Tendências ASTD – A Neurociência da Liderança

2020-03-18T14:18:25-03:002 August, 2012|Tecnologia para RH|

Vivendo em um mundo de mudanças as empresas bem sucedidas são aquelas que se mostram com maior adaptabilidade. Pesquisas relativas ao cérebro mostram que mudar é difícil e que decisões podem ser tomadas de forma mais adequada entendendo melhor a biologia da liderança, assim como resolver problemas, gerenciar emoções e também criar a própria mudança.

Com base nisso, o Dr. David Rock – co-fundador do Neuroleadership Institute – falou em sua palestra na ASTD 2012 sobre a Neuroleadership, termo criado por ele que engloba a aplicação das descobertas da neurociência no campo da liderança.

Remuneração

A neuroliderança é um campo emergente de estudos focados em reunir o conhecimento neurocientífico nas áreas de desenvolvimento de liderança, formação, gestão, gestão da mudança, educação, consultoria e coaching. O autor procurou estudar a neurociência por trás das experiências mentais centrais para o ambiente de trabalho, tais como autoconhecimento, habilidades sociais, tomada de decisão e controle emocional.

O palestrante afirma que o lado racional do cérebro é sempre supervalorizado (dados, indicadores, fatos) nas empresas; mas que esta racionalidade tem emoções como background; o lado social – visto cientificamente como função primária do cérebro. Entendendo que mudanças são complexas, mas necessárias, o autor afirma que pensar positivo na solução do problema é essencial para a criação de um comportamento voltado à mudança. Principalmente porque o pensamento negativo é mais forte que o positivo.

As conclusões do autor são fundamentadas em pesquisas científicas e ele cita alguns fenômenos para justificá-las. Entre eles o fenômeno Facebook, que ajuda a ativar o cérebro social. Cita também o background das emoções nas tomadas de decisão, apontando o fato de 60% dos problemas serem solucionados por decisões tomadas pelo feeling.

Para os profissionais que querem aprofundar-se no assunto, o Neuroleadership Institute oferece um programa de certificação de formadores de líderes através da neuroliderança.

 

Texto produzido pela Assessoria de Imprensa da SER HCM, MediaLink Comunicação.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top