O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?

2020-04-17T15:39:40-03:006 November, 2012|Talent Management|

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, se não a mais importante ferramenta de Recursos Humanos.

Através da Pesquisa de Clima Organizacional, é possível diagnosticar e criar condições para a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), bem como buscar identificar a origem de graves problemas relacionados aos recursos humanos que historicamente enfrentam as empresas, tais como: alto turnover, baixa produtividade, baixa criatividade, absenteísmo, desmotivação, entre outros.

Desta forma, a Pesquisa de Clima pode ser considerada como uma eficiente ferramenta de diagnóstico e gestão de RH.

O objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional. Além disso busca entender a maneira como as pessoas interagem umas com as outras.

Cultura organizacional

Algumas empresas confundem Pesquisa de Clima Organizacional com Pesquisa de Satisfação do cliente interno.

A Pesquisa de Clima Organizacional é um poderoso instrumento de diagnóstico da satisfação e motivação dos funcionários frente às políticas de RH adotadas pela empresa. Da mesma forma da gestão da QVT.

Ela também é considerada uma importante ferramenta de Gestão Estratégica, pois possibilita a análise interna e externa da organização. Acompanha e monitora a satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, o que pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias e ações

Sendo assim, o crescimento e desenvolvimento das pessoas serão induzidos juntamente com a máxima produtividade e qualidade. Tudo isso, visando a busca dos resultados e da vantagem competitiva.

A Pesquisa de Satisfação aborda os temas superficialmente e não monitora o ambiente externo, desta forma qualquer ação em resposta à pesquisa ficará limitada em seu escopo de entendimento e visão macro da empresa.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. […] e dinâmico em que todos se sintam confortáveis para contar com seus colegas de trabalho. A pesquisa de clima organizacional pode ser uma ferramenta muito útil para […]

  2. […] do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo. Conheça o que é uma pesquisa de clima organizacional e saiba como ela pode te ajudar para uma gestão de pessoas de […]

  3. […] um conflito realmente exista. Uma das medidas mais eficazes para isso é investir na qualidade do clima de trabalho, tornando-o ideal para a construção de relacionamentos e para o desenvolvimento do trabalho em […]

Leave A Comment

Go to Top