Retenção de talentos: como a tecnologia pode ajudar?

2022-10-04T15:33:05-03:003 October, 2022|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

Quando se trata de retenção de talentos, a tecnologia tem papel fundamental. Acompanhe esse artigo e entenda de que forma a tecnologia no RH pode influenciar a retenção de talentos de sua empresa.

Certamente, a retenção de talentos é uma das maiores preocupações do setor de recursos humanos. Afinal, contar com um time preparado para os desafios do mercado é primordial para a sustentabilidade do negócio.

Dessa forma, o time de recursos humanos, responsável pela gestão do capital humano da organização, tem entre suas atividades não só a atração de excelentes profissionais para a organização. Existe uma preocupação da gestão estratégica de pessoas de desenvolver talentos dentro da empresa, para a formação de times de alta performance.

No entanto, desenvolvê-los e não garantir sua permanência na empresa é como investir na falta de resultado. Portanto, é preciso atrair, desenvolver e propor ações que promovam nesses profissionais o senso de pertencimento e o desejo de crescer junto com a empresa.

Nesse sentido, a tecnologia na gestão de pessoas tem papel fundamental na retenção de talentos da empresa.

Quer entender melhor como funciona? Acompanhe esse artigo.

Por que reter talentos é tão importante?

A contratação de profissionais de alta performance é uma das principais estratégias das empresas para garantir resultados e crescimento no mercado.

Para isso, o desenho do perfil da vaga e a adequação do funil de recrutamento são essenciais.

No entanto, a simples contratação dos melhores talentos não é suficiente para garantir um time exponencial. Uma vez contratado, esse talento precisará encontrar nos processos da empresa, motivos que o façam querer fazer parte do time.

Dessa forma, trabalhar a marca empregadora é um triunfo para o RH na atração de talentos. Mas mantê-los é o grande desafio.

E esse desafio se dá, sobretudo, pelas perdas que a empresa enfrenta com a alta rotatividade de profissionais.

Quando a empresa perde um talento, o custo disso vai muito além do financeiro. Quando um talento decide se desligar da empresa, ele leva consigo um legado de conhecimento, cultura organizacional, sua expertise e técnica de trabalho.

Inclusive, existe uma máxima no mercado que diz que ninguém é insubstituível. No entanto, isso não é verdade. Funções e cargos com certeza são substituíveis. Pessoas não.

Um profissional de excelência jamais poderá ser substituído em sua totalidade. Possivelmente, a empresa poderá encontrar novos profissionais que detenham conhecimento parecido com aquele que se foi. Entretanto, cada pessoa é ímpar em seu jeito de ser e em sua forma de construir soluções para o trabalho.

Além do fato desse profissional ter construído um arcabouço de conhecimentos que são próprios da organização e de suas vivências ali.

Além disso, a contratação de um novo profissional exigirá da empresa o tempo necessário para prepará-lo para assumir com segurança suas novas responsabilidades. Esse tempo, certamente, impactará expressivamente os resultados do negócio.

Sendo assim, considerando a competitividade do mercado, reter talentos é sempre a melhor alternativa.

E de que forma a tecnologia pode ajudar?

Fazer gestão de pessoas é uma tarefa que exige da empresa um olhar humanizado sobre os colaboradores. Para isso, contar com uma liderança empática, faz grande diferença no ambiente organizacional.

Além disso, é preciso criar na equipe um sentimento de propósito, que os façam buscar com afinco, resultados pessoais alinhados ao planejamento estratégico da empresa.

Sobretudo porque, profissionais de alta performance buscam, além do ambiente humanizado, satisfação e reconhecimento no trabalho. Daí, a importância de um ambiente que fomenta inovação e desenvolvimento profissional.

Sendo assim, a implantação de ferramentas tecnológicas é uma grande aliada da empresa na retenção de talentos. A contratação de um software de RH, pode ser o diferencial do RH na busca pela satisfação e desenvolvimento de pessoas.

Um exemplo disso é a SER HCM, solução tecnológica da SER, que oferece diversas funcionalidades que podem impactar a retenção de talentos de sua empresa.

1- Gestão de desenvolvimento

Atuar o desenvolvimento das pessoas sem dúvida, é a primeira ação do RH na retenção de talentos. Dessa forma, a SER HCM oferece um sistema de governança que permite desde a avaliação de desempenho ao planejamento de carreira, plano de sucessão e gestão de desenvolvimento profissional.

Essas são ações que fortalecem o recrutamento interno, sinalizando para seus talentos a possibilidade de crescimento profissional e progressão de carreira.

Dessa forma, seus profissionais tendem a ser mais engajados e protagonistas do sucesso do negócio.

2- Pesquisa de Clima

Oferecer um clima motivador e de valorização é de extrema importância para garantir a retenção de seus talentos. Sendo assim, essa é mais uma das vantagens da utilização da tecnologia na gestão de pessoas.

Com a SER HCM você pode não só automatizar a pesquisa de clima de sua empresa, como fazer a emissão de relatórios de resultados e análise dos dados encontrados.

Dessa forma, é possível atuar de forma eficiente em ações que promovam um clima de satisfação para seus talentos.

3- Gestão de treinamentos

Certamente, a melhor maneira de demonstrar para seu talento que a empresa se importa com sua trajetória profissional, é investindo na melhoria de sua performance.

Dessa forma, a tecnologia é uma grande aliada, tanto na construção de programas eficientes de treinamento, quanto na aplicação deles.

Inclusive, uma excelente forma de promover o engajamento dos profissionais nos programas de treinamento, é através da adoção de tecnologias que permitam a interação, como a gamificação.

4- Feedback

Na utilização da tecnologia a retenção de talentos é favorecida pelo suporte ao feedback. Empresas que buscam a formação de equipes de alta performance sabem que o feedback é uma das principais estratégias do desenvolvimento de seus profissionais.

A promoção de uma cultura de feedback favorece um clima de transparência e confiança, tornando o time mais engajado e participativo.

Ou seja, ter uma tecnologia que facilita a troca de informações primordiais para o crescimento dos seus profissionais, é uma das melhores formas de promover a retenção de seus talentos.

Concluindo

A utilização da tecnologia na retenção de talentos é uma estratégia da gestão de pessoas que pode impactar profundamente a formação de um time de alta performance.

Em suma, a tecnologia faz parte do mercado de trabalho e, deixar de inseri-la nos espaços organizacionais compromete como um todo o futuro das empresas.

Sendo assim, investir na automação de processos, também permite que o trabalho seja otimizado e sua equipe disponha de tempo livre para desenvolver soluções inovadoras. Em resumo, quando a empresa investe em novas tecnologias, sinaliza para seus colaboradores que acredita em sua capacidade de atuação estratégica na solução de problemas.

Certamente, a construção de vínculos de confiança é favorecida com isso, e o senso de pertencimento é estimulado entre os colaboradores. Somados a todas as outras ações de employee experience, a retenção dos talentos se torna uma realidade.

Quer conhecer a SER e saber como implantar a SER HCM em seu RH? Entre em contanto com nosso time de especialistas e conheça a melhor maneira de revolucionar a gestão de pessoas de sua empresa.

E se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos, diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top