Entenda porque o treinamento online é importante para sua equipe

2023-03-02T11:44:47-03:002 March, 2023|Não categorizado|

O treinamento online é uma excelente oportunidade de promover um ambiente de melhoria contínua na sua empresa através da educação corporativa. Quer saber mais? Acompanhe esse artigo.

Num mercado tão competitivo quanto ao nosso, manter os níveis de excelência em alta é, certamente, um dos maiores desafios de qualquer negócio. Afinal, será essa excelência a responsável por garantir a longevidade do negócio, a satisfação do cliente, o crescimento financeiro.

No entanto, todo negócio é feito de pessoas. Portanto, são para essas pessoas que a empresa precisa voltar o seu foco.

Entrega excelente, cumprimento de prazos, atendimento que encanta o cliente. Todos são processos feitos por pessoas e para pessoas. Daí a necessidade de o setor de recursos humanos voltar sua atenção para a capacitação dos colaboradores.

A verdade é que quanto mais habilidades uma equipe possui, melhores são suas entregas, maiores resultados para a organização.

A grande questão é vencer os desafios de tempo e espaço e oferecer para essa equipe condições de construir novos aprendizados e novas habilidades. Afinal, na correria rotineira dos grandes centros urbanos, falta tempo para frequentar instituições de ensino.

Nesse sentido, o treinamento online é uma oportunidade de construir uma equipe extremamente habilidosa, rompendo com as limitações físicas ou temporais.

O treinamento online é, em suma, uma modalidade de ensino democrática, já que oferece as mesmas vantagens para os mais diversos perfis profissionais.

Sendo assim, nesse artigo, queremos te contar as vantagens de implantar o treinamento online na sua empresa, e garantir a formação de equipe de alta performance com isso.

Quer saber mais? Acompanhe com a gente o artigo.

Gestão de Desenvolvimento e tecnologia

Antes de mais nada, é preciso dizer que na gestão estratégica de pessoas, o desenvolvimento de talentos, é primordial.

Isso porque, serão as pessoas que executarão cada processo em busca dos objetivos macros da organização. Daí a importância do planejamento estratégico de RH estar alinhado ao planejamento estratégico da organização.

Para cada estratégia, ter as peças chaves que impulsionarão os resultados, passa pelo investimento na construção de novos conhecimentos dentro da organização. Nesse sentido, o desafio para o setor de recursos humanos está não só na formação adequada de seus talentos, mas também na gestão de desenvolvimento desses talentos.

Sendo assim, a melhor maneira de realizar a gestão de desempenho de sua equipe é através de um software de RH. Em geral, essas ferramentas possibilitam a automação de boa parte do processo, facilitando a inserção de informações e permitindo a geração de relatórios de desempenho.

Certamente, a escolha da ferramenta certa é um dos desafios na contratação de tecnologia. O ideal é que essa escolha seja feita respeitando o perfil da sua equipe, as diretrizes do seu negócio e a oferta de soluções que sejam de fato eficientes.

Falando nisso, você sabia que a SER tem uma ferramenta perfeita para seu negócio? Com a SER HCM é possível automatizar os processos de gestão de pessoas da sua empresa de forma simples e otimizada.

CTAs- 30 anos de SER

Inclusive, a SER HCM é uma ferramenta customizável, que respeita a cultura e diversidade da sua empresa. Com módulos que vão da gestão de desempenho ao planejamento estratégico de RH da sua empresa, a SER HCM garante que sua equipe de RH tenha tempo disponível para focar em estratégias e pessoas.

Para conhecer a SER HCM, basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Tecnologia e treinamento online

O treinamento online é uma oportunidade de aproveitar os avanços tecnológicos, para oferecer para a equipe, possibilidades de desenvolvimento.

Ele pode ser realizado através de plataformas de EAD, como universidades corporativas, por exemplo. Além disso, o treinamento online pode ser gravado ou realizado em tempo real. Cada um com suas vantagens.

– Gravado: o treinamento online gravado de forma antecipada, permite que seu colaborador assista a qualquer momento e em qualquer lugar. Essa é uma vantagem considerando o quesito tempo. Muitos profissionais deixam de participar de treinamentos presenciais, exatamente pela alta demanda de atividades.

– Em tempo real: Por outro lado, o treinamento online realizado em tempo real, permite maior participação da equipe. É possível tirar dúvidas, compartilhar ideias e construir soluções junto com todos os participantes.

