O futuro ousado e inovador da área de Recursos Humanos (RH)

2021-02-22T11:20:43-03:0031 October, 2014|Estratégia Corporativa|

Parceiros precisam acompanhar os passos dos aliados para vencer as batalhas diárias no front corporativo. No que versa sobre o trabalho de RH, os parceiros devem ficar atentos aos desafios da área: ousadia, inovação e performance. E essa sintonia foi notória para o público, da ordem de 25 mil pessoas, que visitou a EXPO ABRH, feira de negócios do CONARH, entre 18 e 21 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Inovações tecnológicas que facilitam a ousadia na gestão de pessoas; rede de networking para debater temas inerentes ao RH e o lançamento de novas unidades de negócios foram algumas das novidades apresentadas na feira. Além disso, alguns dos expositores também inovaram ao desafiar os visitantes em gincanas que avaliavam alguns conceitos de gestão de pessoas. Como trabalho em equipe, lidar com escassez de material, liderança, entre outros.

Palestras gratuitas

Além de conhecer em primeira mão as tendências e soluções de mais de 130 expositores, o público também foi surpreendido com um calendário de palestras gratuitas na feira. Seguindo o protocolo de anos anteriores, a ABRH investiu novamente no Espaço Carreira e no Espaço ABRH, onde especialistas abordaram os principais temas nas áreas de desenvolvimento profissional e gestão de pessoas, respectivamente. A entidade também reeditou o Cine ABRH, que reuniu entretenimento e conteúdo relacionados aos desafios e às exigências da área de gestão de pessoas. Mas a principal novidade desta edição do CONAHR ficou por conta da criação do Espaço Geração+, que reuniu uma agenda de palestras focada nos jovens talentos.

Sem dor de cabeça com os medicamentos

Debutante na feira do CONARH, a Global Saúde apresentou ao público seu portfólio de planos de saúde e odontológicos. Uma das novidades que a empresa exibiu foi um grupo de planos focados no fácil acesso de medicamentos. Em suas pesquisas, a Global Saúde percebeu que o antigo modelo de cartões de desconto para compras nas farmácias caiu em desuso nas empresas. “Diante desse cenário, desenvolvemos o MEDGLOBAL e outros planos de acesso a medicamentos mais adequados à realidade brasileira. Nossos planos representam um upgrade nas políticas de benefícios voltados à força de trabalho das companhias”, diz Haroldo Maranhão, vice-presidente e cofundador da Global.

De acordo com a empresa, a utilização do benefício é simples e o custo dos medicamentos pode ser coberto em até 100% pelo empregador. Entre as vantagens do uso das soluções da Global Saúde estão atendimento 24 horas, entrega programada do medicamento, orientação farmacêutica para uso adequado da medicação, localizador de farmácias via aplicativos móveis e o “Tá na hora”, serviço que avisa o horário e a dosagem da medicação por meio de SMS.

Parceria na área de gestão de benefícios

A Alelo e a Admix anunciaram uma parceria para oferecer aos clientes de ambas as empresas uma gestão integrada de benefícios. Com esse acordo, a Admix passa a contar com alguns dos principais produtos Alelo em seu portfólio (Refeição, Alimentação, Alelo Cultura e Alelo Auto). Sendo assim, a Alelo, por sua vez, terá a Admix como um canal de vendas. A parceria ainda prevê a gestão integrada dos benefícios por meio da integração tecnológica entre as plataformas das duas empresas. Dessa forma, reduzirá rotinas operacionais e estabelecerá um canal único de interlocução para os RHs clientes da Alelo e da Admix. Além do anúncio da parceria, a Alelo lançou no congresso a nova área de pré-pagos da empresa, a Prepax. A mesma, passa a contar com as seguintes soluções: pagamentos de salários, reembolso de despesas, pagamento de despesas corporativas e de viagens e premiações (mkt de incentivo).

Guia de gestão de desempenho

Lançamento de unidade de negócios

A Vale Presente S.A., empresa especializada em gift cards, lançou uma nova unidade de negócios, a Vale Presente Empresas, totalmente voltada para o mercado corporativo. No estande da empresa, os profissionais de RH conheceram toda a linha de cartões pré-pagos corporativos composta por quatro tipos de cartões pré-pagos utilizados. De acordo com Rodrigo Borges, CEO da Vale Presente, “as soluções de cartões pré-pagos da Vale Presente tornam mais práticas, rápidas e personalizadas as ações de motivação e engajamento dos colaboradores. Sendo importantes aliados dos executivos de RH para Ousar, Inovar e Performar’”, afirma.

Central de Cases

A Ticket levou ao CONARH o conceito Conexões, utilizando soluções eficientes que fazem a diferença na motivação e retenção de colaboradores. Dentre as soluções que foram apresentadas, está a Central de Cases Ticket. Ou seja, um espaço reservado para palestras gratuitas e a primeira central de benchmark na feira do CONARH. “Nos preocupamos em oferecer sugestões diferenciadas de gestão, governança, propostas de qualidade de vida, cultura, esportes e outros temas relevantes para o desenvolvimento do profissional”, afirma Amaro. Além disso, outra novidade foi o conceito de estande ecologicamente correto. Madeiras de reflorestamento foram usadas para construí-lo e iniciativas sustentáveis, como o uso da coleta seletiva, foram apresentados pela Ticket aos visitantes.

Cartões de pagamento

A UNIK lançou o seu Cartão Combustível, com a bandeira Mastercard. O novo benefício possibilitará a escolha do posto mais conveniente aos motoristas pelos critérios qualidade, preço e localização, mesmo nos pontos mais remotos do Brasil. Além disso, a empresa trouxe para a Expo ABRH toda a sua plataforma de benefícios — os cartões de benefícios obrigatórios — refeição e alimentação, com a bandeira VR Benefícios, e o vale transporte — e os demais cartões — de pagamento e antecipação de salário, incentivos, empresarial, fornecedores e combustível, todos com a bandeira Mastercard.

Mapa de carreiras

O Vagas.com lançou o Mapa Vagas de Carreiras, um serviço inédito e gratuito, disponível para todos, com informações relevantes para o planejamento de carreira. São mais de seis mil cargos com faixas salariais, principais movimentações, formação escolar mais recorrente e vagas abertas. “Desenvolvemos o mapa a partir do tratamento estatístico de milhões de informações e estamos devolvendo ao mercado uma fotografia viva, de fácil consulta das carreiras no Brasil. Sendo assim, ele mostra a transição real entre os cargos porque não indica apenas a mudança linear de uma profissão, mas também como as pessoas buscam movimentações paralelas no mercado de trabalho”, afirma Mario Kaphan, fundador da Vagas.com.

Treinamento integrado à natureza

Pelo terceiro ano consecutivo no CONARH, o Brotas Eco Resort apresentou ao mercado o programa Invista em seu Colaborador. Trata-se de um treinamento de um dia, no qual os colaboradores desfrutam de um ambiente relaxante ao mesmo tempo que se deparam com o desafio de qual é o papel deles nas organizações. “Em meio à natureza, os participantes são estimulados a sair da zona de conforto e então, se aventurar em dinâmicas que os levam a discutir ações pertinentes ao comportamento e à participação [deles] na empresa”

Estação social

Neste ano, o quinto consecutivo da Catho no CONARH, a empresa inovou ao oferecer aos congressistas e visitantes o espaço Estação Social Mídia, local em que a equipe de redes sociais da Catho tirou dúvidas sobre o tema, além de registrar os melhores momentos, postando fotos e entrevistando profissionais de R&S nas mídias digitais.

Tecnologias que integram

A Senior apresentou sua gama de produtos e serviços, entre eles a solução do eSocial, que automatiza a emissão e envio dos documentos exigidos pelo projeto do governo federal do mesmo nome. Veja outros produtos apresentados pela Senior:

A solução de gestão de ponto, criada em parceria com a Porto Seguro, oferece três interfaces para o usuário final – RH, gestor e colaborador . Assim, facilitando o gerenciamento das horas trabalhadas, auxilia na redução de passivos trabalhistas e acertos e conferências em lote. A solução Workflow, que fornece um procedimento de trabalho claro, ao descrever o processo de negócios de maneira gráfica. Com ela, o gestor sabe exatamente em que ponto o processo está parado. E por fim o Cloud computing – em aliança com a IBM, uma solução que armazena as informações em nuvens privadas, garantindo alto nível de segurança e controle. Além disso, reduz sensivelmente os custos com hardwares, permite escalabilidade imediata da infraestrutura e facilita o compartilhamento de informações.

Soluções de bem -estar

A Garmin do Brasil, empresa líder de vendas de produtos para fitness, participou pela primeira vez do CONARH com o lançamento de soluções para bem-estar corporativo. Também apresentou o Projeto Bem-Estar. Ele consiste em uma família de produtos. Como monitores de atividades e pulseiras que controlam as atividades integradas aos programas de saúde corporativa de empresas brasileiras. “A Garmin oferece ferramentas para a rápida e fácil integração com os programas de qualidade de vida e bem-estar das empresas. Utilizando uma estação de download sem-fio, os dados das atividades, como passos e calorias gastas, posteriormente são enviados para um portal do programa e permitem uma grande variedade de análises”, explica o gerente geral da Garmin, Eduardo Cortez.

Portfólio de software de gestão de RH

A Benner levou para a EXPO ABRH seu portfólio completo para Gestão de Recursos Humanos. Há dois anos a empresa tem investido fortemente para tornar seu módulo de RH — o Benner Gestão de Recursos — uma solução independente, robusta e estável, que pode ser ofertada como produto para atender às necessidades específicas desse setor. Um dos módulos que foi lançado durante o CONARH é o de Educação Corporativa. Ele possibilita o planejamento e a gestão de cursos presenciais, a distância e semipresenciais. Integrado a ele está o módulo de Gestão do Desempenho — outra novidade apresentada na feira —, que permite avaliar os resultados produzidos e o desempenho dos colaboradores quanto a sua competência, responsabilidades e entregas. O módulo fornece aos gestores uma forma de visualização do potencial dos colaboradores e os fatores impactantes ao desempenho individual e de equipe.

 

Revista Melhor Gestão de Pessoas

http://www.revistamelhor.com.br/expo-abrh/10115/o-futuro-ousado-e-inovador-do-rh/2

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top