O que são e para que servem as metas OKR

Conhecidas no mundo como a metodologia que transformou a Google numa potência, as metas OKR são uma excelente estratégia de direcionamento para sua equipe. Quer saber mais? Olha o artigo que preparamos para você.

Certamente, trabalhar com metas é a melhor estratégia para garantir o crescimento do seu negócio e o comprometimento da sua equipe. Inclusive, em se tratando de gestão de pessoas, um contrato de metas oportuniza o engajamento e a entrega de resultados por parte de seus talentos.

No entanto, sempre que fala em metas, surge uma dúvida: como desenvolver metas capazes de motivar seus colaboradores? Mais que isso, como fazê-los trabalhar em equipe para gerar resultados mais consistentes?

Afinal, é o trabalho em equipe que proporciona soluções eficazes para a organização.

Nesse sentido, as OKR são uma excelente ferramenta de gestão de desempenho, que permite a construção de metas para sua equipe. Elas se tornaram mundialmente famosas, após serem adotadas pela Google e gerar uma transformação nos resultados da empresa.

No artigo de hoje, vamos falar a respeito das metas OKR e te mostrar como é vantajoso utilizar esse framework para potencializar os resultados de sua equipe.

Afinal de contas, como dizia Peter Drucker: “o que não se pode medir, não se dá para gerenciar”. Portanto, vem conhecer as metas OKR e mensurar os resultados do seu negócio.

Acompanhe com a gente!

Quando se fala em mensuração de resultados, a gente logo pensa em tecnologia…

Acompanhar o desempenho de sua equipe é primordial para garantir a entrega de resultados. Inclusive, estabelecer metas é uma estratégia em gestão de desempenho.

Outra excelente forma de acompanhar o desempenho de sua equipe é através de um bom software de RH. Com a utilização da tecnologia, é possível realizar a gestão de desempenho de forma eficiente e automatizada.

Inclusive, a gente não pode perder a oportunidade de te contar que a SER tem a melhor ferramenta tecnológica para auxiliar o seu RH, na gestão de metas da sua equipe.

A SER HCM conta com um módulo de Desempenho e Desenvolvimento que permite que você faça desde o contrato de metas, ao PDI e até implantação do feedback contínuo com sua equipe. É uma ferramenta completa para automatizar a gestão estratégica de pessoas da sua empresa.

Para conhecer é muito simples! Basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Agora, vamos as metas OKR!

Metas para quê?

Estabelecer metas é como dar a sua equipe uma bússola.

No entanto, uma bússola para ser eficiente, precisa estar calibrada. Assim, são as metas. Metas precisam ser claras, específicas e de fácil entendimento.

Inclusive, nós já falamos aqui das metas SMART, como excelente ferramenta para elaboração de objetivos a serem perseguidos e alcançados pela sua equipe.

No entanto, OKR é uma metodologia bem diferente da SMART. Isso porque ela exige uma mudança de mindset da organização.

Metas SMART são uma forma simples e eficiente de estabelecer e acompanhar metas para sua equipe. E funcionam muito bem, independente da cultura organizacional.

Por outro lado, metas OKR exigem mudança. É preciso que a empresa esteja disposta a repensar sua comunicação e relação com a equipe. Mas quer saber? Vale a pena!

O que são OKR?

Objectives and Key Results, um acrônimo utilizado para identificar metas que levam a um objetivo monitorado. Em resumo, metas OKR é um modelo de gestão ágil de desenvolvimento. Sendo esse acrônimo descrito como:

  • Objetivos (O): É aquilo que a empresa deseja de forma concisa. Um bom objetivo precisa ser bem descrito, para que as pessoas possam entender o impacto de alcançá-lo.
  • Resultados-chave (KR): serão as metas estabelecidas para alcançar o objetivo da empresa.

Sendo assim, o objetivo sempre será algo quantitativo e mensurável. Por outro lado, os resultados-chaves serão qualitativos e aspiracionais, ou seja, quanto mais memoráveis, melhor!

Além disso, suas Key-Results precisam ser claras e de fácil compreensão. Lembra das metas SMART que falamos mais acima? Apesar de serem metodologias diferentes, você pode sim usar o método SMART para criar suas Key-Results.

Em suma, podemos afirmar que, uma meta para ser considerada muito boa, precisa dizer o que será alcançado e de que maneira isso será medido. É disso que se trata as metas OKR!

Transformando metas individuais em resultados globais

O objetivo das OKR é transformar a cultura organizacional através de uma gestão de metas e indicadores. Essa transformação é extremamente importante para consolidar na empresa uma cultura de alto desempenho.

Por serem simples e transparentes, elas estimulam o foco e a motivação das equipes. E é exatamente por isso, que elas se popularizaram tanto.

Além disso, não importa o tamanho da sua equipe. Seja uma equipe enxuta ou uma equipe grande, as metas OKR irão beneficiar sua empresa com a mesma eficiência. Afinal, elas são adaptáveis a qualquer realidade.

Em suma, o objetivo de uma meta OKR é que toda a equipe ande na mesma direção, com a mesma inspiração e alcance o mesmo resultado. Ou seja, é transformar as metas individuais em resultados globais!

Principais características das metas OKR

Metas sempre serão a alternativa mais acertada de garantir que sua equipe alcance resultados promissores. No entanto, o que torna as metas OKR mais eficientes, são suas principais características.

  • Ciclos mais curtos: as metas OKR são criadas e reavaliadas em ciclos mais curtos, que permitem uma melhor gestão de sua eficiência.
  • Transparência: nesse framework, toda a empresa tem acesso as metas. O que facilita não só o entendimento, como também o engajamento. Claro, metas estratégicas podem ser mantidas em sigilo!
  • Flexibilidade: metas OKR são definidas de forma coletiva e incentiva a participação dos colaboradores, descentralizando as decisões.
  • Disruptivas: metas OKR incentivam a inovação e a superação de limites. Elas possuem um conceito moonshots, que em tradução livre quer dizer “voo à lua”. Ou seja, incentiva sua equipe a mirar resultados mais altos.

Além disso, as metas OKR não estão ligadas a algum incentivo de remuneração. Sendo assim, sua equipe não terá resistência em perseguir metas mais altas.

Concluindo

Percebe-se que com todas as mudanças que o mundo vem sofrendo, existe uma urgência em promover transformações organizacionais.

Dessa forma, as metas OKR são excelente estratégia para acompanhar a velocidade das mudanças no mundo. Afinal, no modelo tradicional de definição de metas, é muito comum que essas metas sejam anuais.

No entanto, isso pode torná-las obsoletas, frente as mudanças contínuas no mercado e nas relações de trabalho.

Sendo assim, as metas OKR, por terem ciclos mais curtos, correspondem melhor aos desafios de um mundo em constante evolução. As vantagens podem ser percebidas nas diversas empresas, que assim como a Google, obtiveram resultados exponenciais a partir da sua implantação.

E aí, preparado para implantar as metas OKR em sua empresa? Certamente seus resultados transformarão a história do seu negócio.

Gostou desse artigo e quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Assine nossa newsletter. Toda semana temos conteúdos novos por aqui e você recebe em primeira mão.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que a SER tem para sua empresa.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top