6 mitos da retenção de talentos para riscar da sua gestão

2021-01-27T17:50:29-03:0019 September, 2016|Gestão de Talentos, Talent Management|

Retenção de talentos é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam. Não por ser algo difícil de realizar, mas por estarem tão acostumadas a adotarem sempre as mesmas medidas que não param para analisar a real eficiência delas.

Fizemos este artigo para te ajudar a quebrar alguns mitos relacionados à retenção de talentos e deixar sua gestão mais acertada. Confira!

1. A única forma de reter talentos é oferecendo um salário alto

Uma atitude repetida na gestão de diversas empresas é focar no salário e nos benefícios como único fator motivador na retenção de talentos. Pois bem, não é. Mais do que querer estabilidade financeira, a nova geração de funcionários se preocupa também com qualidade de vida e status.

Portanto, em vez de somente pagar no final do mês e esperar que sua equipe se sinta feliz, converse com todos e faça uma espécie de pesquisa de mercado para avaliar quais fatores as pessoas consideram mais importantes dentro da empresa. Isso por si só pode dar algumas ideias claras de como manter seus talentos satisfeitos em trabalhar em sua empresa.

2. Treinar os funcionários constantemente vai garantir que eles fiquem na empresa

Treinar seus funcionários constantemente pode parecer uma atitude acertada no que diz respeito à qualidade do trabalho e à satisfação dos colaboradores, mas olhe mais de perto. Os treinamentos propostos realmente contemplam a aquisição de novas habilidades e ideais que, de fato, ajudarão a equipe a se desenvolver ou é somente uma repetição do que eles já sabem?

Treinamentos com o intuito de “relembrar” conhecimentos são mais maçantes do que renovadores, por isso, analise friamente a necessidade deles.

3. Grandes talentos não precisam de constante motivação

Um erro muito comum é esquecer que sua equipe precisa ser motivada, além de ser somente cobrada por resultados. Por mais que pareça desnecessário, elogie, reconheça e recompense sua equipe por boas ideias, boas atitudes, resoluções de problemas entre outras ações positivas.

Talent Grid- Gestao de talentos

4. Dar feedbacks negativos afugenta talentos

Do mesmo modo que alguns gestores se esquecem de elogiar seus colaboradores, há aqueles que evitam criticar por medo de que sua equipe não aceite bem.

Bom, o feedback negativo é tão importante quanto o positivo, o desafio é aprender como fazê-lo de forma neutra, ou seja, sem rispidez. Até porque as pessoas devem saber onde estão errando se quiserem se aperfeiçoar.

5. Traçar metas irreais como um desafio é encorajador

Traçar metas muito além do alcance do funcionário com o intuito de que ele se esforce e encare isso como um desafio pode se mostrar “um tiro no pé”. Essa ação traz um efeito de frustração e não de encorajamento, especialmente se seu colaborador for uma pessoa autocrítica e perfeccionista. Por isso, trace metas justas, que  realmente se alcança com esforço.

6. Não é preciso dialogar sobre o plano de carreira

Um mito que permeia o ambiente organizacional é a dedução dos gestores em relação às expectativas dos colaboradores. Achar que todo vendedor ou atendente quer promover a supervisor é um exemplo. Apresente um plano de carreira ao seu colaborador e pergunte a ele quais suas expectativas dentro da empresa.

No meio do caminho ele pode descobrir forte aptidão para outra função e desejar explorar outras possibilidades. Por isso, deixe esse diálogo sempre em aberto. Assim, você pode descobrir novos talentos escondidos dentro de sua própria equipe e se surpreender.

Viu como é importante se manter sempre atento às ações que tomamos para a retenção de talentos? Você conhecia algum desses mitos? Pretende mudar a postura em sua empresa? Conte para nós aqui nos comentários.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top