Planejamento estratégico para RH

Entenda nesse artigo, o que leva o acompanhamento do planejamento estratégico de RH ser tão importante no seu sucesso.

Fazer gestão de pessoas exige do setor de recursos humanos uma postura de antecipação as questões relacionadas ao capital humano da organização.

Essa antecipação se faz necessária para que o RH possa tanto aproveitar oportunidades, como prever problemas e inovar em suas ações. Saímos de um mundo VUCA e caminhamos para um mundo conhecido como BANI, que reflete o ser humano e como ele se sente diante das mudanças que ocorrem no mundo.

  • Brittle – Frágil
  • Anxious – Ansioso
  • Non-linear – Não linear
  • Incomprehensible – Incompreensível

Essa fragilidade coloca em xeque todas as certezas que existem no mercado. A incerteza por sua vez, leva à ansiedade e ao senso de urgência quanto as questões que surgem dentro das organizações e no mundo.

Já a não linearidade tira o controle que antes existia, tornando as ações em gestão de pessoas menos rígidas e mais ágeis.

No entanto, essa agilidade nas ações e nas mudanças, colocam o setor de recursos humanos diante de um grande desafio: como construir um planejamento estratégico de RH eficiente, diante de tantas incertezas?

Parece impossível? Pode até parecer, mas não é.

Pelo contrário, será o planejamento estratégico de RH que permitirá que as ações do setor atendam à urgência e agilidade do mercado, para garantir o sucesso do negócio.

E isso acontecerá através do acompanhamento correto desse planejamento.

Quer entender como realizar um planejamento estratégico de RH capaz de se antecipar as questões do mundo BANI e garantir os resultados de sua equipe? Então esse artigo é para você.

Acompanhe com a gente.

O desafio do planejamento

Certamente, as mudanças do mundo tornam desafiador realizar um planejamento estratégico para RH eficiente. E isso se deve ao fato da forma como víamos o planejamento estratégico até pouco tempo atrás.

Dentro das organizações, o planejamento estratégico sempre foi escalonado a quatro ou cinco anos. E o planejamento estratégico de RH sempre acompanhou esse escalonamento.

No entanto, diante de tantas mudança e incertezas, isso deixou de fazer sentido.

A partir de então, o que passa a ser eficiente dentro das ações do setor de recursos humanos, é um planejamento estratégico de RH mais curto e flexível. Esse novo planejamento estratégico, exige do setor de recursos humanos um olhar mais próximo das pessoas e mais atento as necessidades e mudanças do mundo.

Daí a necessidade de um acompanhamento contínuo.

Quando a tecnologia vence o desafio…

Calma.

Falando dessa forma a impressão que se tem é que esse acompanhamento contínuo exigirá um esforço muito maior do setor de recursos humanos. O que não é verdade.

Se as mudanças do mundo exigem adaptações constantes em todos os processos do RH, a tecnologia tem acompanhado de perto essas adaptações. E isso de maneira rápida e eficiente.

Sendo assim, a melhor alternativa para o acompanhamento eficiente do planejamento estratégico de RH é através da contratação de um bom software de RH.

 Nesse sentido, nossa dica é que você conheça a SER HCM, a solução para gestão estratégica de pessoas. Com mais de 30 anos de mercado, a SER trouxe para essa ferramenta, toda sua experiência em gestão de pessoas, unida a mais alta
tecnologia e atendimento  high touch.

O que torna a SER HCM única? Seu DNA de transformar profissionais em talentos exponenciais. Além disso, seus módulos são integrados, permitindo que o planejamento estratégico de RH utilize os dados de módulos como Desempenho e Desenvolvimento, para uma análise mais assertiva das ações do RH.

Essa integração de dados garante maior eficiência tanto no planejamento, como no acompanhamento das ações estratégicas.

E conhecer essa ferramenta é muito simples. Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Para que serve mesmo um planejamento estratégico de RH?

O planejamento estratégico de RH tem a responsabilidade de preparar as pessoas para o alcance dos resultados propostos no planejamento estratégico da empresa. Daí a necessidade de cada ação do RH estar alinhada aos objetivos do negócio.

