Você sabe definir metas para sua equipe?

2022-12-15T18:07:31-03:0015 December, 2022|Gestão de Metas, Tecnologia para RH|

A definição de metas é uma estratégia que garante o alcance dos objetivos do planejamento estratégico. Saber definir essas metas, no entanto, é primordial para o sucesso de sua equipe.

Quando se trata de gestão de equipes para o sucesso do negócio, saber orientar a equipe, direcionar o trabalho dela, é primordial.

Toda empresa se sustenta em um negócio, e todo negócio começa com um objetivo. Objetivo esse que será perseguido por toda a equipe, na busca do sucesso desse negócio.

Para isso, ter uma equipe bem treinada e desenvolvida faz toda a diferença na entrega de resultados. No entanto, se essa equipe não sabe o objetivo do negócio, dificilmente o resultado será satisfatório.

Nesse sentido é papel da liderança, juntamente com o setor de recursos humanos, desdobrar para a equipe os objetivos traçados no planejamento estratégico do negócio. Por outro lado, esses objetivos para serem alcançados dependem de serem desdobrados em metas.

As metas, por sua vez, devem ser traçadas, acompanhadas e se necessário até alteradas ao longo da rota, com o intuito de serem realizadas.

Sendo assim, podemos afirmar que ter metas de trabalho, facilitam em muito o entendimento da equipe sobre aquilo que é necessário fazer para se alcançar o sucesso do negócio.

No entanto, é muito comum que os líderes não consigam ou não saibam como desenvolver essas metas. Sendo assim, no artigo de hoje queremos trazer algumas dicas para facilitar a definição de metas para a sua equipe e empresa.

Afinal, a falta de objetividade e clareza na definição dessas metas pode acabar se tornando um empecilho para o alcance do sucesso do seu negócio.

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe com a gente o artigo!

Mas antes, vamos falar de tecnologia?

Certamente, contar com um bom suporte tecnológico para definir e acompanhar as metas de sua equipe é a decisão mais acertada que sua empresa pode ter.

Imagine fazer todo o processo de forma manual, ou em diversas planilhas de Excel? Demorado, burocrático e sujeito a falhas né?

Nesse sentido, um bom software de RH é capaz de oferecer todo o suporte que sua equipe precisa, tanto na construção, como no acompanhamento de cada meta.

Nossa dica aqui é que você conheça a SER HCM, da SER. Com mais de 30 anos de experiência na gestão estratégica de pessoas, a SER trouxe para essa ferramenta, toda seu conhecimento em desenvolver talentos.

Inclusive, a plataforma conta com um módulo de Desempenho e Desenvolvimento, onde é possível realizar a gestão do contrato de metas de sua equipe e acompanhar todo o seu desempenho.

Para conhecer melhor todas as funcionalidades dessa ferramenta, basta entrar em contato com a nossa equipe e solicitar uma demonstração.

A definição de metas e seus desafios

Pois é. Definir metas é realmente desafiador.

No entanto, a definição de metas é um dos fatores de maior influência no crescimento organizacional. Portanto, apesar de desafiador, precisa ser encarada como uma ação estratégica do negócio.

Inclusive, um dos maiores desafios é entender a diferença em objetivos e metas.

Objetivo é o resultado que uma empresa espera alcançar. Só para exemplificar, se o objetivo da empresa é expandir o negócio e alcançar 20 novos clientes em seis meses, a meta seria os passos necessários para mês a mês estar mais próximo do objetivo.

Entendida essa diferença, já é possível desmembrar em pequenos passos, o objetivo macro da empresa. Essas metas ainda podem ser desmembradas por equipe e ou setores, de forma que toda a empresa participe ativamente dos resultados.

Outro desafio na definição de metas, é o engajamento da equipe. Muitas vezes, a empresa até consegue entender a diferença entre metas e objetivos e definir as metas de cada colaborador. No entanto, essas metas não são cumpridas.

E isso se deve a dois fatores: ou as metas não são claras, ou são inalcançáveis.

Podemos citar ainda, o término do prazo estabelecido, sem os resultados esperados. E isso muitas vezes acontece pela falta de acompanhamento das metas.

São diversos desafios né? Mas certamente, as dicas abaixo vão ajudar sua equipe a superar cada um deles.

