Plano de Desenvolvimento individual: quais erros não cometer

Entenda nesse artigo como é possível criar um plano de desenvolvimento individual eficiente e se prepare para construir uma equipe de talentos com alta performance.

O plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta estratégica na formação de equipes de alta performance. Afinal, ela busca atender as necessidades de cada colaborador e se adapta a realidade deles.

Seu desenvolvimento, em geral, parte de uma avaliação de desempenho. Dessa forma, ao ser construído, o plano de desenvolvimento individual considerará os pontos de melhoria encontrados nessa avaliação.

Sua importância está exatamente no fato do plano de desenvolvimento individual contemplar as necessidades de seu colaborador, frente as expectativas da organização.

No entanto, para garantir que esse PDI seja eficiente e alcance os resultados esperados, é preciso atenção. Algumas vezes, é possível que por sua simplicidade, ele seja subestimado, e consequentemente, deixado de lado.

Por outro lado, superestimá-lo pode levar à liderança e os colaboradores a acreditarem que o simples fato de o construir é suficiente para o alcance dos objetivos.

No artigo de hoje queremos trazer para você alguns pontos de atenção referente ao plano de desenvolvimento individual. Com o intuito de tornar seu PDI uma ferramenta de transformação para sua equipe, vamos conversar sobre os principais erros cometidos na construção desse documento.

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe conosco o artigo!

Do que se trata o plano de desenvolvimento individual?

Certamente, o plano de desenvolvimento individual é uma das melhores ferramentas para contribuir com a gestão de desempenho de seus talentos. Sua versatilidade possibilita que ela desenvolva em seus talentos tanto habilidades técnicas quanto comportamentais.

Suas vantagens são diversas, já que ela contribui para que o colaborador desenvolva autoconhecimento, aprendizado contínuo e até se identifique melhor com seu cargo dentro da organização.

Além disso, o PDI ainda contribui para a retenção de talentos, melhoria do relacionamento entre liderança e liderados e aumento da produtividade.

Todos esses benefícios tornam o plano de desenvolvimento individual uma ferramenta indispensável na manutenção de uma cultura de aprendizado e melhoria contínuos.

No entanto, alguns erros podem impedir que ele apresente toda a eficácia que possui no desenvolvimento de seus talentos. São eles:

1- Deixar de utilizar tecnologia na construção e acompanhamento do PDI

Esse talvez seja o maior erro que sua empresa pode cometer. Apesar do plano de desenvolvimento individual ser uma ferramenta simples de ser construída, usar a tecnologia pode potencializar seus resultados.

Dessa forma, a contratação de um software de RH permitirá que o PDI seja integrado a outras ferramentas de gestão de desempenho, como avaliações, contrato de metas e programas de treinamento.

Inclusive, você sabia que a SER HCM conta com um módulo de Desempenho e Desenvolvimento que permite toda a construção e acompanhamento do plano de desenvolvimento individual de seus talentos? Além disso, ela permite a integração do PDI à avaliação de desempenho, ao feedback e até aos planos de cargos e salários de sua equipe.

Para conhecer essa e todas as outras funcionalidades dessa ferramenta, basta entrar em contato com a SER e solicitar uma demonstração.

2- Focar somente nas metas

Esse é um dos desafios para a liderança na construção do plano de desenvolvimento individual. Apesar de ser uma ferramenta que contribui para o alcance de metas, esse não é o foco do PDI.

Pelo contrário, o foco do plano de desenvolvimento individual precisa ser a carreira de seus talentos. Portanto, vincule o PDI de seu talento ao plano de carreira. Sobretudo, considere as habilidades que ele já possui e aquelas que precisa desenvolver para crescer profissionalmente.

Isso aumentará o engajamento de seus talentos e tornará o PDI mais eficiente.

3- Deixar de definir e cumprir prazos

O plano de desenvolvimento individual precisa ter prazos bem definidos. A definição desses prazos cria um senso de urgência em seus colaboradores, permitindo com isso que eles se empenhem nos objetivos propostos. Com isso você impede a procrastinação!

Inclusive, a procrastinação é uma das maiores vilãs da qualidade no trabalho. Afinal, quando os prazos se tornam apertados, as tarefas são feitas às pressas e com altos índices de erros.

Por outro lado, ter prazos determinados permite ainda que outras ações de desenvolvimento sejam cumpridas, como a avaliação de desempenho, só para exemplificar.

4- Fazer um plano de desenvolvimento coletivo

O plano de desenvolvimento individual precisa considerar os limites e potencialidades de cada colaborador. Portanto, ele deve ser personalizado às necessidades do seu talento.

Isso não impede que sua empresa tenha programas de treinamento e desenvolvimento coletivos. No entanto, quando se trata do PDI, sua eficiência está vinculada ao fato de cada colaborador ser único e ter necessidades específicas.

5- Não realizar o acompanhamento do PDI

Além da falta de prazo que leva à procrastinação, outro erro bastante grave é a falta de acompanhamento do plano de desenvolvimento individual de seus colaboradores.

Esse acompanhamento é primordial para garantir a orientação quanto a execução do plano. Ou seja, não basta estipular prazos e deixar para conferir os resultados ao final do prazo.

Algumas vezes seu plano de desenvolvimento individual irá requerer alterações e adaptações as novas realidades que surgem no ambiente organizacional. O monitoramento do plano feito com cadência permitirá maior eficiência no desenvolvimento da sua equipe.

Prepare sua liderança!

Em geral, quando o plano de desenvolvimento individual não surte os efeitos esperados, parte desse fracasso está ligada a falta de preparo da liderança.

Ter uma liderança inspiradora é primordial para garantir o engajamento de seus talentos nos programas de desenvolvimento da empresa. Além disso, é papel da liderança o acompanhamento, feedback e direcionamento da equipe na busca pelo cumprimento do plano.

Sendo assim, investir na liderança é um dos primeiros passos para garantir uma equipe de alta performance. Esse investimento inclui habilidades técnicas, relacionadas a área de atuação da gestão, e habilidades comportamentais inerentes ao papel da liderança.

Sobretudo habilidades como empatia, negociação, comunicação não violenta e inteligência emocional.

Concluindo

Em suma, observar cada um desses pontos permitirá que o plano de desenvolvimento individual de seus talentos, alcance os resultados desejados.

Sobretudo, a formação de equipe de alta performance, depende de uma gestão de desenvolvimento bem estruturada. E o plano de desenvolvimento individual é uma parte relevante dessa gestão.

Seus benefícios alcançam a organização e os profissionais, promovendo o alinhamento das necessidades de um lado, com as expectativas do outro.

Certamente, investir no desenvolvimento correto dessa ferramenta, contribuirá e muito, para o alcance do sucesso do seu negócio.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Assine nossa newsletter e receba semanalmente todas as novidades que nossa equipe tem para sua empresa.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar de perto todas as possibilidades que a SER pode oferecer para sua empresa!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top