Entenda como funciona a remuneração para executivos

2021-02-01T15:31:07-03:001 February, 2019|Gestão de Pessoas|

É muito importante que você entenda mais sobre remuneração executiva pois via de regra os executivos são atraídos pelas grandes corporações não somente pelo desafio, mas pela proposta financeira em especial o chamado “ bônus” que vem em sua maioria fazendo com que a organização faça um “ turn around”, ganhos de Market share, em volume e receita, corte de despesas, reestruturação, voltar ser competitivo com lançamentos de produtos e/ou serviços inovadores, aquisição de empresas que visem complementar seu portfolio entre outros.

Nesta medida, se pode imaginar que os desafios são enormes e que o corpo diretivo irá colocar pressão no time para o atingimento das metas. Normalmente se estabelece bônus polpudos variando entre 4 a 8 salários. Nos casos de multinacionais, atrelados aos salários vem a possíveis ganhos de ações (stoks) da empresa ou mesmo a possíveis compras com valores bem abaixo do mercado.

Remuneração

Para exercício das multinacionais é necessários em sua maioria cumprir algumas regras, onde o tempo de permanência na empresa faz parte do jogo. Ou seja, funciona também como retenção, para evitar que o executivo no 1º ou 2º ano ganhe bônus e aceite outra proposta do mercado. Isso impactaria sobre a maneira que realizou e conquistou. Também trata-se de um mecanismo que compromete o executivo com os resultados alcançados. Assim, fazendo com os mesmos sejam consistente e não ações pontuais que servem apenas para ganhar bônus e em seguida percebe que foi como a construção de castelo na areia.

Conclusão

Assim, podemos sintetizar que a remuneração executiva, vem acompanhada do salário fixo, benefícios do mercado, porém o componente variável cabe a cada organização estabelecer a sua sendo mais ou menos agressiva de acordo com seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Outro aspecto que vale ressaltar que os programas de remuneração em sua maioria devem ser auto sustentado, serem auto financiados. Observando que as corporações consideram a remuneração total composta de Salário fixo, Variável e benefícios e a quantificação destes valores compra-se junto ao mercado com empresas de mesmo porte e/ou segmento, região. Assim se mantêm competitivas atendendo a estratégia traçada para a remuneração dos seus executivos.

Texto produzido por Fernando Curral e Carlos Eduardo Oliveira da People Right, Parceira SER em implementação de Gestão Estratégica de Remuneração.

Compartilhar este Artigo

Go to Top