Indicadores estratégicos para o RH: conheça os principais

2022-11-10T10:15:57-03:0010 November, 2022|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

Os indicadores estratégicos para o RH são primordiais para o acompanhamento dos resultados da empresa. Acompanhe nesse artigo os principais indicadores que existem e entenda por que eles são tão importantes.

Ter indicadores é primordial para impulsionar resultados dentro de uma empresa. Esses indicadores nortearão as ações de cada setor e permitirão que os resultados sejam mensurados.

Podemos dizer que indicadores são métricas que avaliam a performance da empresa e de cada equipe. Eles fornecem dados e informações que permitem que a tomada de decisão seja assertiva e eficiente.

Certamente que, se tratando de mercado, isso é primordial. Afinal, as mudanças que o mercado sofre são tão rápidas, que acompanhar o desempenho da organização é uma estratégia de longevidade e rentabilidade para o negócio.

No entanto, quando se trata da gestão de pessoas das empresas, os indicadores do RH precisam ser estratégicos. Sobretudo, para acompanhar os parâmetros de qualidade e métricas de produção da equipe.

Com o intuito de promover um ambiente de aprimoramento contínuo, desenvolver indicadores estratégicos para o RH, é uma tarefa urgente dentro desse setor. Sendo assim, nesse artigo queremos trazer para você os principais indicadores estratégicos para o RH e te explicar direitinho a importância de cada um deles.

Pode parecer complexo esse tema, mas com certeza, lendo todo o artigo, você vai entender direitinho.

Vamos lá?

Antes, vamos dar uma paradinha na tecnologia

Pois é! Tecnologia faz parte do DNA da SER. E todas as vezes que vamos falar de gestão estratégica de pessoas, não podemos deixar de trazer para você a importância da tecnologia no RH.

E com indicadores, não é diferente.

Construir indicadores que permitam um acompanhamento eficiente dos resultados, pode ser bastante trabalhoso. Imagina só acompanhar cada informação em relatórios de excel e analisar posteriormente tudo isso. Seria um desastre né?

Além do tempo gasto lançando cada informação, um único erro ocasionaria um retrabalho de lançamentos e conferências que só de pensar, já dá vontade de desistir.

No entanto, a partir da implantação de um software de RH, é possível tornar a construção e acompanhamento dos indicadores estratégicos para o RH, algo bem simples.

Só para exemplificar, com a solução SER HCM da SER, você pode aproveitar todas as vantagens do módulo de Desempenho e Desenvolvimento para criar e acompanhar os indicadores estratégicos para o RH da sua empresa.

Tudo isso de forma simples, totalmente automatizada e integrada aos processos de avaliação de desempenho de seus colaboradores.

Para saber mais sobre esse módulo, entre em contato com nossa equipe e conheça todas as vantagens da SER HCM.

Indicadores estratégicos: gestão de pessoas otimizada

Definir os indicadores mais importantes para sua empresa, precisa considerar o perfil dela. Sobretudo levando em conta o que é necessário para o sucesso do seu negócio.

Só para exemplificar, para uma empresa de vendas, os principais indicadores possivelmente serão aqueles relacionados à performance de conversões de vendas por lead recebido.  Por outro lado, uma empresa de Marketing seriam aqueles relacionados a atração desses leads, como origem de tráfego, custo por lead, novos leads mensais.

Ou seja, apesar de ambos precisarem gerar novos leads para garantir o sucesso do negócio, os indicadores relacionados a esses leads, são específicos para esse negócio.

Na gestão de pessoas, não é diferente.

É possível que uma determinada empresa, precise criar um indicador em gestão de pessoas que seja muito específico do negócio. No entanto, alguns indicadores estratégicos para o RH são comuns a qualquer negócio e precisam ser acompanhados de perto.

1- Turnover

Acompanhar os indicadores de turnover é de extrema importância para o RH. Esse é um indicador importante para entender como o clima organizacional ou as estratégias em gestão de pessoas estão afetando a retenção de talentos da organização.

Além disso, ele permite calibrar o funil de recrutamento e entender o nível de eficiência desse processo.

2- Absenteísmo

Outro indicador estratégico para o RH é o de absenteísmo. Com ele, é possível entender o grau de comprometimento dos colaboradores ou seu nível de adequação as suas atividades.

