentes em qualquer setor empresarial. Ainda assim, essa é uma tendência que promete melhorar as relações internas das empresas e promover a proximidade e quebra de barreiras na comunicação. Com isso, a empresa estimula o engajamento, a integração e interação entre os colaboradores. Tudo, claro, com uma utilização diária moderada.

Para que seja possível acompanhar o melhor que o mercado tem a oferecer e as inúmeras mudanças que acontecem em todos os setores da empresa, é preciso estar preparado para otimizar constantemente os seus processos internos. Para isso, a tecnologia tem trazido diversas opções para melhorar o desempenho do setor de Recursos Humanos.

Agora que você já conhece as principais aliadas dessa melhoria, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de diversas outras tendências!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top