Otimize o desenvolvimento dos seus colaboradores com contrato de metas

2021-01-21T16:42:56-03:0018 January, 2021|Gestão de Desempenho|

O contrato de metas individual é uma das formas de garantia do cumprimento do planejamento estratégico das empresas, alcance dos resultados e desenvolvimento de cada colaborador. Quer entender sua importância para seu negócio? Preparamos este artigo para você.

O desenvolvimento de metas tem uma grande importância no alcance do sucesso de uma empresa. Afinal, são essas metas que tornarão palpáveis e materializarão os objetivos da organização.

Antes de estabelecê-las, no entanto, é preciso entender qual a missão da empresa e aonde ela que chegar. De forma que as metas sejam objetivas e claras e direcionadas ao crescimento do negócio.

Mas qual a diferença entre objetivo e metas?

Objetivo é onde sua empresa pretende chegar. Por exemplo, aumentar seu faturamento em x por cento, no prazo de um ano. Mas os objetivos podem parecer complexos quando descritos assim. Sem direcionamento de como chegar lá. E é aí que entram as metas.

As metas são o caminho. Ou seja, os pequenos passos necessários para o alcance do resultado planejado. É o “como” e “quando” algo deve ser feito, para o alcance de um propósito.

E esses passos são para sua equipe. E é aqui que entra o contrato de metas.

O que é um contrato de metas?

O contrato de metas é uma formalização das negociações de uma determinada função ou setor para cumprimento de objetivos. Esse contrato de metas pode ser individual ou de uma equipe/setor.

Sendo assim, num contrato de metas, cada prioridade tem um peso diferente e sua principal função é alcançar os objetivos propostos no planejamento estratégico da empresa.

Além disso, o contrato de metas permite que o Setor de Recursos Humanos de sua empresa tenha uma visão mais apurada de como os investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoas estão sendo aproveitados.

A partir da análise das entregas acordadas nesses contratos e realizadas, é possível medir o nível de produtividade de uma equipe ou colaborador.

E qual a diferença entre metas individuais e coletivas?

Metas compartilhadas são os desdobramentos do planejamento estratégico, que levam em consideração o papel e importância de cada equipe no alcance dos resultados. No entanto, seu sucesso depende de uma boa comunicação entre os membros daquela equipe e a capacidade de desenvolver um trabalho cooperativo.

Por outro lado, as metas individuais, apesar de estarem atreladas ao resultado do grupo, levam em consideração o comprometimento de cada colaborador.

Em suma, é daí que vem sua importância.

É preciso escolher qual implantar?

Na verdade, não.

Para o bom desempenho da organização, você precisa estabelecer  o contrato de metas coletivas. O risco está em não realizar um contrato de metas individuais.

Ao estabelecer contratos de meta individuais, é importante que os gestores consigam manter o equilíbrio entre estes e as metas coletivas. Uma vez que ausência de metas individuais podem sobrecarregar colaboradores mais comprometidos e permitir que colaboradores menos engajados, terceirizem as responsabilidades no alcance do resultado coletivo.

E qual a importância do contrato de metas individuais?

Ele tem como função auxiliar o processo de avaliação de desempenho.

A diferença entre um contrato de metas e a avaliação de desempenho é que o primeiro avaliará o funcionário de forma individualizada. Levando em consideração seus resultados particulares, na negociação entre gestor e subordinado.

Guia de gestão de desempenho

Já a avaliação de desempenho faz a análise de dados considerando os mesmos aspectos para todos os colaboradores.

Implantando um contrato de metas individuais, sua empresa conseguirá medir de maneira muito mais assertiva o nível de produtividade de cada colaborador. Afinal, medir produtividade levando em consideração a presença do colaborador na empresa, ou as horas extras que ele executa é um método totalmente falho.

Listamos abaixo seis vantagens da implantação de contrato de metas individuais pra sua empresa:

1 – Promover engajamento

Em primeiro lugar, o contrato de metas individual tem um alto poder de engajamento. Afinal, para alcançar suas metas individuais, o colaborador precisa se comprometer com seu trabalho. Consequentemente, saber o que fazer para contribuir com o crescimento da empresa, faz com seus colaboradores se sintam pertencentes à organização e responsáveis pelo seu sucesso.

2 – Aumentar a motivação dos seus colaboradores

Metas individuais estão atreladas a pacotes de benefícios. Esses por sua vez são conquistados a partir do cumprimento desses acordos. Certamente, resultará em uma equipe motivada, que comemora cada conquista e se empenha para os próximos resultados.

4 – Auxiliar a tomada de decisões da empresa

A partir da análise das entregas cumpridas, é possível que o contrato de metas individuais auxilie gestores e setor de recursos humanos em tomadas de decisões mais justas, no que se refere às promoções, ajustes salariais e até desligamentos.

5 – Contribuir para o desenvolvimento individual

Todas as metas devem ser discutidas junto com seu colaborador. A formulação de um contrato de metas deve levar em consideração os pontos de excelência e pontos de melhoria. Sendo assim, fará com que seu colaborador se torne responsável pelo seu processo de desenvolvimento profissional, na busca de melhores resultados para a organização.

6 – Permitir a redistribuição de tarefas

É possível readequar as metas levando em consideração a realidade de cada colaborador. Por isso, no acompanhamento de cada contrato, o gestor tem a possibilidade de compreender as dificuldades individuais e fazer a redistribuição de tarefas. Dessa forma o resultado não é prejudicado.

Essas são apenas algumas das vantagens de realizar um contrato de metas individuais. Levando em consideração todos os seus benefícios, fica cada vez mais fácil desenvolver uma equipe de alta performance.

Ah, mas vale lembrar que todo contrato de metas deve ser acompanhado e gerar feedback, para garantir sua efetividade!

Por fim, agora que você já conhece o contrato de metas individuais e sua importância na Gestão de Pessoas, se você gostou do nosso conteúdo, compartilha em suas redes sociais.

E se você precisa de ajuda para implementar um contrato de metas para sua equipe na sua empresa, entre em contato conosco. A equipe da SER está preparada para te auxiliar na escolha das melhores ferramentas em Gestão de Pessoas. De forma, a transformar seu setor de Recursos Humanos e trazer resultados exponenciais para sua empresa.

Aproveita e assine nossa Newsletter e fique por dentro de todos os assuntos que são importantes para seu Setor de Recursos Humanos.

Compartilhar este Artigo

6 Comments

  1. […] Otimize o desenvolvimento dos seus colaboradores com contrato de metas […]

  2. […] Otimize o desenvolvimento dos seus colaboradores com contrato de metas […]

  3. […] já trouxemos aqui, artigos bem interessantes sobre implantação de metas e contrato de metas com seus […]

  4. […] dica é utilizar ferramentas que possam otimizar a construção desse acordo como um contrato de metas, método SMART ou outras ferramentas que sua empresa já […]

  5. […] que o mal uso dos celulares corporativos, para evitar riscos de vazamento de dados. Sendo assim, os colaboradores devem estar cientes em não responder mensagens suspeitas, por […]

  6. […] seu negócio e o comprometimento da sua equipe. Inclusive, em se tratando de gestão de pessoas, um contrato de metas oportuniza o engajamento e a entrega de resultados por parte de seus […]

Leave A Comment

Go to Top