Em suma, não existe o melhor treinamento. A escolha geralmente, deve levar em consideração custo, disponibilidade da equipe, perfil da equipe, custo financeiro.

Inclusive, é preciso destacar o quanto o treinamento online propicia de ganho quando relacionado ao custo. Principalmente a partir de vídeo aulas gravadas, que podem ser reaproveitadas para novos integrantes e consultadas sempre que necessário.

A escolha precisa partir da compreensão do RH e da Liderança, do que se deseja alcançar com o treinamento online. Além disso, é preciso que, independente da modalidade escolhida, os conteúdos estejam de acordo com os objetivos do planejamento estratégico da empresa.

 

Construindo uma cultura de aprendizagem

O treinamento online democratiza o processo de aprendizagem dentro da organização. Isso é um fator primordial para as empresas que pretendem investir em diversidade e inclusão.

Sobretudo, oferecer a possibilidade de realizar treinamentos de forma online contribui para a construção de uma cultura de aprendizagem contínua. A importância disso está na melhoria contínua de processos e de resultados.

A verdade é que os conhecimentos se transformam todos os dias. Dessa forma, o compartilhamento de informações e o treinamento online, proporciona a reformulação dos conhecimentos já existentes.

Por sua vez, essa reformulação de conhecimentos, permite que a empresa esteja preparada para os desafios que surgem no mercado.

No entanto, para criar uma cultura de aprendizagem contínua, não basta oferecer a melhor plataforma de treinamento online. É preciso envolver a alta liderança nesse processo.

Só é possível engajar a equipe nos treinamentos, quando a liderança entende e valoriza essa modalidade de ensino.

Claro, que existem inúmeras vantagens no compartilhamento de informações durante o desenvolvimento do trabalho. E é preciso considerar a importância das relações humanas dentro das organizações na construção de novas ideias e solução de problemas.

Mas, nesse caso, é possível utilizar os próprios personagens da rotina de trabalho, para levar aos pares, conhecimentos construídos a partir de sua vivência no trabalho, utilizando para isso plataformas online.

Com isso, o alcance é ampliado, permitindo que todos os colaboradores participem da construção de uma cultura de aprendizagem contínua.

As vantagens?

Conhecer o perfil de cada colaborador, alinhar esse perfil as metas organizacionais e entender profundamente o negócio em que está inserido são os primeiros passos necessário para que o setor de recursos humanos identifique as necessidades antes de implantar um treinamento online.

As vantagens vão do menor custo que os treinamentos presenciais, á fácil implementação, possibilidade de aplicação imediata dos conhecimentos e o uso de diversas abordagens, de acordo com o perfil de colaboradores.

Em suma, o treinamento online aumenta muito a capacidade de compreensão e faz com que os colaboradores fiquem mais motivados a participar das atividades. O que contribui para o aumento da produtividade, uma vez que eles fazem melhor aquilo que conhecem melhor

Inclusive, por ser online é possível disponibilizar e difundir conhecimento para colaboradores alocados nas sedes, fábricas e até em home office.

Em suma, uma empresa que investe no desenvolvimento de uma cultura organizacional de aprendizagem e educação corporativa, agiliza a resolução de problemas, otimiza a tomada de decisão e melhora a comunicação interna.

Inclusive é preciso citar que, a disponibilização de uma plataforma de treinamentos online pela empresa, sinaliza para os colaboradores a importância que a empresa dá para seu desenvolvimento. Essa é uma iniciativa que tem um enorme impacto em índices relevantes para a gestão de pessoas, como o turnover.

Além de propiciar o desenvolvimento de uma equipe de alta performance e aumento nas margens de lucro da empresa.

Concluindo

Fica claro com essas informações que, investir em um programa de treinamento online, oferecendo ferramentas adequadas, é uma vantagem no desenvolvimento de talentos.

O mais importante é que tanto a empresa, quanto o colaborador aproveitem as oportunidades que o treinamento online oferece de crescimento, aprendizado e melhoria contínuos.

Dessa forma, fica fácil construir uma equipe de alta performance e um negócio competitivo e longevo.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas e contribuir para o desenvolvimento da sua equipe? Assine nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos por aqui e você recebe em primeira mão em sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que nossa equipe posta por lá.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top