Recrutamento preditivo: como pode transformar o RH?

2020-01-29T15:45:51-03:0029 January, 2020|Gestão de Talentos|

Entenda o que é recrutamento preditivo, como ele funciona e os impactos que gera para o processo seletivo e o setor de gestão de pessoas da empresa!

Parece ficção científica, mas, na era da informação, é possível coletar uma série de dados e realizar análises complexas para identificar o perfil comportamental dos profissionais e, com isso, realizar previsões sobre comportamentos que eles têm maiores probabilidades de exibir. É claro que não é possível prever, com certeza, qual será a reação de uma pessoa diante de uma situação específica, porém, é possível identificar elementos que indicam comportamentos mais prováveis.

Portanto, por que não utilizar esse tipo de metodologia também no recrutamento e na seleção? É exatamente essa a proposta do recrutamento preditivo, metodologia que pode revolucionar e aumentar a precisão do seu setor de gestão de pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como o recrutamento preditivo pode transformar o seu RH!

O que é e como funciona o recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo é, basicamente, uma metodologia que alia a tecnologia a conhecimentos relacionados ao padrão de comportamento dos indivíduos e à gestão de pessoas para identificar o melhor candidato para determinado cargo, utilizando, como base, uma grande quantidade de dados.

Para entender melhor esse conceito, imagine que você busca um profissional para completar o time de TI da empresa. A sua empresa tem uma cultura própria e, com isso, alguns comportamentos são desejáveis, enquanto outros, não. Além disso, há uma demanda de trabalho específica, que exige competências técnicas e comportamentais muito bem definidas. Dessa forma, você sabe exatamente o que espera de um profissional ideal para o cargo.

Mas, na hora do recrutamento, diante de tantos currículos e testes, pode ser difícil identificar aquele que se destaca. É aí que entram as técnicas de recrutamento preditivo.

Com elas, você é capaz de reunir dados divulgados pelo candidato, como perfil no LinkedIn, currículo, respostas a testes de competências comportamentais e técnicas, experiências anteriores e, até mesmo, comportamentos nas redes sociais. Utilizando uma tecnologia específica para isso, é possível analisar todas essas informações para entender mais sobre como cada profissional se comporta no dia a dia, os seus objetivos de carreira, a forma de trabalhar, os valores, entre outros elementos.

Ao final, essa análise dos dados gera insumos que indicam qual é o melhor profissional para ocupar o cargo, de acordo com o que você deseja.

Como o recrutamento preditivo pode fazer a diferença?

Essa nova metodologia de recrutamento pode fazer a diferença no processo seletivo da sua empresa. Ela pode ser utilizada em cada uma das etapas, desde a captação de candidatos até a decisão final, embasando a escolha do melhor profissional.

Entenda, agora, alguns diferenciais criados com o uso do recrutamento preditivo:

  • é possível identificar as melhores plataformas para a divulgação da vaga de acordo com o perfil desejado;
  • com o recrutamento preditivo, você é capaz de integrar dados do currículo com resultados de testes para descobrir quais são os candidatos mais adequados para a próxima fase;
  • ao final do processo, você consegue unir todos os dados em uma só análise, identificando padrões de comportamento dos candidatos e gerando insumos para a tomada de decisão final;
  • você é capaz de analisar dados históricos do seu processo de recrutamento e seleção e investir na melhoria contínua desse processo.

O que muda no RH quando você adota o recrutamento preditivo?

Não é só o processo seletivo da sua empresa que sofre impactos positivos do recrutamento preditivo. Todo o setor de RH acaba se transformando quando você adota esse processo. Entenda agora como isso acontece!

Guia completo sobre eNPS

O RH passa a ser orientado por meio de dados

Quando você utiliza o recrutamento preditivo, começa a perceber a importância da gestão de dados como um todo para o setor de RH. Dessa forma, começa a coletar e analisar mais informações sobre os seus colaboradores, indo ao encontro das principais tendências da área.

O entendimento sobre o perfil comportamental dos colaboradores melhora

Com o recrutamento preditivo, você é capaz de traçar um perfil comportamental dos profissionais que entram na sua empresa. Ao longo do tempo, consegue estender esse processo para todos os colaboradores do negócio, entendendo mais sobre o seu time.

O setor de gestão de pessoas assume um papel estratégico

O RH precisa atuar junto à gestão da empresa para assumir um papel estratégico e contribuir para os objetivos e as metas da organização como um todo. Quando você utiliza o recrutamento preditivo, consegue aliar esses interesses dentro do setor de RH e é capaz de dar destaque à área como grande parceira estratégica do negócio como um todo.

Os melhores talentos do mercado para o seu time são encontrados

São os colaboradores que, efetivamente, geram resultados para a empresa. Quando você investe no recrutamento preditivo, consegue melhorar a qualidade do processo seletivo da empresa e, com isso, encontrar os melhores talentos do mercado para o time, criando uma equipe capaz de levar o negócio ao sucesso!

Como a automatização pode ser a sua maior aliada?

O recrutamento preditivo está intimamente relacionado à tecnologia da informação e às inovações relativas à análise de dados. Dessa forma, a automação pode ser a sua maior aliada no processo.

Quando você implementa o recrutamento preditivo na empresa, utiliza um software que é capaz de analisar todas as informações e encontrar os melhores talentos para o time.

Com isso, a sua equipe de RH ganha em produtividade, uma vez que o software realiza grande parte do trabalho. A automação desse processo pode ser estendida a diversas outras atividades do setor, permitindo que o time de gestão de pessoas invista tempo em atividades realmente estratégicas enquanto softwares de qualidade realizam grande parte das tarefas operacionais.

Como você pôde perceber, o recrutamento preditivo pode ser um grande aliado do RH da empresa. Isso porque, além de melhorar a qualidade do processo seletivo, ainda é capaz de transformar o setor de gestão de pessoas como um todo, levando inovação e tecnologia para todas as suas atividades e melhorando a qualidade dos resultados gerados. Com isso, você passa a ter uma atuação mais estratégica, alinhada com os interesses da organização.

Gostou do artigo? Acha que ele pode ser útil para outras pessoas também? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e propague o conhecimento!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top