Conheça os tipos de cultura organizacional e saiba como identificá-las

2021-01-12T11:28:04-03:0028 January, 2020|Gestão de Pessoas|

A sua empresa, quer você saiba ou não, tem uma cultura própria. Esses tipos de cultura organizacional determina a forma como os colaboradores se comportam, as estruturas de poder presentes no negócio e as interações estabelecidas entre os diversos membros do time. Dessa forma, ela influencia também o perfil profissional ideal para a sua empresa, de maneira a mostrar quais são os trabalhadores que melhor se adaptam à cultura do negócio.

Se ela influencia tantos elementos, é importante que você saiba qual a cultura organizacional da sua empresa. Existem diversos tipos de culturas, que determinam padrões diferentes. Um não é melhor do que o outro, mas, sim, mais adequado a determinado tipo de empresa e de profissional.

Quer saber quais são os tipos de cultura organizacional e como descobrir qual se encaixa melhor no seu negócio? Então, continue a leitura e entenda!

Cultura do poder

As empresas têm uma hierarquia entre os cargos ocupados pelos colaboradores. Na cultura de poder, essa hierarquia é central, mediando todas as relações dentro da empresa.

O poder concentra no líder, que toma as decisões e assume as responsabilidades. Os colaboradores têm pouca autonomia e seguem as ordens que vêm dos superiores. Quanto maior for o cargo, maiores serão o poder e a influência que o profissional terá dentro da empresa.

Portanto, para identificar essa cultura, basta observar elementos-chave que a definem, como a tomada de decisão e o nível de autonomia da equipe. Quanto mais concentrado em torno de uma pessoa for o poder, maiores serão as chances de que essa seja a cultura organizacional do negócio.

Cultura de papéis

Na cultura de papéis, a hierarquia não é tão central, mesmo que ainda assuma uma função importante dentro da empresa. Nesse tipo de organização, cada colaborador assume um papel no negócio e deve agir de acordo com ele. Esses papéis são mais ou menos fluidos, dependendo da organização das atividades, o que significa que um colaborador pode mudar de papel quando necessário. Porém, a tomada de decisão ainda é centrada naqueles profissionais que assumem o papel de liderança.

Cultura organizacional

Essa cultura pode ser identificada pelo discurso dentro da empresa, que gira em torno do papel assumido pelo colaborador e não pela hierarquia. Portanto, os analistas não são colocados todos na mesma “caixa”, por exemplo, sendo que o que é mais importante é a atividade realizada por cada um dos colaboradores.

Cultura de pessoas

O foco da cultura de pessoas é o indivíduo em si, e não estruturas de poder ou papéis assumidos por ele. Portanto, todos têm voz de fala dentro da empresa, que está ali para mediar as relações e não para controlar ou reprimir. A organização deve servir aos interesses do indivíduo, e o foco é a mediação desses interesses e a garantia do consenso.

Essa cultura é facilmente identificada em empresas que valorizam muito a individualidade de cada funcionário e investem pesado no desenvolvimento do trabalhador.

Cultura de tarefas

Existem empresas cuja organização das atividades fluem mais, o que significa que os colaboradores não estão restritos ao cargo que ocupam. Equipes formadas de acordo com as necessidades e as capacidades de cada um dos funcionários da empresa. Elas são temporárias e focam em um problema específico que, quando se resolve, dilui a equipe. Essa é a cultura de tarefas, uma vez que a participação de cada indivíduo determina pela tarefa que ele realiza em um momento específico, mudando ao longo do tempo.

Empresas que inserem em mercados muito dinâmicos que mudam rapidamente, ela é muito comum. Dessa forma, quando é difícil identificar o que um colaborador faz dentro da empresa, uma vez que ele muda de atividade com frequência de acordo com o grupo no qual se insere, pode ser um indicativo de que a cultura de tarefas predomina.

Entender qual a cultura da sua empresa é essencial para determinar quais são os profissionais mais adequados para formar o time e, inclusive, como mensurar o desempenho de cada um. Conseguiu descobrir qual predomina no seu negócio? Então, comece agora mesmo a buscar formas de identificar!

Gostou do artigo sobre os tipos de cultura organizacional? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] que isso ocorra, é fundamental que os funcionários estejam comprometidos, alinhados com a cultura organizacional e despertos para novas […]

  2. […] são mais maleáveis e em geral, não possuem vícios do mercado. Ou seja, podem ser moldados pela cultura organizacional com maior facilidade e com isso, carregarem o DNA da […]

Leave A Comment

Go to Top