Quais as vantagens de contratar um software personalizado?

2022-11-21T12:11:56-03:0021 November, 2022|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

Ter um software personalizado pode impactar positivamente os resultados da sua equipe e negócio. No artigo de hoje, vamos falar das vantagens de customizar seu sistema, às necessidades da sua empresa. Acompanhe com a gente.

Que a tecnologia transformou o mundo dos negócios e a vida das pessoas, certamente, todos já sabem. De atividades simples como fazer uma lista de compras na tela do celular às reuniões no metaverso.

Todos os dias ficamos surpresos pelo avanço da tecnologia e pelas facilidades que ela promove na nossa rotina.

Dentro das empresas, a tecnologia transformou as relações de trabalho, tirando colaboradores da posição operacional de muitas atividades e automatizando processos. Com isso, os profissionais passaram a ser considerados parceiros de negócio e a contribuir de maneira estratégica para a tomada de decisão das lideranças.

Na gestão de pessoas, a tecnologia trouxe diversos auxílios, que permitiram que as empresas construíssem processos baseados em dados confiáveis.

No entanto, quando se trata da contratação de um software, sempre fica a dúvida: contratar um software de prateleira ou um software personalizado?

Softwares de prateleiras são aqueles que seguem um determinado padrão de funcionamento. Em geral a produção é em larga escala e possuem um custo menor na aquisição. Exemplo disso é o Microsoft Office, um software de funcionamento padrão.

Por outro lado, um software personalizado é produzido de acordo com a demanda do seu negócio. Ele considera o perfil e a cultura da sua empresa, para oferecer o melhor resultado a longo prazo.

As vantagens disso? Vem com a gente, que vamos te contar tudinho…

Mas primeiro, vamos falar da SER?

Quando falamos em tecnologia, principalmente especializada em gestão estratégica de pessoas, falamos da SER.

Aqui na SER, transformar o mundo corporativo através da tecnologia é um dos nossos principais objetivos. Sendo assim, a plataforma SER HCM foi desenvolvida para proporcionar à sua equipe de RH todo o suporte necessário na gestão de talentos.

Para isso, a SER HCM conta com diversos módulos que oferecem flexibilidade, mobilidade e atendimento high touch.

No quesito flexibilidade, a SER respeita quem sua empresa é e quais as necessidades da sua equipe. Por isso, nossas soluções são totalmente customizadas ao perfil da sua empresa, adaptada ao seu modelo de negócio e conectada à rotina dos seus colaboradores.

Além disso, temos uma equipe sempre pronta a oferecer a melhor experiência com nosso software personalizado, através de um atendimento high touch.

Vale a pena conhecer a SER HCM e transformar a gestão de pessoas da sua empresa. Para saber mais, basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Voltando as vantagens do software personalizado…

Personalizar para otimizar

Dizer que um software foi personalizado é dizer que ele foi adaptado à necessidade da organização e de sua equipe. Dessa forma, o cliente participa ativamente da personalização desse software.

Sendo assim, o software personalizado oferece muito mais que a resolução de problemas. Ele contempla diferenciais importantes para a empresa, proporcionando otimização de processos.

A vantagens dessa personalização são inúmeras. Dentre elas, o fato desse modelo de sistema atender a demandas específicas do negócio. Portanto, um software personalizado se adapta à empresa e não o contrário.

Além disso ele ainda oferece maior segurança e confiabilidade de dados, melhorando a imagem da empresa no mercado a partir da credibilidade de um sistema seguro.

Outra vantagem desse tipo de software é que ele permite a integração de dados diferentes, facilitando a análise desses dados na tomada de decisão da liderança. Além disso, a customização de um software oferece manutenção e atualização constante, o que permite que a longo prazo, essa customização vá se adaptando as mudanças culturais da empresa.

Relação custo x benefício

Conforme falamos lá no início do texto, um software de prateleira, tem um custo inicial pequeno. Após sua aquisição, basta fazer a instalação e ele está pronto para o uso.

No entanto, as limitações impostas por essa praticidade são grandes. Afinal, a empresa precisará se adaptar a esse software e isso pode trazer grandes transtornos.

Além do desgaste da equipe com uma ferramenta que não contempla a demanda, muitas funcionalidades deixam de ser utilizadas, fazendo com que a longo prazo, o custo seja grande.

Por outro lado, um software personalizado no início pode apresentar maior custo em sua adaptação. Afinal ele exige dedicação da equipe e tempo para tornar a ferramenta adaptada a realidade da empresa.

No entanto, a longo prazo, seus benefícios superam em muito os custos iniciais, tornando essa a melhor opção.

E não falamos aqui somente dos custos financeiros. Contar com uma ferramenta que atenda as necessidades da equipe proporciona agilidade dos processos, com o mínimo de falhas. Portanto, evita-se o desgaste do retrabalho.

Dessa forma é possível oferecer à equipe a melhor solução tecnológica e extrair dela sua máxima potencialidade.

E como fazer a escolha correta?

Já deu para perceber que escolher um software personalizado é a melhor alternativa para aumentar a produtividade e eficiência de sua equipe de talentos.

No entanto, é muito importante saber como escolher a melhor alternativa.

Para isso, busque conhecer as possibilidades disponíveis no mercado e pesquise os diferenciais oferecidos pelo fabricante. A dica aqui é que você pesquise detalhadamente o tipo de suporte técnico que a empresa oferece e sua reputação no mercado.

Em geral, empresas que como a SER, oferecem atendimento high touch, trazem maior segurança na aquisição de seus produtos. Isso porque nesse modelo de atendimento, o suporte técnico é constante e as demandas são analisadas sempre a partir do perfil do cliente.

A melhor alternativa é sempre aquela que busca atender as necessidades imediatas da empresa, sem deixar, no entanto, de acompanhar as evoluções da organização ao longo do tempo.

Concluindo

Em suma, fica claro a importância e as vantagens de optar por um software personalizado para sua empresa.

Podemos afirmar que esse investimento é uma solução estratégica que apoiará os gestores na tomada de decisão e potencializará o desempenho de seus talentos.

Além das vantagens que citamos acima, podemos falar ainda que a contratação de software personalizado, garante a sua equipe maior autonomia, melhorando a eficiência e assertividade dos processos.

Processos otimizados, equipe em desenvolvimento, dados analisados de forma confiável, crescimento do negócio. São diversas vantagens que passam por uma decisão relativamente simples. Ou seja, vale a pena investir na melhor solução para seu negócio, através de um software personalizado.

Gostou desse artigo e quer saber mais como a tecnologia pode transformar a gestão estratégica da sua empresa? Não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos, para inspirar sua equipe.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que a SER oferece.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top