Software de RH: por que eu preciso de um?

2022-11-04T16:36:37-03:003 November, 2022|Gestão de Pessoas, Não categorizado, Tecnologia para RH|

Sua empresa já tem um software de RH? Não? Então descubra nesse artigo os benefícios de contar com essa tecnologia na gestão estratégica de pessoas.

Fazer gestão do capital humano da organização, é certamente, uma das tarefas mais desafiadoras para a liderança. Claro, quando se pensa em abrir uma empresa, é preciso pesquisar a fundo o negócio e planejar cuidadosamente cada passo a ser dados.

No entanto, todo início de negócio, enfrenta os desafios do mercado, no que tange o serviço a ser prestado. E assim, lidar com a gestão de pessoas, pode parecer simples e fácil.

Sobretudo, quando se trata de um pequeno negócio, que conta com um número reduzido de colaboradores. Essa limitação de pessoas, permite que o gestor acompanhe de perto o desempenho de cada uma e em geral, o feedback, mesmo que informal, é constante.

Mas à medida que a empresa cresce, cresce também a distância entre as pessoas. O principal fundador da empresa, precisa contar com outros líderes na replicação da cultura organizacional e na gestão da equipe.

Por si só, estar perto dos colaboradores e acompanhar o desempenho deles, se torna uma tarefa complexa.  Afinal, uma empresa que se inicia com 3 pessoas, em um prazo bem curto, acaba expandindo para 3 ou 4 setores. Com isso, é preciso entender de que forma acompanhar a equipe, desenvolvê-la e mantê-la sempre produtiva.

Se, em uma empresa pequena, a gestão de salários, benefícios, desempenho e produtividade, podem ser feitos a partir de planilhas manuais, por outro lado, isso se torna inviável ao longo prazo.

Contar com a tecnologia, faz toda a diferença…

Imagine uma empresa com 50, 100 pessoas e todos os processos referentes a gestão dessas pessoas, serem realizados de maneira manual. Para cada processo ligado à gestão de pessoas, uma nova planilha: benefícios, salários, frequência, treinamentos, desempenho…

Agora imagine se a empresa resolve expandir os negócios e precisa saber quais dessas pessoas são possíveis líderes, capazes de assumir a gestão de uma nova equipe.

Como fazer uma análise de perfil e competências desses colaboradores com informações espalhadas em formulários diferentes?

É possível? Sim e não!

Talvez até seja possível se a empresa dispuser de tempo para juntar informações de cada formulário e emitir um relatório com todas elas. No entanto, considerando as mudanças no mercado e a necessidade das empresas de aproveitarem as oportunidades em tempo hábil, isso colocaria o timer do negócio em risco.

Daí, uma das necessidades de contar com a tecnologia, através da contratação de um software de RH.

O que faz um software de RH?

Um software de RH é uma ferramenta tecnológica que permite a automação dos processos ligados a gestão de pessoas da sua empresa.

É muito comum que o setor de recursos humanos utilize uma série de plataformas diferentes, para conseguir controlar e acompanhar vários desses processos. Só para exemplificar, é possível ter uma plataforma de controle de vale transporte, outra para outros benefícios como vale alimentação e ou refeição.

No entanto, caso seja necessário analisar os custos desses benefícios, é necessário gerar relatórios separados e unificar as informações. Só assim será possível uma melhor visualização dos dados.

A verdade é que um bom software de RH, oferece para a empresa diversos recursos. O objetivo principal é otimizar processos que já existem na gestão de pessoas, permitindo que a equipe de recursos humanos disponha de tempo para atuar de forma estratégica no setor.

Pensando nisso, a SER desenvolveu um software de RH, que possibilita a automatização de vários processos em gestão de pessoas. A SER HCM oferece soluções voltadas para a gestão estratégica de pessoas, separadas em módulos. São eles:

Desempenho e Desenvolvimento

Nesse modo é possível implementar a Gestão de Desempenho, contemplando gestão de competências, feedback, PDI e contrato de metas.

Planejamento estratégico de pessoas

Pensar estrategicamente no futuro da empresa passa pela gestão de Plano de sucessão, desenvolvimento de Organograma. Nesse módulo a SER HCM possibilita acompanhar o desenvolvimento organizacional e planejar de forma assertiva as ações em gestão de pessoas.

Remuneração

A gestão estratégica de remuneração contempla o planejamento de cargos e salários, cálculo de remuneração variável e a gestão de movimentação salarial.

Educação corporativa

Alinhado ao módulo de Desempenho e Desenvolvimento, o módulo de Educação Corporativa contempla a Gestão Operacional de Treinamento e Desenvolvimento. Com isso permite que a liderança acompanhe o engajamento dos colaboradores nos programas de treinamento e avalie a performance de seus talentos.

Dossiê Profissional

Já pensou na facilidade de ter todos os dados de seus colaboradores reunidos em um único lugar? Com o módulo Dossiê Profissional, os dados coletados nos outros módulos são atualizados periodicamente, facilitando a análise de perfil de seus talentos e o acompanhamento da performance deles.

