5 passos práticos para você implantar metas na sua equipe

2021-02-08T15:43:03-03:008 February, 2021|Gestão de Metas, Gestão de Pessoas|

Saber como implantar metas é mais que uma estratégia de gestão. É a única forma de conseguir alcançar o objetivo da empresa. Entenda porquê.

Metas são o caminho para se alcançar um determinado objetivo. E objetivos são o que move um negócio. Ou seja, sem um objetivo não é possível que uma empresa exista ou se desenvolva no mercado.

A fim de alcançar um resultado promissor, não é possível improvisar.

Então, não basta ter um objetivo. Antes de mais nada esse objetivo precisa ser planejado. E para isso, você precisa traçar o caminho.

Portanto, para saber como implantar metas, é importante que você se faça algumas perguntas:

  • Para onde queremos ir, qual o destino?
  • Onde estamos agora?
  • O que temos pela frente? (desafios, cenários, dificuldades, concorrência)
  • Quais os caminhos possíveis?
  • Qual o melhor caminho dentre os viáveis?

As perguntas te ajudam a desenhar o planejamento. E de conformidade com esse planejamento, que sua empresa decidirá quais são as metas, para chegar nesse objetivo.

Mas como implementar as metas da empresa, com as equipes?

Para garantir que sua equipe esteja empenhada no alcance dos objetivos, é preciso implementar metas coletivas e individuais. Para isso te apresentaremos alguns passos importantes:

 1 – Baseado na visão do futuro, divida as metas como quantitativas e qualitativas

Esse é o primeiro passo com o intuito de implementar metas.

Metas quantitativas são os índices que devem ser alcançados, acompanhados e medidos para se obter um determinado resultado.

Já as metas qualitativas, são os comportamentos que sua equipe precisa adotar para garantir o alcance desses resultados.

2 – Compartilhar a visão de futuro com toda a equipe

Para implementar metas é preciso recrutar todas as pessoas em torno da visão. Seja como for, somente visões compartilhadas tem o poder magnético de manter o compromisso ao longo do tempo.  A equipe precisa saber para onde está indo.

Nesse sentido, se a empresa não envolver os funcionários nessa visão, perde a força. Porque não há protagonismo dos colaboradores se eles não entendem o que a organização espera deles.

3 – Construa uma equipe motivada para ser comprometida

Isso também acontece através do protagonismo. Seus colaboradores devem sair do papel de coadjuvantes e se tornarem participantes do processo de crescimento da empresa.

Para isso sua empresa deve descobrir em todos um objetivo comum. Um objetivo que os façam participar da busca do objetivo macro da organização.

Isso pode ser feito por exemplo conversando, trocando informações sobre sonhos e metas da empresa, buscando formas de aproximá-las das metas pessoais de cada colaborador.

Dessa forma o planejamento fica mais consistente e mais viável.

Comunicação interna

4 – Faça reuniões individuais para entender as necessidades da equipe

Esse é o famoso feedback.

Uma organização ou departamento é um sistema de forças ou de atividades conscientemente coordenadas. Elas precisam cooperar entre si para alcançar objetivos comuns.

Todavia, para implantar metas é preciso entender que cada membro dessa equipe tem uma necessidade individual. E é preciso que essas necessidades sejam compatibilizadas com as necessidades da organização.

Dessa forma no feedback é possível identificar ambas as necessidades. Manter aquelas que são compatíveis e negociar as que não são.

5 – Acompanhe os resultados

As pessoas só ficam motivadas se souberem em que estágio estão, se estão andando na direção correta.

Portanto é muito importante que o desempenho seja acompanhado de perto. Dessa forma será possível entender se todos os requisitos estão sendo cumpridos para a direção planejada de uma maneira organizada e coerente.

Quais ferramentas podem ajudar sua empresa a implementar metas?

Nos já apresentamos aqui em outros textos, algumas das principais ferramentas que possibilitam a implementação e acompanhamento das metas.

Dentre elas, destacamos:

Contrato de metas

O contrato de metas é uma formalização das negociações de uma determinada função ou setor para cumprimento de objetivos. Esse contrato de metas pode ser individual ou de uma equipe/setor.

Posto que essa é uma ferramenta que possibilita a implantação de metas tanto para equipes como para cada colaborador de forma individual, para o bom desempenho da organização é importante que ambos sejam adotados: contratos individuais e contratos coletivos.

Método SMART:

O método SMART, como o próprio nome diz, é uma metodologia. Seu intuito é auxiliar o processo de criação de metas, definindo suas características, independente da área ou negócio.

Ele funciona como uma espécie de checklist, onde cada meta é avaliada se possui todos os requisitos para atingir os resultados esperados ou desejados pela organização.

Por isso, esse é um método que se pode usar para implementar metas com a equipe ou com cada colaborador.

PDI:

Já o Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, é uma ferramenta que tem como intuito desenvolver competências comportamentais ou técnicas em um determinado colaborador. A fim de que ele tenha desempenho melhor, trace plano de carreira, alcance seus objetivos pessoais e os da empresa.

Em síntese, essa é uma forma de implementar metas individuais.

A partir do objetivo macro da organização, e do desdobramento desse objetivo em metas para a equipe, o PDI, por sua vez, desdobra esse objetivo em ações de responsabilidade de cada colaborador.

Agora você já sabe como definir o objetivo de sua organização e como desdobrar esse objetivo para implantar metas para sua equipe e para cada colaborador.

Mas é preciso também envolver a equipe no alcance dessas metas e mantê-los motivados a alcançá-las.

E como promover a motivação na equipe?

Como dissemos, conhecer bem a equipe e saber quais são seus pontos fortes e fracos é um dos primeiros passos para fazer o planejamento das ações que levarão sua empresa ao resultado almejado. Mas também é uma das melhores formas de motivar e promover a auto motivação da equipe.

A auto motivação acontece quando as metas são claras e definidas e quando há otimismo. E essas metas devem ser definidas por escrito.

Isso aumenta o nível de concentração, de compromisso e consequentemente o sucesso da organização. Lembrando que sucesso nada mais é que a realização progressiva de metas pessoais que levarão ao alcance das metas do grupo.

Por isso é importante que os gestores procurem saber quais são as metas pessoais da equipe para ter resultados a curto prazo. Isso promoverá o engajamento que irá alavancar a gestão.

É importante também que o gestor tenha uma expectativa alta em relação a seus colaboradores. Isso os motivará a alcançar essas expectativas.

Concluindo

Implementar metas definirá como será o amanhã da sua empresa.  Toda empresa nasce de um sonho. Mas os sonhos não viabilizam o futuro.

As metas sim!

E para que o futuro aconteça é preciso adaptar atitudes e cultivar bons hábitos. Isso permitirá alcançar as metas. A empresa precisa envolver todos na missão de alcançar o futuro. E é muito importante que todos ganhem com o resultado.

Como implantar metas corretas, preparar sua equipe para as alcançar e acompanhar os resultados irão garantir que todos saiam ganhando.

Finalmente, você já sabe a importância de implementar metas.

Uma dica para te auxiliar na implantação de metas com sua equipe e colaboradores, é que você use a tecnologia a seu favor, através de ferramentas de gestão de pessoas.

E se você não sabe qual usar ou por onde começar, entre em contato conosco. Nossos consultores podem te apresentar as melhores soluções para transformar seus colaboradores em uma equipe de alta performance.

Por fim, se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e aproveite para assinar nossa newsletter. Assim você recebe direto em seu e-mail os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top