Suas vantagens são inúmeras e podemos citar como as principais:

  • Melhor eficiência na utilização dos recursos que a empresa possui;
  • Facilidade de atuação da equipe de recursos humanos, focando suas ações nos objetivos da empresa;
  • Fomentar uma cultura de desenvolvimento organizacional, melhoria contínua e aprendizado;
  • Incentivo à criatividade e inovação;
  • Aumento no nível de satisfação dos colaboradores e desenvolvimento de senso de pertencimento à um modelo de gestão organizado.

São diversas vantagens que tornam o planejamento estratégico de RH uma ferramenta importante na construção de um negócio sólido, lucrativo e forte.

Atenção em cada etapa

Certamente, o acompanhamento do planejamento estratégico de RH da sua empresa, exige que o setor empenhe atenção em cada etapa de seu desenvolvimento.

Dessa forma, é muito importante não ignorar cada uma dessas etapas. São elas:

1 – Identificação de necessidades

2 – Conhecimento de pontos fortes e fracos

3 – Definição de metas

4 – Construção do plano de ação

Cada uma dessas etapas deve ter como foco o desenvolvimento das pessoas. Dessa forma, cada ação deve evidenciar a preocupação da empresa com o reconhecimento e valorização de seus talentos. Afinal, os objetivos são alcançados através das pessoas e mantê-las motivadas e engajadas é primordial para que isso aconteça.

Acompanhe de perto cada etapa

Finalmente, o ponto central desse artigo: o acompanhamento do seu planejamento estratégico de RH.

Quando falamos de um mundo BANI, falamos das mudanças que esse mundo vem sofrendo, dia a dia. E falamos principalmente da forma como as pessoas são afetadas por essas mudanças.

Portanto, se o papel do RH é garantir que os resultados da empresa sejam alcançados através das pessoas, acompanhar as mudanças do mercado e do mundo é um verdadeiro desafio.

Daí a necessidade de realizar o acompanhamento constante do seu planejamento estratégico de RH.

Entretanto, é muito comum que o acompanhamento de um plano de ação seja feito em períodos longos. Em geral, a análise de resultados é feita semestralmente ou até anualmente em algumas empresas.

No entanto, o ideal é que em períodos mais curtos, tanto o cenário externo, quanto o cenário interno sejam reavaliados. Esse acompanhamento é primordial para garantir que as ações propostas pelo planejamento estratégico de RH estejam preparadas para atender as demandas do mercado, da empresa e das pessoas.

Um bom exemplo dessa necessidade foi o lockdown sofrido pelo mundo no início de 2020. Possivelmente, inúmeras empresas em seus planejamentos estratégicos de RH, consideraram treinamentos e dinâmicas presenciais que precisaram ser adiadas ou até canceladas, pela imposição de isolamento social.

Outro ponto que sempre deve ser considerado, são as mudanças econômicas e financeiras que ocorrem no mundo, que podem afetar o negócio. Estar atento a essas mudanças permite que o RH recalcule a rota e até os investimentos, para garantir a sustentabilidade do negócio.

Concluindo

Em suma, o planejamento estratégico de RH é uma das rotinas mais importantes para a gestão estratégica de pessoas. Através dele é possível preparar seus talentos para atenderem os desafios do negócio e alcançarem resultados exponenciais.

No entanto, como apontamos, tão importante quanto elaborar um planejamento, é acompanhar suas ações e garantir que elas estejam alinhadas as mudanças do mercado.

Ações alinhadas aos cenários interno e externo do negócio, tendem a apresentar resultados mais efetivos. Esse alinhamento exige pensamento inovador, criatividade e flexibilidade de sua equipe de RH.

Dessa forma, aproveite para investir no desenvolvimento da sua equipe de RH e torná-los parceiros na formação de uma equipe de alta performance.

Gostou das nossas dicas? Que tal ficar por dentro de todas as novidades que a SER tem para sua gestão estratégica de pessoas? É muito fácil. Basta assinar nossa neswletter e toda semana você recebe nossos conteúdos direto na sua caixa de e-mails.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e conhecer melhor nosso trabalho.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top