Inovação: o combustível para o sucesso do RH

2022-04-11T09:35:20-03:0011 abril, 2022|Tecnologia para RH|

Entenda nesse artigo a importância da inovação para o RH e descubra como promover uma gestão de pessoas que valorize a inovação e o bem-estar dos colaboradores.

Estamos na era da tecnologia. A interação homem x máquina que extrapolou todas as expectativas, por mais otimistas e visionárias que elas fossem. Certamente, a tecnologia tem permitido ao homem a quebra de barreiras de tempo e espaço de forma quase absoluta.

Que o digam os criadores da realidade virtual aumentada com experiência sensorial. O metaverso é o assunto do momento em todas as reuniões de especialistas. E isso, nas mais diversas áreas de atuação.

Dentro das organizações, a tecnologia tem permitido a transformação de processos e a aceleração dos negócios. Empresas investem cada vez com mais afinco na implantação de softwares capazes de resolver grandes problemas em um único clique.

Sendo assim na gestão de pessoas, não poderia ser diferente. O investimento em novas tecnologias para o RH, colocam o setor na vanguarda dos processos. Com isso, permitiu a automação do operacional e o desenvolvimento das relações humanas voltadas para o cuidado e encantamento do cliente interno.

E é exatamente pensando nas ações em gestão de pessoas, voltadas para o employee experience, que é preciso trazer para debate um assunto primordial no RH: a inovação.

No artigo de hoje queremos falar sobre a importância da inovação na gestão de pessoas e de que forma o RH pode ser mais inovador e promover um ambiente de cuidado e bem-estar para os colaboradores da sua empresa.

Acompanhe com a gente.

Inovação nas empresas

Inovação é a capacidade de introduzir na empresa, novas possibilidades, novas ideias e processos. Podemos considerar como inovação, as ideias criativas que transforma o jeito de fazer o trabalho e o torna mais fácil, intuitivo e dinâmico.

Dessa forma, podemos afirmar que inovação nem sempre é trazer algo totalmente novo. É possível aprimorar algo que já existe.

Sendo assim inovação e criatividade andam juntas e são primordiais para a longevidade da empresa, considerando que, empresas que deixam de inovar, perdem espaço no mercado.

Na gestão de Pessoas, a inovação é ainda mais importante! Processos inovadores promovem um ambiente mais colaborativo, comunicação mais assertiva e consequentemente de maior produtividade.

Além disso, o RH precisa ser o defensor da inovação nos outros setores. Afinal, se inovação está ligada à criatividade, é preciso que esse setor promova uma cultura de tolerância aos erros e incentivo à participação ativa dos colaboradores em todos os processos.

No entanto, é importante esclarecer que inovação não é alteração de processos de forma aleatória, ou constante. Ao contrário disso, o processo de inovação nas empresas precisa contar com um mapeamento e identificação das necessidades.

Assim sendo, a inovação promoverá melhorias que poderão impactar de maneira exponencial os resultados da empresa.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para tornar seu RH mais inovador.

Invista na tecnologia

A tecnologia no RH permite que a maioria dos processos operacionais desse setor, sejam automatizados e dessa forma, otimizados. A contratação de softwares de gestão de pessoas, propicia uma experiência mais humanizada do RH.

Principalmente, quando a solução implantada tem a possibilidade de ser customizada as necessidades do setor. Dessa forma, entendendo qual o perfil da empresa, e, mapeando a cultura organizacional, a tecnologia oferece uma solução personalizada.

Ganha o setor de RH, os colaboradores e a empresa.

E nós temos aqui uma super dica para você! Aqui na SER, nossa equipe oferece um atendimento high touch na implantação da ferramenta SER HCM. Com isso, buscamos oferecer esse atendimento personalizado e acompanhar desde a aderência dos módulos, à implantação e utilização da plataforma.

Com isso, sua equipe tem nas mãos uma solução tecnológica de gestão estratégica de pessoas e diversos processos de RH totalmente automatizados. Vale a pena conferir!