Pesquisa de Clima

Realizar a Gestão do Clima organizacional é um dos fatores que propiciam a retenção de talentos em sua empresa. Dessa forma, esse módulo implementa essa gestão e permite que seu RH desenvolva planos de ação interligados a Gestão de Comunicação Interna.

Em suma, a SER HCM oferece soluções completas, permitindo com isso uma gestão de pessoas abrangente e focada no desempenho de excelência da organização.

Quais as vantagens da utilização de um software de RH?

Certamente, fica bem claro, que utilizar um software de RH permite que o setor atue de forma otimizada na gestão de pessoas.

Dessa forma, o software de RH permite que as informações de seus colaboradores sejam consolidadas em um único lugar. Isso permite que a execução dos processos da área de gestão de pessoas, seja agilizada e os custos referente a esses processos, sejam reduzidos.

No entanto, essas não são as únicas vantagens. A tecnologia de um bom software de Rh, permite ainda:

1- Padronização de processos

É muito comum que cada novo colaborador queira adaptar os processos aquilo que ele já sabe. No entanto, isso pode ser bastante dispendioso para empresa, já que, a cada nova contratação, todos os processos acabem sendo alterados.

Dessa forma, a contratação de um software de RH, permite que os processos em gestão de pessoas sejam padronizados. Com isso, fica fácil para um novo talento ser inserido no processo a cada sucessão ou nova contratação.

Essa padronização garante a assertividade da operação e a manutenção de um padrão de excelência.

2- Recrutamento e seleção

Foi-se o tempo em que os processos de recrutamento e seleção eram as únicas preocupações do setor de recursos humanos. À medida que o RH foi evoluindo, com o intuito de acompanhar essas mudanças, o setor passou a ter diversas outras responsabilidades.

Mas o funil de recrutamento, não deixou de ser uma das atividades críticas desse setor.

Dessa forma, a partir da contratação de um software de RH, esse que é um processo crítico, pode ser otimizado. Afinal, é um processo operacional que demanda um tempo considerável dos profissionais de RH.

Sendo assim, o uso da tecnologia, permite a atração e a seleção de currículos, além da aplicação de testes e avaliações, para qualificação dos candidatos.

3- Avaliações de desempenho

Outro processo importantíssimo na gestão de pessoas, mas que demanda tempo do setor de recursos humanos é a aplicação de avaliações de desempenho.

Sendo assim, com a utilização de um software de RH, esse processo é automatizado e otimizado! Afinal, a tecnologia permite que a avaliação seja aplicada de forma rápida e os resultados ficam disponíveis tão logo as questões são respondidas.

Sobretudo, o software de RH permite que os processos estejam alinhados as estratégias do negócio. A partir da criação de métricas e indicadores que permitirão o acompanhamento dos resultados por colaborador ou por equipe.

Além disso, o software de RH permite que os dados sejam armazenados em nuvem, trazendo segurança e agilidade de acesso.

Outras vantagens do software de RH

Essas, são apenas algumas das vantagens da contratação de um software de RH. Além dessas, essa tecnologia permite ainda:

  • Construção de planos de desenvolvimento individual para seus colaboradores;
  • Organização dos dados e construção de um dossiê profissional de cada colaborador;
  • Otimização de tempo no setor de recursos humanos;
  • Análise de dados mais ágil e eficiente;
  • Melhoria da comunicação interna através da centralização de informações;
  • Melhor gestão do tempo através da simplificação e automatização de processos.

São inúmeras vantagens para o setor de recursos humanos e para seus colaboradores.

Concluindo

Contar com a tecnologia para tornar a gestão de pessoas mais estratégica, é uma urgência do mercado. O RH 5.0, tem como premissa, o investimento no bem-estar e saúde integral dos colaboradores.

No entanto, ações voltadas para isso, dependem da automatização de processos operacionais do setor de RH. Com isso, os profissionais do setor disporão de maior tempo para investir nas atividades estratégicas da gestão de pessoas.

Sobretudo, a contratação de um software de RH, permite que a empresa acompanhe com maior eficiência os resultados da equipe e tenha dados precisos para a tomada de decisões relacionadas aos seus talentos.

Agora que você já sabe, que a contratação de um software de RH é o primeiro passo para otimizar seu RH, que tal conhecer a SER? Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para gestão estratégica de pessoas, a SER oferece para sua empresa a solução ideal para o perfil da sua equipe.

Para conhecer melhor as soluções que nós temos para sua empresa, entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

E se você gostou desse artigo, não deixe de curtir e compartilhar em sus redes sociais. Aproveite também para assinar nossa newsletter e receber toda semana, conteúdos novos sobre gestão estratégica de pessoas.

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] entanto, a partir da implantação de um software de RH, é possível tornar a construção e acompanhamento dos indicadores estratégicos para o RH, algo […]

  2. […] sentido, um bom software de RH é capaz de oferecer todo o suporte que sua equipe precisa, tanto na construção, como no […]

Leave A Comment

Go to Top