Sendo assim, a partir da análise e acompanhamento desse indicador é possível propor ações que impactem o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa.

3- Clima organizacional e satisfação dos colaboradores

Esses são indicadores primordiais que afetarão consideravelmente os dois primeiros.

Entender de que forma o clima organizacional está impactando o nível de satisfação dos colaboradores, ajudará a empresa a controlar os indicadores de turnover e absenteísmo.  E isso pode ser feito a partir de ferramentas simples como a pesquisa de clima, por exemplo.

4- Retorno sobre investimento (ROI)

Entender de que forma os investimentos financeiros estão sendo aproveitados é primordial para o sucesso financeiro da organização.

Dessa forma, o ROI é um importante indicador estratégico para o RH. Com ele é possível mensurar quanto foi investido em programas de treinamento e desenvolvimento e qual foi o resultado desse investimento.

Com isso, há a possibilidade definir onde continuar investindo e quais estratégias devem ser abandonadas ou aperfeiçoadas, para gerar resultado.

5- Desempenho e produtividade

Todo investimento em gestão de pessoas busca um único resultado: melhoria de desempenho e de produtividade da equipe. Sendo assim, esse é um indicador estratégico para o RH de grande importância.

Com ele é possível identificar os talentos a serem valorizados e aqueles que demandam atenção. Com isso, cria-se um feedback de cada colaborador, que norteará as ações voltadas para o desenvolvimento deles.

6- Competividade salarial

Certamente, acompanhar as políticas salariais do mercado em que sua empresa está inserida é muito importante para praticar salários competitivos. Portanto, esse é um indicador primordial na gestão de pessoas.

Com ele é possível acompanhar o mercado e oferecer salários que promovam não só a retenção dos seus talentos, como a atração de profissionais de excelência no mercado.

7- Reclamações trabalhistas

Esse é um indicador muito importante para apontar eventuais falhas na gestão da empresa. Além disso, é possível identificar conflitos organizacionais e brechas legais na relação de trabalho com os colaboradores.

Sendo assim, acompanhar os números de reclamações trabalhistas pode ajudar a liderança a entender onde é preciso atuar para garantir um ambiente satisfatório de trabalho.

8- Treinamento e aprendizagem

Indicadores estratégicos de treinamento e aprendizagem ajudam a empresa a acompanhar a gestão de desenvolvimento dos talentos. A partir da mensuração desses indicadores é possível entender a efetividade dos treinamentos.

Com isso, fica fácil identificar os treinamentos que geram eficiência e quais precisam ser reformulados ou substituídos.

Concluindo

Em suma, os indicadores estratégicos para o RH, visam contribuir para uma gestão de pessoas capaz de gerar resultados.

Na formação de equipes de alta performance, eles são a bússola que colocarão o setor de recursos humanos na direção correta.

Sendo assim, a partir da construção, acompanhamento e análise desses indicadores, o trabalho do RH deixa de ser subjetivo e passa a ter objetivos claros.

Importante ressaltar que o sucesso das estratégias exige que pelo menos um indicador seja criado para cada esfera de atuação do RH.

E aí, pronto para iniciar sua jornada no mundo dos indicadores e colocar sua empresa na rota do sucesso? Então aproveite para aprender a calcular os indicadores de desempenho de sua equipe nesse artigo.

Quer ficar por dentro de todas as novidades em gestão estratégica de pessoas? Não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

5 Comments

  1. Fernando Lima 11 de November de 2022 at 10:33 - Reply

    Excelente!!!

    • Rafaela Pelisson 28 de November de 2022 at 09:56 - Reply

      Que maravilha, que bom que gostou!

  2. José António Davuca 17 de November de 2022 at 03:33 - Reply

    Gostei do artigo. Vou partilhar com os meus colegas.
    Jos]e

    • Rafaela Pelisson 28 de November de 2022 at 09:58 - Reply

      Que maravilha. Ficamos contentes que tenha gostado e auxiliado você!

      Obrigada por partilhar com outras pessoas :)

  3. José António Davuca 17 de November de 2022 at 03:34 - Reply

    Gostei do artigo. Vou partilhar com os meus colegas.
    José

Leave A Comment

Go to Top