Planejamento anual: hora de organizar os processos para o próximo ano

2022-01-07T15:37:52-03:0030 dezembro, 2021|Gestão de Pessoas|

O planejamento anual é uma oportunidade do RH se organizar para o próximo ano e otimizar suas ações em gestão de pessoas. Acompanhe nesse artigo como ele pode ser vantajoso e tornar o RH mais estratégico.

Em se tratando de gestão de pessoas, é muito importante que empresa e RH busquem estar alinhados quanto as estratégias para o sucesso do negócio. Isso porque, o capital intelectual da empresa é o maior responsável pelo alcance das metas e objetivos da organização.

Dessa forma, o investimento nos colaboradores tem sido o foco das empresas que contam com o RH e sua atuação estratégica na gestão de pessoas.

No último artigo, nós falamos aqui da avaliação anual e sua importância para o setor de recursos humanos. Ela, que funciona como uma retrospectiva de todas as ações e projetos desenvolvidos pelo RH ao longo do ano, irá subsidiar um novo processo para o ano seguinte: o planejamento anual.

Com inúmeros processos sob sua responsabilidade, o setor de recursos humanos precisa alinhar quais ações deram certo e manterão ao longo do próximo ano. Ao mesmo tempo que se prepara para incorporar novas estratégias.

Quer entender melhor a importância desse processo? Acompanhe com a gente!

Planejamento anual: olhar no futuro próximo

Planejar é sempre a melhor estratégia para garantir que alcançará o resultado. Em se tratando da gestão de pessoas, não é diferente. O planejamento anual permite que o setor de recursos humanos amplie suas ações levando em consideração o que já foi feito e pode ser melhorado.

Para isso, no entanto, é preciso prever os próximos cenários e se antecipar a eles.

Sendo assim, o planejamento anual é uma forma de olhar para o futuro, traçando metas e objetivos e encarar os desafios da gestão de pessoas no próximo ano. Tudo isso considerando o histórico do ano levantado na avaliação anual e as tendências de RH para o próximo ano.

Em resumo, o planejamento anual consiste no levantamento das ações que serão realizadas no próximo ano, as estratégias para seu desenvolvimento e quais os objetivos de cada ação.

Dessa forma, o setor de recursos humanos poderá concentrar esforços de maneira focada, em sintonia com o planejamento estratégico da organização.

Vantagens do planejamento anual

Trabalhar de forma planejada permite a concentração de esforços do RH no desenvolvimento de ações que permitirão o alcance dos objetivos da empresa.

Além disso, através do planejamento adequado, é possível organizar o orçamento anual e evitar o desperdício de recursos.

Portanto, além de permitir o uso consciente dos recursos financeiros da organização, o planejamento anual impede que o RH atue de forma desorganizada ou impulsiva.

Dessa forma, o planejamento anual funcionará como um guia, que auxiliará o RH no entendimento de qual o principal objetivo da gestão de pessoas para o próximo ano e como chegar lá.

E como montar o planejamento do seu RH?

Desenvolver um planejamento anual para o RH pode parecer uma atividade complexa. No entanto, é possível simplificar essa atividade considerando alguns passos.

1 – Definição de objetivos

Com certeza só é possível planejar algo, se existe um objetivo a alcançar. Portanto, o primeiro passo é definir quais são os objetivos do setor de recursos humanos para o próximo ano. Eles podem ser vários: diminuir os índices de turnover, aumentar o engajamento da equipe, aumentar os índices de satisfação na pesquisa de clima etc.

O mais importante é que o RH tenha clareza dos resultados do presente e vislumbre os cenários do futuro para traçar objetivos que sejam desafiadores, sem serem irreais.

2 – Olhe para fora

Como anda o mercado de trabalho? Quais são as tendências de atuação do RH para o próximo ano e quais os cenários esperados? “Olhar para fora” é um exercício que estimula a inovação e prepara o setor de recursos humanos para os desafios internos.

Na hora de realizar um planejamento, de nada adianta focar no ambiente interno e desconsiderar a relevância que os fatores externos têm no resultado da organização. Portanto, considerar o cenário externo permite que o setor de recursos humanos identifique oportunidades e incremente sua atuação na gestão estratégica de pessoas.

3 – Agora olhe para dentro

Lembra da avaliação anual? É hora de considerar o que deu certo e o que deu errado. Portanto, juntando as tendências para o próximo ano e a análise das ações do ano presente, é preciso definir quais ações serão mantidas, quais serão descartadas e quais serão aprimoradas.

Portanto, é preciso identificar os pontos de melhoria, sem perder de vista as novas possibilidades para o próximo ano.

Aproveite para considerar o orçamento disponível e alinhar as novas estratégias a esse orçamento.

 4 – Organize seu calendário

A melhor maneira de cumprir um planejamento anual é através de um cronograma de ações. Dessa forma, é preciso listar as ações mensalmente e organizá-las por ordem de prioridade e relevância. Só para exemplificar, de nada adianta deixar para montar um PDI no meio do ano e aplicar uma avaliação de desempenho antes disso.

O ideal é que os processos sejam relacionados mês a mês considerando a relação entre eles.

Planejamento pronto! E agora?

Só planejar não gera resultado.

Para garantir que seu planejamento seja cumprido é preciso que o RH acompanhe de perto as ações propostas e as metas alcançadas.

Dessa forma, é possível intervir em caso de eventualidades e mudar a direção no momento certo.

É importante salientar que um planejamento desses pode não ser 100% cumprido, já que ao longo do ano é possível que os cenários mudem e algumas ações se tornem sem sentido. Inclusive, essas possibilidades acabam tornando esse planejamento mais flexível, permitindo que o RH trace novos caminhos, se assim julgar necessário.

Em suma, o planejamento anual é uma oportunidade para que o RH se organize para o próximo ano e trabalhe de forma alinhada ao negócio e aos outros setores da empresa.

Para isso é necessário contar com um sistema de gestão de RH, que auxilie o acompanhamento desse planejamento e permita a análise dos dados de cada ação realizada. Nesse sentido, a contratação de um software de RH pode transformar o planejamento anual em um processo otimizado e com maiores chances de sucesso.

Quer conhecer uma solução em gestão de pessoas que pode auxiliar sua empresa no acompanhamento do planejamento anual e em outros processos em gestão de pessoas? Entre em contato conosco e conheça a SER HCM. Temos diversas formas de ajudar seu RH a atuar de maneira estratégica e otimizada, alavancando os resultados da equipe.

Gostou desse artigo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber conteúdos semelhantes diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo