As Neuras dos Bons Líderes de RH

2020-10-15T11:30:48-03:007 October, 2014|Gestão de Pessoas, Talent Management|

Neura é como filho: sempre gostamos dela, independente se ela incomoda ou não os outros. Eu mesmo tenho várias. Uma delas, corrigir os erros de acentuação de quaisquer trabalhos que caiam em minhas mãos. Imagine você encontrar um aqui! Passarei a semana toda me sentindo o pior dos mortais, traidor das mais venerandas tradições do país.

Neura é isso: causa estresse à vítima e pode incomodar os outros. Mas, como qualquer característica pessoal, ela tem dupla face. Corrigir erros de acentuação, por exemplo, me fez gostar de escrever (até me convidaram para contribuir com um blog…).  Mas também me torna o famoso chato com galochas (e guarda-chuva) em qualquer lugar.

Outro dia me peguei pensando quais seriam as fixações comuns aos líderes de RH. Afinal de contas, ninguém chega a uma posição de destaque, se não tiver características distintivas. E, segundo observei, características desse tipo só se estabelecem numa pessoa, se ela as perseguir com determinação. Com tanta, que acabam virando manias, neuras.

Assumi o grande risco de listar essas manias. O objetivo aqui não é fazer um guia tipo “Os 5 Passos para o Sucesso”. A ideia é simplesmente terapêutica, ou seja:

Identificar as neuras para “abrir nosso coração”. E encontrar o virtuoso meio termo – aquele que cause a nós somente o estresse necessário e, aos outros, a chateação inevitável, e ao mesmo tempo, que potencialize a energia para que o líder de RH seja bem sucedido e feliz.

Então mãos à obra! Em nossas observações, os líderes de RH têm as seguintes neuras (não necessariamente nessa ordem). E todas começam com Preciso/Necessito e terminam com 3 exclamações – afinal de contas, elas geram estresse !!!

  1. Necessito falar a linguagem do negócio e ter impacto estratégico!!!

“Oras, isso é fundamental, se RH quer ser respeitado nesta empresa!” 

  1. Preciso ser eficiente!!!

“Afinal de contas, RH sempre vai ser visto como despesa!” 

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

  1. Necessito ser a própria encarnação da Competência!!!

“Profissional de RH respeitado é profissional competente! Sem erros básicos, sem furos metodológicos!” 

  1. Preciso ser o exemplo dos comportamentos para a TODA a organização!!!

“A melhor pregação é o exemplo… ainda mais que sempre estão me cobrando que seja o modelo de virtudes!” 

  1. Preciso estar sempre atualizado!!!

“Nem pensar em ser visto como o velho e antiquado DP!” 

São 5, mas não é de propósito (os tais “5 passos para…). Na verdade devem existir mais, e gostaria de ouvir mais opiniões.

Bem, o próximo passo – como em toda terapia – é conversar. Minha ideia é consultar pessoas que possam nos aconselhar sobre como lidar bem com nossas fixações. Por exemplo, pensei em dialogar com executivos membros de Boards para tratar a fixação número 1. O que eles esperam, como mostramos que somos estratégicos, que linguagem devemos utilizar para tocar-lhes “o coração”.

Então, até breve.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top