1- Entenda a situação atual

Considerar apenas os objetivos traçados no planejamento estratégico, não garante o alcance dos resultados. Antes de mais nada, é preciso entender qual o cenário atual da empresa.

Dessa forma, é preciso levantar os pontos de melhoria e entender quais habilidades sua equipe já possui, para alcançar os resultados esperados.

Aqui, um dos desafios da definição de metas é sanado: o entendimento da diferença entre objetivo e metas.

A partir do diagnóstico organizacional é possível entender o que é preciso melhorar e definir o objetivo do negócio. Objetivo definido, fica mais fácil traçar o caminho para alcançá-lo.

2 – Envolva sua equipe na definição de metas

Envolver a equipe na construção das metas é primordial para garantir o engajamento dela. Além de desenvolver o senso de pertencimento, isso faz com que seus talentos entendam com maior clareza o que se espera deles.

Além disso, facilita a construção de um contrato de metas, que favorece tanto a empresa, quanto a própria equipe. E ainda favorece a comunicação interna, tornando-a mais horizontal e assertiva.

Portanto, ao definir metas para sua equipe, permita que eles participem ativamente do processo e garanta a motivação, engajamento e aumento da produtividade.

3- Metas precisam ser objetivas

Objetividade garante eficiência quando se trata de metas.

Dessa forma, nada de estabelecer metas aleatórias, sem prazo ou que não podem ser mensuradas. Só para exemplificar, dizer para a equipe que o faturamento precisa aumentar, não é uma meta.

No entanto, quando a informação passa a ser: o faturamento precisa aumentar em 30% no prazo de 6 meses, aí sim existe uma meta. Logo, ao definir metas para sua equipe, seja objetivo e claro em relação a elas.

4- Metas precisam ser realistas

Entender o cenário atual da empresa garante que suas metas sejam realistas. E esse é um critério de grande importância quando se trata de definir metas para a equipe.

Metas inalcançáveis geram desgaste e quebram o vínculo de confiança entre colaboradores e empresas. Além de não gerarem nenhum tipo de resultado.

Portanto, ao definir as metas de sua equipe, tenha o cuidado de entender o que é possível ser feito e garanta que essas metas sejam realistas.

Uma boa dica aqui é sempre alinhar as metas aos objetivos do planejamento estratégico. Dessa forma, você parte do cenário atual, para as expectativas estabelecidas nele.

5-  Metas devem ser acompanhadas

Essa, certamente, é uma das maiores dificuldades da liderança: o acompanhamento das metas. E aqui é que todo o processo pode se perder e fracassar.

Definir metas não é uma tarefa fácil. Porém, metas definidas, não garantem o alcance de resultados. O que garante que sua equipe conseguirá alcançar o objetivo será o acompanhamento dessas metas.

Isso se deve ao fato de que muitas vezes, o processo idealizado encontra obstáculos no seu desenvolvimento. Sendo assim, acompanhar de perto o cumprimento de cada meta, permitirá que liderança e colaboradores identifiquem possíveis problemas e alterem a rota, se necessário.

O acompanhamento de metas permite a mensuração dos resultados. Sejam eles coletivos ou individuais. Além de possibilitar que ajustes sejam feitos, para garantir o resultado almejado.

Concluindo

Com essas dicas, definir as metas de sua equipe, ficará bem mais fácil.

Mas como dica bônus, sugerimos que você utilize uma ferramenta que facilite a definição e acompanhamento de metas para sua equipe. Você pode optar pelo método SMART por exemplo.

Além de simples de ser utilizado, o método SMART facilita o processo de definição de metas e garante que suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas em um determinado tempo.

Certamente, isso não só te ajudará a definir as metas, como garantirá que elas sejam cumpridas.

Lembrando que cumprir metas não é só um resultado positivo para a empresa. A equipe que consegue alcançar metas também se sente mais motivada, engajada e participante do negócio.

Portanto, aproveite para realizar um feedback com sua equipe, para comemorar os resultados.

Gostou dessas dicas? Que tal assinar nossa newsletter e receber toda semana mais dicas valiosas para seu RH? Não perca essa oportunidade de receber em primeira mão nossas publicações semanais.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e saber de todas as novidades que temos sobre gestão estratégica de pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top