Avaliação de desempenho e produtividade: qual a relação?

Entenda como a avaliação de desempenho pode contribuir para a produtividade da sua equipe, nesse artigo.

O que faz com que uma empresa ganhe destaque no mercado em que atua, se tornando líder nesse mercado?

Certamente, a primeira resposta a essa pergunta seria: um produto inovador. Mas será que ter um produto inovador é o suficiente para garantir competividade e liderança de mercado? A resposta é não!

Ter um produto inovador, certamente, é um dos diferenciais que um negócio pode oferecer. No entanto, ter o produto e não atender os requisitos de atendimento de excelência, cumprimento de prazos e qualidade do produto, acabam fazendo com que qualquer negócio, por mais promissor que seja, acabe fracassando.

Pois é! É muito comum que as empresas considerem que seu produto é o carro chefe do negócio. Mas por trás de toda marca e de um grande produto, existe quem desenvolve os processos, quem atende as demandas e fideliza o cliente: as pessoas que compõe o time.

Toda empresa é feita de pessoas. E são essas pessoas, que tornarão essa marca conhecida e reconhecida no mercado como aquela que atende a todos os requisitos de um mundo cada vez mais exigente com a qualidade.

Sendo assim, investir nas pessoas, é a verdadeira receita de sucesso de um negócio.

Claro que num mundo tão tecnológico, inovação é palavra de ordem. Mas inovar e não conseguir atender as expectativas de seus clientes, pode ser um grande passo para o fracasso.

Por outro lado, para atender essa expectativa, é preciso focar em algo primordial: a produtividade de seus colaboradores.

No artigo de hoje queremos te mostrar como a avaliação de desempenho pode contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe e, consequentemente, com o sucesso do seu negócio.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Tudo começa na tecnologia!

Ser inovador é ser tecnológico. E, independente do negócio que a sua empresa desenvolve, a tecnologia é primordial para ela.

Quando falamos de pessoas, é a tecnologia que pode auxiliar o setor de recursos humanos de sua empresa, na gestão estratégica de talentos. E isso, contando com o apoio de ferramentas adequadas à gestão de pessoas.

Principalmente, quando falamos em avaliação de desempenho.

Embora pareça que a avaliação de desempenho seja a simples aplicação de um formulário de perguntas, ela é bem mais que isso. O processo que envolve sua aplicação envolve ainda a coleta, mensuração e análise de dados.

Para que esse processo seja feito, de maneira mais eficiente e otimizada, a utilização da tecnologia é primordial.

Dessa forma, que tal conhecer a SER e suas soluções para gestão estratégica de pessoas? Através do módulo Desempenho e Desenvolvimento da SER HCM, é possível não só aplicar a avaliação de desempenho, como construir um PDI e um Contrato de Metas para sua equipe.

Conhecer essa solução é bem fácil, basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Avaliação de Desempenho: uma forma de investir nas pessoas

Ah, não! A gente não vai te contar de novo o que é avaliação de desempenho. Mas se você é novo por aqui e ainda não sabe o que é, corre aqui nesse artigo que nós preparamos para você, para te contar tudo sobre ela.

Nesse artigo, nós queremos te mostrar, como ela é capaz de influenciar a forma como sua empresa irá se desenvolver no mercado em que atua.

Sendo assim, vamos começar te falando, que a avaliação de desempenho é uma forma de investir nas pessoas que compõe o seu time. Isso porque, quando sua empresa investe na gestão de desempenho, demonstra para seus talentos o quanto ela se importa com a jornada profissional deles.

1- Ajuda a liderança a entender quem é a equipe

Por melhor que seja o seu funil de recrutamento, algumas vezes, só será possível identificar pontos fortes e pontos de melhoria através da avaliação de desempenho.

Afinal, é através da avaliação de desempenho que a liderança conseguirá identificar o que é preciso melhorar na performance de seus talentos. Identificados os pontos de melhoria, a liderança irá traçar os planos de desenvolvimento, que permitirão que seus colaboradores performem com excelência.

2- Ajuda seu colaborador a entender quem ele é

Além disso, a avaliação de desempenho é uma oportunidade para seu colaborador se autoavaliar. Através da participação nesse processo, ele pode se conscientizar de quem ele é profissionalmente.

Isso é extremamente importante. Afinal, a melhor forma de ser melhor, é reconhecendo o que precisa mudar.

3- Ajuda sua empresa a saber como alcançar os objetivos

É isso mesmo! Para saber como chegar no objetivo traçado pelo planejamento estratégico, é preciso entender o que falta para chegar lá.

A avaliação de desempenho é uma oportunidade para a empresa repensar os processos e sua capacidade de alcançar o sucesso. Afinal, através do conhecimento de sua força interna, é possível mudar a rota, traçar novos planos e focar naquilo que realmente importa: seu crescimento.

E a relação disso com a produtividade?

Ser produtivo é mais que apenas entregar mais resultado, em menor tempo.

O conceito de produtividade está ligado ao desempenho excelente. Ou seja, entregar mais, em menor tempo, com maior qualidade. E isso vai além da entrega de resultados.

Sendo assim, a produtividade está ligada a forma como o colaborador desenvolve suas atividades e os resultados que ele entrega. Ou seja, a avaliação de desempenho avalia comportamentos e resultados.

Isso a torna um processo de grande relevância na gestão de pessoas. Afinal, através dela será possível entender quem são as pessoas que formam o time, se elas estão na posição correta e de que forma é possível desenvolvê-las.

Não se esqueça do feedback

No entanto, é preciso se atentar para a importância de construir uma cultura de desenvolvimento e desempenho excelente na empresa.

Nesse sentido, investir em processos de comunicação clara e assertiva, é extremamente relevante. Assim sendo, avaliar o desempenho de seus colaboradores e não conversar com eles sobre os resultados, é uma grande perda de tempo.

Após o processo de avaliação e análise de dados, o feedback é a parte mais importante do ciclo de desenvolvimento. Portanto, invista em uma cultura de valorização do feedback!

Com ele, seus colaboradores terão maior conhecimento do que a empresa espera deles, tornando o processo de desenvolvimento uma autorresponsabilidade. Além disso, uma cultura de diálogo e transparência, fortalece os vínculos de confiança entre seus talentos e a empresa, aumentando seu engajamento e retenção.

Concluindo

Em resumo, a relação entre avaliação de desempenho e produtividade é bem clara. Por um lado, a avaliação de desempenho permite que a empresa entenda onde priorizar os investimentos em educação corporativa, treinamentos e desenvolvimento de talentos.

Por outro lado, ela proporciona a seus talentos o planejamento de carreira. Com isso, eles podem focar seus esforços em um trabalho de excelência. Dessa forma, a produtividade é potencializada e sua empresa constrói uma equipe de alta performance.

No entanto, para que isso tenha o efeito esperado, é preciso considerar todas as fases da gestão de desempenho. Portanto, não se esqueça que a avaliação é apenas parte do ciclo de desenvolvimento.

Quer saber mais sobre gestão de desempenho e entender direitinho como funciona o ciclo de desenvolvimento de talentos? Assine nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos por aqui, para ajudar sua equipe de RH a atuar de forma estratégica na gestão de pessoas.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que a SER tem para sua equipe de recursos humanos.

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] os principais planos do setor, para garantir uma formação de uma equipe de alto performance, como avaliações de desempenho, planos de desenvolvimento individual, contrato de metas […]

  2. […] ter prazos determinados permite ainda que outras ações de desenvolvimento sejam cumpridas, como a avaliação de desempenho, só para […]

Leave A Comment

Go to Top