Foque nas pessoas

Ser inovativo é permitir que as pessoas desenvolvam processos criativos com o apoio da empresa e de seus pares. Assim sendo, o RH precisa manter seu foco no que é primordial para a inovação: o capital humano da empresa.

Dessa forma, é preciso investir em uma cultura de aprendizado contínuo, que valorize a criatividade e seja tolerante a erros. Afinal, só se é possível desenvolver novas soluções e novos caminhos, através de tentativas, erros e recomeços.

Certamente, culturas com baixa tolerância a erros, acabam por matar a criatividade da equipe e com ela, a inovação.

Outro importante ponto de atuação do RH, com foco em pessoas é o People Analytics. Através do mapeamento, estudo e acompanhamento do perfil de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, é possível identificar tendências e propor ações de melhoria para a empresa.

Repense seus processos

O mundo vive em constante evolução. E o mercado de trabalho acompanha essa evolução de forma acelerada! Todos os dias novas formas de trabalho surgem e oferecem as empresas novas possibilidades.

Sendo assim, um RH inovador está sempre atento a essas evoluções e se preocupa em oferecer oportunidades diferenciadas à equipe.

Portanto, considere investir em novas possibilidades todos os dias. Oportunize dentro da empresa processos de melhoria contínua. Incentive a participação de seus colaboradores na reformulação de processos.

A inovação precisa acontecer em todos os ambientes e setores da empresa. Mas começando pelo RH, ela coloca esse setor numa posição de exemplo para os outros setores e com isso incentiva a participação de todos e a transformação dos processos.

Foque sempre nas pessoas!

É isso mesmo! O foco em pessoas não pode ser somente no sentido de operacionalizar a empresa e extrair os melhores resultados da equipe.

Um RH inovador oferece condições de saúde e bem-estar para seus colaboradores.

Sendo assim, é preciso atenção ao ambiente organizacional, acompanhando o clima e a influência dele sobre a satisfação dos seus colaboradores. Além disso, é possível oferecer aos colaboradores cuidado em saúde mental e física e com isso, diminuir os níveis de adoecimento, insatisfação e até desligamentos.

Lembra daquele conceito que nós falamos lá em cima, o high touch? É possível utilizá-lo no RH, criando um ambiente de proximidade com as pessoas, permitindo que elas estejam apoiadas em seus processos de desenvolvimento e alcancem com isso todo seu potencial.

Quer entender como é isso? Dá uma olhadinha nesse artigo aqui.

Mantenha seu RH atualizado

A inovação diz de tudo que é novo, que surge a todo momento, oferecendo possibilidades exponenciais. Portanto, a melhor forma de investir em um RH inovador é mantendo-o sempre atualizado.

Claro que nem toda novidade é possível de ser adotada pela empresa. É preciso sempre considerar a cultura organizacional e o perfil da equipe.

Portanto, além de conhecer bem o mercado de atuação da empresa e conhecer profundamente o negócio dessa empresa, o RH precisa estar atento as novidades que surgem nesse mercado de atuação.

E com isso, promover o alinhamento das soluções inovadoras com os valores e princípios organizacionais, de forma a oferecer a melhor experiência para os colaboradores e os melhores resultados para o negócio.

Uma excelente forma de entender as tendências em gestão de pessoas é assinando a Newsletter da SER. Toda semana novos artigos apresentam as possibilidades e tendências em gestão estratégica de pessoas, para manter seu RH atualizado e permitir que ele seja inovador.

Em resumo, inovação é permitir que novas tendências sejam absorvidas pela empresa, de forma contínua, sem perder, no entanto, as características que são próprias da empresa e equipe.

Vale lembrar que inovação envolve diversos outros fatores como recursos financeiro, intelectual e principalmente incentivo por parte do RH e por parte da liderança.

Deu para entender direitinho? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e conte para outras pessoas a importância da inovação no RH.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo